Sodom: Show absolutamente memorável e brutal em Campinas
Resenha - Sodom (Hammer Rock Bar, Campinas, 12/09/2008)
Por Glauco Silva
Postado em 14 de outubro de 2008
E mais uma vez o interior paulista mostrou toda sua força, comparecendo em peso (com o perdão do trocadilho) ao Hammer para presenciar o cataclisma por um dos 3 pilares do thrash teutônico made in Germania: o Sodom.
Fotos: Sallua de Moura
Pro esquenta, primeiro entra o Bloody aqui da região. O quarteto promovia seu segundo álbum, recém-lançado, e o público já tava se amontoando - vale louvar esse apoio do pessoal às bandas de abertura. Não gostava do som dos caras até poucos meses atrás, mas o nível de maturidade que suas composições alcançaram apagou totalmente a imagem negativa. Baseando seu set em músicas deste novo trabalho, algumas do debut e um cover do Destruction, foram muito bem recebidos pelos thrashers.
Os paulistanos do Andralls seguiram a sessão mói-pescoço, e fiquei BEM impressionado com o show dos caras… muita gente comentou comigo que não gostava do som da banda, e vendo a quebradeira que promovem ao vivo não dá pra entender o por quê disso. O trio fez um set avassalador, tocando estricnados e, evidente, contagiando a turba que se apertava cada vez mais na panela de pressão que a casa já estava se tornando. Excelente show, a bola não caiu nem mesmo após uma corda do guita/vocal Alex estourar.
Após um intervalo razoável pra ajuste de equipo, eis que por fim Tom Angelripper, Bernemann e Bobby Schottkowski adentram a arena. O que se seguiu foi uma catarse de mosh que não assistia há um bom tempo: o set list foi ótimo, combinando poucos sons mais recentes e as pauladas que os transformaram em heróis de gerações barulhentas… recentemente, acho que só em shows pequenos de crossover vi tanta pancadaria na audiência - no bom sentido, claro.
Fala aí os clássicos da banda - quase tudo foi executado: "Obsessed By Cruelty", "Ausgebombt", "Outbreak Of Evil", "M-16", uma tocante homenagem ao ex-batera Witchhammer (que havia falecido há poucos dias) em "Remember The Fallen", o torpedo "Agent Orange", parte da história do thrash foi revivida no Hammer… Dada a simpatia do trio, fica até difícil acreditar que a turma do Angelripper teve aqueles desentendimentos com o Sepultura, na notória tour européia de lançamento do "Beneath the Remains". A banda sofria com o calor, mas não deixou o pique baixar sequer um segundo.
Foi definitivamente um dos melhores shows que assisti esse ano, com uma energia impressionante fluindo entre o palco e a área de guerra à frente deste. Como alguns comentaram: pode ter faltado "Nuclear Winter" e "Tired And Red", mas a versão pungente que fizeram pra "Ace Of Spades" (e os tubos de gelol pro pescoço no dia seguinte ) compensou mesmo as pequenas falhas no mic de vocal, que ocorreram mais no fim do show.
Absolutamente memorável e brutal, que voltem com mais freqüência pra terras tupiniquins!








Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Peter Criss e Bob Ezrin contestam declarações recentes de Gene Simmons
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti


Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
Guitarrista questiona hiato do Sodom; "Acho que isso é um desperdício"
Ex-roadie do Sepultura relembra retaliação ao Sodom e "greve de banho"
Decibel Magazine publica sua lista dos melhores álbuns de 2025
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente


