Amorphis e Children of Bodom: dupla invasão Finlandesa
Resenha - Amorphis e Children of Bodom (Via Funchal, São Paulo, 12/09/2009)
Por Thiago Fuganti
Postado em 22 de setembro de 2009
Após uma "pausa" no inverno, em que os shows internacionais reduziram no Brasil (causado talvez pelos festivais de verão no hemisfério norte), eis que uma nova sequência de bandas está programada para tocar no país neste segundo semestre, a exemplo do que ocorreu na primeira metade do ano.
Fotos: Roberta Forster
No sábado, 12/09, coube aos Finlandeses das bandas Amorphis e Children of Bodom iniciar esta nova "temporada" de shows.
Quem chegou ao Via Funchal antes das 22h00 deve ter estranhado a aparente ausência do público - parecia que o show seria vazio -, e ao adentrar a casa, pelo menos em parte a impressão continuou, pois a pista estava lotada apenas da metade para frente, deixando um bom espaço para andar no meio do público na parte de trás.
Amorphis
Às 22h, a som de uma rápida intro, os músicos do Amorphis entram em cena tocando "Leaves Scar", do ábum "Eclipse", de 2006, primeiro álbum com o excelente vocalista Tomi Joutsen. As próximas foram "Towards and Against" e "On Rich And Poor". A banda estava muito a vontade, e o destaque foi para Tomi Joutsen, que dominou o palco todo, agitando muito e tendo uma ótima interação com o público, que pelo contrário, não estava correspondendo a altura, mostrando-se muito parado durante boa parte do show,. A impressão foi de que a maioria estava ali por causa do Children of Bodom, e que não conheciam muito o som do Amorphis.
"Sampoo" foi a primeira do último CD, o ótimo "Skyforger", seguida por "The Smoke". Tomi então anuncia uma antiga e tocam "The Castaway", do clássico album de 1994, "Tales From the Thousand Lakes"
O som do grupo é um tanto quanto difícil de classificar, pois passeia entre o Death e o Progressivo, norteados por um forte clima Folk, e as músicas ao vivo ficam ainda melhores e mais pesadas. "Against Widows", "Alone" e "Silver Bride" deram continuidade ao ótimo porém curto show. A mágica "My kantele", "House of Sleep" e o clássico absoluto "Black Winter Day " encerraram esta primeira passagem da banda pelo Brasil.
O set list foi equilibrado, porém deixaram de fora músicas dos álbuns 'Tuonela" e "The Karellian Isthmus" e o único revez foi uma banda com o porte e história do Amorphis vir como banda de abertura, pois com certeza mereceria um show próprio, para o público próprio.
Children of Bodom
A bandeira com os dizeres "COBHC" no fundo do palco e os gritos de "OLÊ OLÊ OLÊ OLÊ, BODOM, BODOM" denunciava o início do show do Children of Bodom. A entrada foi triunfal e o público respondeu à altura. "Sixpounder", faixa do álbum "Hate Crew Deathroll", foi a encarregada de abrir o show.
A banda toda agita muito e o som - um misto de death com metal melódico e vocais berrados - é muito pesado ao vivo."Living Dead Beat", "Hellhounds On My Trail" e a primeiras das antigas, "Silent Night, Bodom Night" foram as próximas, tocadas com perfeição. O público estava ganho, e Alexi agradeceu, falando sobre a satisfação de voltar a São Paulo. O frontman foi um show a parte, agitando muito e falando mais ainda nos intervalos das músicas.
A pesadíssima "Hate Me!", do álbum "Follow The Reaper" fez o público agitar ainda mais, e "Needled 24/7", "Lake Bodom" e "Bodom After Midnight" continuaram o massacre. Alexi entao anuncia a faixa título do último álbum, "Blooddrunk", de 2009.
"Follow The Reaper" e a singular "Angels Don't Kill" cointinuaram o show e a sequência de músicas tocadas a seguir foi de arrepiar: "In Your Face", "Children Of Decadence" e "Bodom Beach Terror". A encarregada de fechar a noite antes do Bis foi "Downfall".
Alguns minutos depois, as "Crianças de Bodom" voltam ao palco e dão o tiro de misericordia com "Bed Of Razors" e "Hate Crew Deathroll". Esta última com maciça participação do público no refrão.
O Children of Bodom fez um ótimo show e mesmo sendo uma banda relativamente nova (seu primeiro álbum é de 1997) já agregou um público fanático, e com certeza crescerá ainda mais na cena.
Amorphis
01 - Skyforger Intro
02 - Leaves Scar
03 - Towards and Against
04 - On Rich And Poor
05 - Sampoo
06 - The Smoke
07 - The Castaway
08 - Against Widows
09 - Alone
10 - Silver Bride
11 - My Kantele
12 - House Of Sleep
13 - Black Winter Day
Children of Bodom
01 - Sixpounder
02 - Living Dead Beat
03 - Hellhounds On My Trail
04 - Silent Night, Bodom Night
05 - Hate Me!
06 - Needled 24/7
07 - Lake Bodom
08 - Bodom After Midnight
09 - Blooddrunk
10 - Follow The Reaper
11 - Angels Don't Kill
12 - In Your Face
13 - Children Of Decadence
14 - Bodom Beach Terror
15 - Downfall
Bis:
16 - Bed Of Razors
17 - Hate Crew Deathroll















Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Rod Smallwood desconversa ao ser perguntado sobre planos futuros do Iron Maiden
Por que Metallica precisou ser polêmico após o "Black Album", segundo Scott Ian do Anthrax
A música do Metallica que desencadeou a batalha contra o Napster
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
A arte da capa de álbum do Iron Maiden com suposta figura de Paul Di' Anno escondida
Heavy Metal: 25 bandas que fizeram o gênero ser o que é
Postura: 12 coisas que você nunca deve dizer a um músico

Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Vocalista do Amorphis diz que dedicar quase tudo à banda pode compensar
Amorphis traz turnê Bordeland ao Brasil em outubro; confira datas, cidades e mais informações
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



