Iron Maiden: A Donzela de Ferro passou novamente por Portugal
Resenha - Iron Maiden (Pavilhão Atlântico, Lisboa, 09/07/2003)
Por Pinhead (Metal Open Mind)
Postado em 09 de julho de 2003
Material reproduzido com permissão
Fonte: Metal Open Mind (www.metalopenmind.com)
E a Donzela de Ferro passou novamente por Portugal, desta vez, para apresentar-nos um show da GIVE ME ED... TIL I'M DEAD TOUR 2003, e já nos deixou com saudades.
Antes de mais, vou ser breve e conciso quanto à banda de abertura, Stray. Trata-se de um perfeito exemplo de uma banda com quase 40 anos de carreira mas que nunca conseguiu atingir o estrelato, com um repertório repetitivo e extremamente datado. O som também não ajudou em nada, desde o começo do show sem o PA, passando pelos contínuos feedbacks e o som de guitarra extremamente irritante de Del Bromham. o único destaque ficou para o tema setentista que encerrou a participação da banda, "All In Your Mind", mais conhecida nos dias de hoje justamente pela versão cover criada pelo Iron Maiden alguns anos atrás. Sendo o trabalho de uma banda de abertura aquecer o público para a atração principal, o Stray deixou bastante a desejar.
Mas vamos ao que interessa.
22h00 em ponto, mantendo a tradição da pontualidade britânica, eis que os ícones do Heavy Metal dão as boas vindas a um Pavilhão Atlântico praticamente lotado, com nada menos que "The Number of The Beast" seguido imediatamente por "The Trooper"! Com um início deste calibre, não foi preciso mais para que o imenso público pudesse perceber a noite que se avizinhava.
Com muitas surpresas na escolha das músicas do setlist, o sexteto de Londres mostrou uma energia exemplar (afinal os "rapazes" já ultrapassaram os 40 anos a algum tempo) e a perfeição na execução continua a mesma com que acostumaram os fãs ao longo da sua extensa carreira.
Foi um deleite poder ouvir temas como "Revelations", "Heaven Can Wait" ou "22 Acacia Avenue", pouco habituais no setlist do Iron Maiden.
Lisboa foi presenteada também com o tema "Wildest Dreams", do novo trabalho, "Dance of Death", que será lançado em Setembro. Se o restante do álbum seguir a mesma linha, temos um novo clássico do Iron Maiden na forja. Excelente tema.
Houve tempo também para um puxão de orelhas de Bruce Dickinson ao pessoal do "mosh" demasiado excitado que se jogava pra cima das pessoas nas filas da frente. Com um discurso repleto de "fuckings", Bruce arrancou aplausos de todo o Pavilhão Atlântico.
O palco foi um dos pontos altos do espectáculo. Como o nome da tour indica (GIVE ME ED... TIL I'M DEAD TOUR) o protagonista principal foi ele mesmo, o velho e bom Eddie em todas as suas versões. Toda a extensão do palco estava repleta de desenhos das várias encarnações de Eddie, complementados por um painel gigantesco na parte de trás do palco que apresentava imagens de Eddie de acordo com as músicas interpretadas no momento.
"Heaven Can Wait" foi escolhida para o já habitual grupo de fãs subir ao palco e cantar.
Não posso deixar de comentar o espetáculo à parte que foi o público presente, sempre cantando e participando e em alguns momentos mesmo cobrindo por completo o som da banda com coros em uníssono. Se o Heavy Metal está morrendo, certamente alguém esqueceu de avisar a muita gente. E não se engane quem pensa que a faixa etária dominante do público presente era acima dos 30 anos, porque estão redondamente enganados.
A banda encerrou o concerto com "Iron Maiden", e como é obvio, após os ensurcededores pedidos, retornaram com um encore de "Bring Your Daughter To The Slaughter", "2 Minutes To Midnight", e fecharam com "Run to the Hills" as duas horas de show que mais pareceram trinta minutos. O público ainda insistiu, mas já não havia mais nada para ninguém. As luzes do pavilhão se acenderam e uma gravação da famosa "Always Look On The Bright Side Of Life" do Monty Python, interpretada por Bruce Dickinson, embalou o pessoal para fora do Pavilhão Atlantico.
Setlist:
The Number of The Beast
The Trooper
Die With Your Boots On
Revelations
Hallowed Be Thy Name
22 Acacia Avenue
Wildest Dreams
The Wicker Man
Brave New World
The Clansman
The Clarvoyant
Heaven Can Wait
Fear Of The Dark
Iron Maiden
Bring Your Daughter To The Slaughter
2 Minutes To Midnight
Run To The Hills
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
James Hetfield beija a noiva Adriana Gillett durante jogo do Las Vegas Raiders
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
Cópia de vinil raríssimo do Led Zeppelin aparece em programa de TV no Reino Unido
Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
"Human", do Death, foi uma vingança a dois ex-integrantes da banda
O álbum do Bon Jovi que quase se chamou "Guns N' Roses"
O álbum que o Van Halen gravou de forma ilegal; "Eu me esgueirei até a casa do Ed"
Filho de George Harrison recorda como descobriu que seu pai era um beatle
A banda dos anos 90 que Ricardo Confessori considera a melhor da história do rock nacional

Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Steve Harris colocou Nicko McBrain em "enrascada" na primeira tour do baterista com o Iron Maiden
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Nicko McBrain gostaria de ser enterrado no caixão "mais estranho do mundo"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O videoclipe que Bruce Dickinson produziu para uma banda glam/punk britânica
Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



