Matérias Mais Lidas

R.I.P.: lista de músicos do rock e metal falecidos nos últimos 40 dias impressionaR.I.P.
Lista de músicos do rock e metal falecidos nos últimos 40 dias impressiona

Slipknot: vídeo de 2005 previu a morte de Paul Gray e Joey Jordison?Slipknot
Vídeo de 2005 "previu" a morte de Paul Gray e Joey Jordison?

Joey Jordison: esposa de Corey Taylor se pronuncia sobre morte do bateristaJoey Jordison
Esposa de Corey Taylor se pronuncia sobre morte do baterista

ZZ Top: quais eram os problemas de saúde de Dusty Hill, segundo Billy GibbonsZZ Top
Quais eram os problemas de saúde de Dusty Hill, segundo Billy Gibbons

Doutrinador: Bruce usa camiseta de anti-herói brasileiro para falar sobre novo álbumDoutrinador
Bruce usa camiseta de anti-herói brasileiro para falar sobre novo álbum

ZZ Top: baixista substituto só está barbudo por causa da pandemia, conta GibbonsZZ Top
Baixista substituto só está barbudo por causa da pandemia, conta Gibbons

Iron Maiden: em vídeo, Bruce zoa sobre novo álbum chamar-se Belshazzar's FeastIron Maiden
Em vídeo, Bruce zoa sobre novo álbum chamar-se "Belshazzar's Feast"

Iron Maiden: Eles detonaram muitas bandas, diz Garry Pepperd, guitarrista do JaguarIron Maiden
"Eles detonaram muitas bandas", diz Garry Pepperd, guitarrista do Jaguar

Corey Taylor: Não podíamos trabalhar junto com JordisonCorey Taylor
Não podíamos trabalhar junto com Jordison

Joey Jordison: Amigos criticam site por divulgar ligação que ex-parceira fez para o 911Joey Jordison
Amigos criticam site por divulgar ligação que ex-parceira fez para o 911

Metallica: todos os álbuns da banda, do pior para o melhor, segundo o Ruthless MetalMetallica
Todos os álbuns da banda, do pior para o melhor, segundo o Ruthless Metal

Slipknot: bateria isolada de Psychosocial mostra criatividade e talento de JordisonSlipknot
Bateria isolada de "Psychosocial" mostra criatividade e talento de Jordison

ZZ Top: TV alemã libera show que tornou os texanos famosos na EuropaZZ Top
TV alemã libera show que tornou os texanos famosos na Europa

Slipknot: com vídeo emocionante, banda se pronuncia sobre morte de Joey JordisonSlipknot
Com vídeo emocionante, banda se pronuncia sobre morte de Joey Jordison

Ozzy Osbourne: veja a reação dele ao ouvir solo isolado de Randy Rhoads em Crazy TrainOzzy Osbourne
Veja a reação dele ao ouvir solo isolado de Randy Rhoads em "Crazy Train"


Stamp

Helloween: Este coelho não saiu fácil mesmo da sua cartola

Resenha - Helloween (Canecão, Rio de Janeiro, 16/09/2003)

Por Rafael Carnovale
Em 16/09/03

Fotos do show por Henrique Pacheco
Fotos da tarde de autógrafos por Rafael Carnovale

Este coelho não saiu fácil mesmo. Com a saída de Roland Grapow e de Uli Kusch do Helloween, e o anúncio de seus substitutos, Sascha Gerstner e Stephan Swarzmann (no lugar de Mark Cross, indicado inicialmente), o Helloween deu início ao seu re-começo (mais uma vez) com o CD "Rabbit Don’t Come Easy", que se não é a oitava maravilha do mundo, dá continuidade à carreira da banda com dignidade. Deu-se início a uma guerra verbal entre Grapow e Deris/Weikath através da imprensa... mas o tempo acabou dissipando toda essa diarréia verbal e vieram os shows. E o Brasil seria uma das primeiras paradas da "Rabbits on Tour 2003", aonde poderíamos conferir o poder de fogo do novo material e a performance dos novos membros.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após um bom, porém tumultuado (nos bastidores), show em São Paulo, a banda chegou ao Rio de Janeiro para sua terceira aparição na cidade maravilhosa. O show já começou às 18 horas numa agitada e concorrida tarde de autógrafos na Hard and Heavy do Flamengo. 200 fãs nervosos e ansiosos esperavam pela banda, que veio sem seu vocalista Andi Deris, pois o mesmo alegou que precisava "descansar a voz" no hotel. Os fãs foram ao delírio quando Weike, Markus, Sascha e Stephan adentraram a galeria e a loja, trazendo desde CD’s até guitarras e violões. A banda só dispunha de uma hora para atender os fãs, o que forçou que a tarde corresse com certa pressa, mas no final, todos foram atendidos e os alemães saíram muito satisfeitos deste evento (Markus confidenciaria que nunca tinha visto tamanha euforia em qualquer tarde de autógrafos que eles tenham feito na Europa).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No Canecão a ansiedade aumentava a cada instante. Apesar do público não ser dos maiores (cerca de 1600) pessoas, a empolgação era altíssima. A promessa de um "set" baseado em músicas antigas e clássicos deixava a multidão nervosa. Os shows em POA e São Paulo já tinham mostrado que o "set" seria matador e isso se comprovou quando às 22 horas as cortinas se abriram e a banda entrou com tudo despejando "Starlight" do EP de 1985, com um pano de fundo simples e um bom jogo de luz e fumaça. Apesar de alguns fãs literalmente desconheceram a música, boa parte nem acreditava no que estava ouvindo. "Murderer" veio em seguida com um som embolado e extremamente alto. A acústica da casa não ajudava muito e o som só viria a melhorar bem depois. Andi Deris aproveita para minimizar a confusão que se formara pelo fato de estar ocorrendo no mesmo dia o show do Deep Purple no ATL HALL dizendo que se dependesse deles eles tocariam com prazer com o Purple, e agradeceu, emocionado aos fãs que aplaudiram e gritaram o seu nome, antes de despejar que a próxima música viria do cd "Keeper of the Seven Keys", sendo a música de mesmo nome, o que aumentou a já intensa emoção dos presentes. A despeito da performance de Andi, pode-se afirmar que o mesmo levou com muita garra as vocalizações de Kai Hansen e Michael Kiske, embora a banda tenha diminuído "Keeper" em um tom.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Continuando o massacre sonoro a banda despeja "Future World" (aonde Sascha não fez o longo solo que Kai Hansen criou e Roland Grapow continuou) e "Eagle Fly Free" (aonde Deris forçou bem os agudos no refrão, saindo-se razoavelmente bem). Uma pausa para o descanso veio com "Hey Lord" (aonde os bumbos de Sascha apresentavam uma iluminação vermelha quando eram usados) e a balada "Forever and One", cantada em uníssono pelo público.

Andi aproveita e anuncia que agora iriam tocar uma música do novo cd escrita pelo "homem mais alto da banda (Sascha)" e levam "Open Your Life" que ao vivo ficou muito mais pesada, sendo acompanhada pelo público. Deris emenda com "Are You Ready for Dr. Stein?" e a banda já manda um de seus clássicos, aonde o vocal de Andi falhou algumas vezes, mas deu conta do recado, apesar de ter errado a letra devido a uma crise de riso, provocada por Weike, que começou a saltar feito um maluco na frente de Andi. "If I Could Fly" viria em seguida e esfriaria os ânimos, seguida de um mini-solo de Stephan e "Back Against the Wall", que novamente ficou muito mais pesada que sua versão de estúdio.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Neste momento Deris vira-se para o público e anuncia que era a hora de dividir o público em 2 partes para ver quem cantava mais alto e a banda manda o seu maior sucesso na era Deris, "Power", seguida por uma música de "Master of the Rings" que o público adorou, "Sole Survivor", e emendando com "I Can". O "set" oficial encerraria com outra música de "Master of the Rings", que o público adoraria novamente, "Where the Rain Grows" (aonde Sascha fez os backings de Grapow usando efeitos na voz).

Era uma boa hora para aproveitar e analisar como está este novo Helloween. Markus continua o mesmo agitador de sempre, indo de um lado ao outro do palco, enquanto que Weike ainda é um guitarrista paradão, mesmo que neste show ele tenha se mostrado mais comunicativo e agitador. Sascha ainda parece sentir o peso de ser membro do Helloween, mas tecnicamente é um bom guitarrista. Muitas vezes ele ia solar junto de Weike e vice-versa. Stephan já tem história como baterista e apesar de um ou outro erro (quando Weike olhou para ele esperando o começo da música) ele se mostra um bom substituto. Deris ainda tem um vocal limitado, mas cada vez mais mostra-se muito cuidadoso em encaixar sua voz de modo a não vacilar nas músicas antigas e no seu material. Uma banda que com mais alguns shows vai estar tinindo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Voltando ao show, Sascha e Stephan voltam para uma mini "jam", aonde Sascha empunha uma guitarra-cítara, logo trocada por uma de 7 cordas para levarem outra música do novo cd, "Sum 4 the World", que com sua levada cadenciada, saiu-se muito bem, embora muitos esperassem "Just a Little Sign", que vinha sendo tocada nesta seqüência. "How Many Tears", como de costume, fecha o show, com um solo bem descontraído de Weikath e Sascha no meio da música, totalizando duas horas de heavy metal.

Tecnicamente o show foi bom, mesmo com a péssima acústica do Canecão e as emboladas que ocorreram direto, além de um chiado irritante que predominou por boa parte do mesmo. O Helloween segue tendo um show bem forte e surpreendeu por trazer um "set" bem trabalhado e diversificado. Se continuar assim, ainda ouviremos "Happy Happy Helloween" por muito tempo. Agora, quem teve a maldita idéia de colocar os dois shows (Helloween e Deep Purple) no mesmo dia?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Agradecimentos:
Hard and Heavy (Alexandre, Paulo e Folena)
Rock Brigade/Laser Company

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Pentral
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Michael Kiske: ficar quase 25 anos fora do Helloween foi muito bom pra mimMichael Kiske
"ficar quase 25 anos fora do Helloween foi muito bom pra mim"

Helloween: agora você pode ter a arte do álbum Helloween na sua casaHelloween
Agora você pode ter a arte do álbum "Helloween" na sua casa

Helloween: provável disco do ano torna um sonho realidadeHelloween
Provável disco do ano torna um sonho realidade

Helloween: Andi Deris revela seus álbuns favoritos do MetallicaHelloween
Andi Deris revela seus álbuns favoritos do Metallica

Helloween: Deris explica acertos e diferenças de Master of the Rings e Time of the OathHelloween
Deris explica acertos e diferenças de Master of the Rings e Time of the Oath

Metal: 21 grandes músicas lançadas no primeiro semestre de 2021Metal
21 grandes músicas lançadas no primeiro semestre de 2021

Helloween: Andi Deris fala sobre fé, superpoderes e cantar no KissHelloween
Andi Deris fala sobre fé, superpoderes e cantar no Kiss

2003: grandes álbuns de heavy metal lançados em um ano repleto de grandes lançamentos2003
Grandes álbuns de heavy metal lançados em um ano repleto de grandes lançamentos

1991: grandes álbuns de heavy metal lançados no ano marcado pelo grunge1991
Grandes álbuns de heavy metal lançados no ano marcado pelo grunge

Eduardo Dutra Maia: Impressões finais do novo CD do Helloween (vídeo)

Helloween: álbum autointitulado conquista primeiro lugar nas paradas alemãsHelloween
álbum autointitulado conquista primeiro lugar nas paradas alemãs

Helloween: Andi Deris explica a letra de Fear of the FallenHelloween
Andi Deris explica a letra de "Fear of the Fallen"

Iron Maiden: Michael Kiske conta se teria substituído Bruce Dickinson em 1992Iron Maiden
Michael Kiske conta se teria substituído Bruce Dickinson em 1992

Helloween: a música do novo álbum que foi diretamente inspirada por Dr. SteinHelloween
A música do novo álbum que foi diretamente inspirada por "Dr. Stein"

Helloween: Weikath fez as pazes com Andre Matos, que os achava escrotos e arrogantesHelloween
Weikath fez as pazes com Andre Matos, que os achava "escrotos e arrogantes"


Michael Kiske: eu era a pedra no sapato de Andi Deris e vice-versaMichael Kiske
"eu era a pedra no sapato de Andi Deris e vice-versa"

Vocalistas: os menos conhecidos de bandas famosasVocalistas
Os menos conhecidos de bandas famosas

Helloween: a banda que não soube ser grandeHelloween
A banda que não soube ser grande


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale.