Saxon: Um dos principais expoentes da NWOBHM em SP
Resenha - Saxon (Directv Music Hall, São Paulo, 17/05/2002)
Por Carol Oliveira e Patrícia De Pierro
Postado em 17 de maio de 2002
O Saxon é, sem sobra de dúvidas, um dos principais expoentes da New Wave of British Heavy Metal, ou simplesmente NWOBHM. A banda, formada na década de 70 em Yorkshire - Inglaterra, sob o nome do Son Of A Bitch, depois trocado para Saxon, já se apresentou no Brasil em 1991, 1997 e em 1998 na última edição do Monster Of Rock.
Os mais de vinte anos de carreira e vinte e dois álbuns lançados com clássicos inesquecíveis como "Crusader", "747" e "Heavy Metal Thunder" já são motivos suficientes para lotar qualquer lugar, e na noite da última sexta-feira (17/05) no Directv Music Hall em São Paulo não foi diferente.
O Show de abertura ficou por conta da banda paulista Liar Symphony, que com músicas de seus dois álbuns "Affair of Honour" e "The Symphony Goes On" cumpriu muito bem a missão de esquentar a galera para o grande show da noite.
Depois de uma espera de quase trinta minutos, os ingleses do Saxon finalmente subiram ao palco abrindo o show com a faixa-título do novo Cd "Kiling Ground" seguida do clássico "Dallas 1 PM" e "Court of the Crimson King", cover de King Crimson.
O Baixista Nibbis Carter é, de longe, o cara mais divertido e alegre em cima do palco. Ele pulava de um lado ao outro rindo, fazendo caretas e empolgando a galera. Já o excelente baterista Fritz Randow deu um show de técnica com um solo que transformou o seu instrumento num dos principais destaques da noite.
A banda acertou em cheio na escolha do repertório, a união de clássicos com músicas novas resultou em duas horas e meia de puro heavy metal, que deixou o público extasiado. "Dogs of War", "Metal Head", "Dragon’s Liar" e "Broken Heroes" foram cantadas em coro pelo público brasileiro, que mais uma vez provou ser um dos mais animados do mundo, impressionando até mesmo a própria banda.
E por falar em impressionar, Biff Byford deu um show à parte. O carisma e simpatia do cara somados à energia e vitalidade, surpreendentes para um "senhor" de mais de cinqüenta anos, garantiram momentos únicos naquela noite. Especialmente quando Biff rasgou o set list mostrando que o show, que parecia estar chegando ao fim, na verdade estava apenas começando.
Quem estava assistindo à um show do Saxon pela primeira vez, provavelmente se preparava para deixar a casa quando ao ouvir mais alguns acordes saindo das guitarras de Paul Quinn e Doug Scarratt teve que voltar correndo para garantir novamente seu lugar. Já o público mais antigo esperou imóvel pelo interminável Bis, que já se tornou uma tradição nas apresentações da banda, garantido um dos melhores momentos do show.
Foram três bis onde os caras tocaram simplesmente tudo que o público esperava ouvir, "Motorcycle Man", "Solid Ball of Rock", "Coming Home", "Denim And Leather" e para fechar muito bem a noite "Wheels Of Steel".
Foi um show perfeito e contagiante! Enfim, tudo o que já era de se esperar de uma banda como o Saxon!!!
Setlist:
Killing Ground
Dallas 1PM
Court of the Crimson King
Dogs of War
Metalhead
747 (Strangers In The Night)
The Thin Red Line
Dragon's Lair
Strong Arm of the Law
Backs To The Wall
The Eagle Has Landed
Conquistador / Drum Solo
Heavy Metal Thunder / Conquistador (cont.)
Broken Heroes
Never Surrender
Power And The Glory
Princess of the Night
Bis 1:
20,000 Ft.
Solid Ball of Rock
Crusader
Bis 2:
Motorcycle Man
And The Bands Played On
Coming Home
Denim And Leather
Wheels of Steel
Mais fotos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps