RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A banda que Jimi Hendrix disse que ninguém poderia criticar; "Eles são demais"

As músicas preferidas de David Bowie, conforme escrito pelo próprio

Por que Humberto Gessinger foi jogado num camburão após ser confundido com Jesus?

Gene Simmons usa Ozzy Osbourne para explicar que não é tão rico quanto pensam

O filme que ajudou Dave Grohl a processar morte de Kurt Cobain: "Eu desabei"

As palavras que Dee Snider precisou engolir com a volta do Twisted Sister

As 20 melhores músicas do Black Sabbath, segundo a Kerrang

Testament lança "Shadow People", faixa de seu próximo disco de estúdio

A opinião de Paul McCartney sobre guitarristas de heavy metal e Eddie Van Halen

A banda clássica que Paul Stanley diz que sempre "menosprezou" o Kiss

Max Cavalera conta como filho produziu novo disco do Soulfly

A conversa de Hammett, Cantrell, Zakk Wylde e Slash antes do show final do Black Sabbath

O clássico absoluto do Black Sabbath influenciado pela poluição e por mudanças climáticas

A banda grande que cantor do Grave Digger cutucou: "Ninguém sabe quem são os membros"

Para Chris Adler, Grammy com Megadeth teve mais significado do que teria com Lamb of God


Heavy Metal: Transgressor ou conservador?

Por Gabriela Arruda
Postado em 20 de julho de 2021

De acordo com alguns livros, como o "A História do Heavy Metal", a palavra "heavy", de início, era associada à uma gíria da contracultura beatnik e era usada para indicar que algo era sério e profundo. O heavy metal como um gênero musical ganhou forma na década, com a consolidação de alguns lançamentos musicais que aconteceram no final da década anterior, como o álbum Heavy, da banda Iron Butterfly. Contudo, o metal começou a ganhar popularidade entre 1970 e 1980, com a evolução de bandas como Led Zeppelin e Black Sabbath, sendo que a segunda marcou a época com riffs pesados e letras obscuras, se contrapondo à música do movimento hippie.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nesse sentido, o metal foi um movimento transgressor, rompeu barreiras, foi além do que era vigente na época e se firmou como um movimento diferente de tudo o que existia. Mas, será que essa raiz se manteve ao longo do tempo?

"Infelizmente, no geral, o público do metal é conservador, principalmente no Brasil. Existe muita gente fundamentalista e reacionária. Boicote, desdém, perseguição grupal, injúria, calúnia, difamação, transfobia, violência simbólica e até ameaça, são apenas exemplos do que já passei e infelizmente ainda passo. Todavia, é como eu canto em uma das minhas músicas: eu ainda estou aqui, com cicatrizes emocionais, mas de pé e preparada para lutar. Eu enfrento isso de cabeça erguida e me sinto vitoriosa, pois tentaram me silenciar e me fazer desistir, mas não conseguiram. Três são os principais fatores que me motivam a continuar: meu amor pelo metal, meu marido Cleber e meu público, que é formado, em sua grande maioria, por pessoas que não possuem voz na sociedade e se sentem representadas por mim", comenta Föxx Salema, mulher trans e vocalista de heavy metal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lorena Mahakali, idealizadora do Garotas do Front junto com a Camila Duarte, concorda: "A hipocrisia está em todo lugar e no metal não é diferente. Pessoas que gritam ideologias de ‘liberdade e foda-se religião’ mas no seu interior seguem com um pensamento limitante e retrógrado, muitas vezes pautados em princípios cristãos, que tanto criticam. E, ao invés de buscar conhecimento, expandir seus horizontes, se tornar alguém realmente contra um padrão imposto pela sociedade e igreja, continuam propagando preconceitos, ódio, apoiando políticos que querem destruir tudo aquilo pelo o que eles acreditam e reclamando que tudo hoje é ‘mimimi’. Pra mim, os mimizentos são esses conservadores, que só enxergam o que querem enxergar, e preferem ficar presos em sua insignificante ignorância sem agregar ao mundo ou pessoas ao redor, algo de útil, querem apenas reclamar como o mundo está ‘chato’ ao invés de fazer algo relevante pelo meio que vivem ou pela ‘cena’ que tanto falam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lorena conta que seu gosto musical foi muito influenciado por seu pai, que ouvia Beatles, Pink Floyd e Queen. Na adolescência, encontrou um cd da banda Evanescence de seu tio e quando ouviu, até se emocionou, principalmente por ser uma mulher cantando. A partir desse momento começou a se interessar pelo metal melódico e sinfônico e, à medida que se aprofundou, foi descobrindo bandas mais clássicas e foi moldando sua personalidade.

"Me identifiquei muito com o estilo desde os 10, 11 anos, principalmente com a ideologia, questionar religiões que eram impostas a todo mundo, por exemplo. Durante toda a adolescência, fui me envolvendo mais e mais com o metal e o incorporando como um estilo de vida, não só nas músicas e ideais, mas buscando ter um círculo social de pessoas com quem me identificasse e que frequentasse lugares mais alternativos, que me faziam sentir pertencente a algo. Hoje, gosto de tudo o que já gostava, mas a vertente mais presente é o metal extremo", complementa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lorena conta ainda que a ideia de criar o Garotas do Front surgiu da vontade de criar conteúdo sobre metal e variedades, priorizando as mulheres ativas na cena, seja no palco ou no backstage. Junto com as amigas Camila Duarte, Mirella Couto e Fernanda Ferrer, difundiram uma comunidade para trocar ideias e informações com o público underground, em um ambiente seguro, livre de machismo e outras ideias conservadoras. Atualmente a página é mantida por Lorena e Camila.

O que mais inspira Salema em suas músicas é a realidade de seu dia, suas experiências pessoais, a comunidade LGBTQIA+, a sociedade e a política, e a cantora e compositora deixa um recado: "Metal também é lugar de pessoas LGBTQIA+, sim! E cabe a nós reivindicar nosso lugar, doa a quem doer! Haters gonna hate, mas que se fodam!".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS