Linkin Park e a morte de Chester: memórias e desolação

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rodrigo Contrera
Enviar Correções  

Nunca fui um fã do Linkin Park. Mal conhecia o nome do Chester. Assim como, quando morreu, eu mal conseguia o nome do Chris Cornell. Eu já escrevia aqui no Whiplash há alguns meses, e quando soube da morte do Chris encarei com um certo dar de ombros. Mas, motivado a ouvir e ler mais sobre rock, e sobre as novas gerações, comecei a ouvir o Soundgarden e o Audioslave, e a ouvir a linda voz do Chris, e aos poucos a me emocionar. Calhou que nessa época estava me recuperando de intenções suicidas, e por isso comentei algo nos posts que saíram no Whiplash.net sobre a morte do Chris.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ocorre que, por algum motivo que não consigo identificar, fiquei agora sabendo da morte do Chester e caio para trás. Ao contrário de com a morte do Chris, uma lágrima saiu de mim, e continua saindo, e não consigo bem entender por quê. Eu não curtia a banda, mal sabia sobre ela, e mal lia também sobre ela. Mas esta morte mexeu comigo. Como continua mexendo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É estranho. Há mais de um ano, eu estava premido por questões e dificuldades imensas. Conheci uma moça por internet, e ela me disse para falar com minha família. Eu já havia pensado seriamente em me matar meses antes, e desde então esse meu desejo diminuiu, à base de ajuda familiar, remédios, consultas com psicólogos e psiquiatras. Hoje sou um caso sendo acompanhado de perto, e não creio haverem motivos para ocorrer uma recaída. Mas enfrentei a desesperança total de perto, e senti o cheiro do fim.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Desde então, tenho me esforçado muito e conseguido algumas vitórias. E aos poucos as pessoas se tornam mais próximas de mim. Era como se antes eu não ligasse mesmo, e como se as pessoas fossem sombras. Hoje, as pessoas se tornam aos poucos mais importantes em minha vida, e começo a me deixar afetar. Passei a reparar nas pessoas embaixo das marquises, ou nos pedintes, ou até nas pessoas que vão às missas cantar suas canções e dedicar suas almas a Deus. Antes, eu via muito pouco.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Foi nesse processo que as pessoas aqui no Whiplash.net também começaram a aparecer. Seja por meio de leitores que viraram meus amigos no face, seja por meio de comentários que me fazem rir ou ficar com raiva, seja por meio de audições e leituras que me fazem reparar nos seres humanos por detrás dos rockstars. Calhou que quando o Chris Cornell se enforcou um garoto de 4 anos tenha caído do meu prédio, em Taboão da Serra, para as mortes de ambos - de Chris e do garoto - me tocarem profundamente.

publicidade

Fiz artigo a respeito, que alguns não entenderam. Pois agora eu estou num período de recuperação, indo a entrevistas, passando por treinamentos, e recebendo serviços por internet, e percebo que também começo a retomar minha vida. O nascer do Sol começa a ter um sentido para mim; meu apartamento começa a fazer parte de minha história; o passado torna-se passado e começam a aparecer vislumbres de futuro. Mas vejo os noticiários sobre pessoas conhecidas que morrem ou que se matam e isso me traz uma tristeza imensa. Caralho, o cara se matou com 41 no dia de aniversário do Chris Cornell! Caralho, isso passa pela minha mente agora e choro, sem ao menos ter lido sobre ele algo mais do que o que apareceu hoje nos sites!

Percebi que a Loudwire publicou um vídeo com momentos inesquecíveis da carreira do Chester Bennington. Comecei a assisti-lo mas não consegui continuar. Ouvi trecho de uma das músicas mais conhecidas da banda, e reparei como aquilo antes passava batido por mim. Mas ouvi a voz do Chester e que merda, tive que parar. Caralho, o cara era um ser humano, porra, se matou de tristeza, com toda certeza, e não teve ninguém ao lado que pudesse ajudá-lo. Que merda, caras.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não cheguei a pensar, enquanto meditava nisso, na minha situação anterior, há alguns meses, apenas. Não cheguei a pensar em minha mãe, que tanto fica preocupada quando eu falo do momento em que quase me matei. Não cheguei a pensar nos meus amigos, que estão a maioria longe, nem no meu passado, nem na minha ex-esposa, cuja falta tanto sinto. Sinceramente, caras, não consigo ler sobre a morte desse cara, agora, por tristeza de ser humano para ser humano. É realmente assustador que as coisas ocorram deste jeito.

Nas minhas reuniões no CAPS do Taboão, quase sempre ouvimos os relatos uns dos outros. E esses relatos são, quase invariavelmente, acompanhados de narrativas sobre tentativas de suicídio, vontade de se matar, e dores que muitas vezes fazem as pessoas simplesmente calarem, sem conseguirem compartilhá-las com ninguém. Mas, sendo medicadas, essas pessoas às vezes conseguem narrar suas próprias recuperações, e começam inclusive a sorrir de novo. É bastante chocante conviver, nem que seja por breves minutos, com várias pessoas que, assim como nós, estiveram perto da morte. Também é bastante triste ver, nesse lugar, gente nitidamente dopada que mal consegue reagir a qualquer coisa, e que quase sempre fica invariavelmente sentada num sofá vendo calada episódios do Chaves.

Em outras reuniões, pude ouvir também relatos de pessoas que, aparentemente sãs, querem se matar de qualquer jeito, após passarem por episódios que eu sinceramente não sei se conseguiria encarar - mesmo sendo doente. Foi a partir de então que vi quão fundo pode ser a dor em certas pessoas, e como a gente pode de alguma forma ajudar, simplesmente ouvindo seus relatos. Pois bem. Nem o Chris nem o Chester tiveram oportunidade de passar por isso. Eles sucumbiram a suas dores, e caralho, essas dores, quando a gente se toca, enquanto seres humanos, torna-se imediatamente nossa.

É por isso então que choro. Caralho, é muito triste ler histórias como essas. É muito triste saber que mesmo gente bem sucedida como o Chester não consegue aguentar. É triste demais saber que ele não teve alguém para ajudá-lo, ou alguém que visse, lá no fundo do seu olhar, sua vontade. Porque caras, lhes digo, por vezes sinto que eu consigo ver isso no rosto daqueles que encontro de vez em quando. E porque, caras, admito que somente por conseguir ver esses olhares eu creio estar finalmente saindo do buraco.

Acabo de chegar de mais um treinamento - no qual fui muito mal. Passei pela linha Azul do metrô paulistano, cheguei à Paulista, que estava interditada com manifestação, passei na Cultura, onde o Leandro Karnal lançava livro e ficava cagando regras, vi diversas pessoas deitadas na rua, com cobertores insuficientes, passei na Igreja e quase assisto à missa e contribuí com meros 25 centavos para um pedinte que passava muito frio. Deixei o tempo todo me afetar por esse entorno, e confesso que quase chorei várias vezes.

Mas chorei mesmo ao ligar meu computador e ler, atônito, à morte do Chester. Caralho, que foda. É tão triste saber como somos fracos e como não podemos fazer nada ou quase nada por nossos semelhantes. Logo hoje, no dia do amigo.

Escrevo este artigo como minha pequena homenagem às mortes do Chris, do Chester e ao choro de todos aqueles que eram fãs, amigos ou familiares do caras. Lamento profundamente, porém, se alguém vier a achar que publico isto para "conseguir alguns cliques". Simplesmente sou ser humano e não posso deixar passar batido. Eu, que escrevo compulsivamente, não conseguiria dormir sem jogar isso na rede. Quem sabe isso motive de alguma forma alguém a lutar para identificar a morte no olhar dos próximos, e para que isso pare de acontecer. Cara, que terrível, isso tudo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Morte de Chester Bennington

Linkin Park: Vocalista Chester Bennington é encontrado mortoLinkin Park
Vocalista Chester Bennington é encontrado morto

Linkin Park: Qual a relação da morte de Chester Bennington com Chris Cornell?Linkin Park
Qual a relação da morte de Chester Bennington com Chris Cornell?

Chester Bennington: aparente suicídio no dia do aniversário de Chris CornellChester Bennington
Aparente suicídio no dia do aniversário de Chris Cornell

Linkin Park: Mike Shinoda comenta morte de Chester BenningtonLinkin Park
Mike Shinoda comenta morte de Chester Bennington

Chester Bennington: a tocante carta que ele escreveu para Chris CornellChester Bennington
A tocante carta que ele escreveu para Chris Cornell

Chester Bennington: primeiras reações de músicos à morte do vocalistaChester Bennington
Primeiras reações de músicos à morte do vocalista

Linkin Park: banda lançou vídeo novo no dia da morte de ChesterLinkin Park
Banda lançou vídeo novo no dia da morte de Chester

Linkin Park: em plena atividade, banda retomaria turnê em uma semanaLinkin Park
Em plena atividade, banda retomaria turnê em uma semana

Nando Moura: a depressão e a morte de Chester Bennington

Linkin Park: Chester estava sozinho em casa, informa a políciaLinkin Park
Chester estava sozinho em casa, informa a polícia

Linkin Park: Chester cantou no meio dos fãs em último show; vejaLinkin Park
Chester cantou no meio dos fãs em último show; veja

Chris Cornell e Chester Bennington: amigos juntos no palcoChris Cornell e Chester Bennington
Amigos juntos no palco

Chester Bennington: viúva de Chris Cornell reage à morte do cantorChester Bennington
Viúva de Chris Cornell reage à morte do cantor

Linkin Park: Chester tinha compromisso com a banda horas antes de morrerLinkin Park
Chester tinha compromisso com a banda horas antes de morrer

Linkin Park: em vídeo, os dez melhores momentos de Chester Bennington

Korn: Brian Welch, irritadíssimo, diz que suicídio é covardiaKorn
Brian Welch, irritadíssimo, diz que suicídio é "covardia"

Linkin Park: banda homenageia Chester Bennington nas redes sociaisLinkin Park
Banda homenageia Chester Bennington nas redes sociais

Linkin Park: fotos da casa de Chester após a chegada da políciaLinkin Park
Fotos da casa de Chester após a chegada da polícia

Chester Bennington: mais reações de rockers à morte do cantorChester Bennington
Mais reações de rockers à morte do cantor

Linkin Park: Chester dedicou último show às vítimas do atentado em Manchester

PC Siqueira: O suicídio de Chester Bennington e o que aprender com issoPC Siqueira
O suicídio de Chester Bennington e o que aprender com isso

Izzy Nobre: RIP Chester Bennington

Chester Bennington: o vocalista mais importante no metal do século 21Chester Bennington
O vocalista mais importante no metal do século 21

Gwar: suicídio não é piada mas o Linkin Park com certeza éGwar
Suicídio não é piada mas o Linkin Park com certeza é

Chester Bennington: Corey Taylor se emociona ao dedicar música a amigoChester Bennington
Corey Taylor se emociona ao dedicar música a amigo

Linkin Park: Mais detalhes sobre a morte de Chester BenningtonLinkin Park
Mais detalhes sobre a morte de Chester Bennington

Chester Bennington: Slash comenta a morte do vocalistaChester Bennington
Slash comenta a morte do vocalista

Linkin Park: A morte de Chester e de um pedaço da minha históriaLinkin Park
A morte de Chester e de um pedaço da minha história

Chester Bennington: em vídeo, as melhores performances vocais

Chester Bennington: Brian Welch se explica sobre comentáriosChester Bennington
Brian Welch se explica sobre comentários

Henrytado: Por que Chester Bennington tirou a própria vida?

Chester Bennington: legistas confirmam que ele cometeu suicídioChester Bennington
Legistas confirmam que ele cometeu suicídio

Chester Bennington: hacker invade twitter da esposa do vocalistaChester Bennington
Hacker invade twitter da esposa do vocalista

Linkin Park: turnê é cancelada após morte de Chester

Placebo: músicos de sucesso não têm tudo, diz sobre Chester

Chester Bennington: veja bilhete escrito por filho um mês antes da morte do paiChester Bennington
Veja bilhete escrito por filho um mês antes da morte do pai

Chester Bennington: fãs transformam fachada de sua casa em memorialChester Bennington
Fãs transformam fachada de sua casa em memorial

Márcio Guerra Canto: Chester vomitava enquanto cantavaMárcio Guerra Canto
Chester "vomitava" enquanto cantava

Linkin Park: petição de fãs pede que Lincoln Park mude de nomeLinkin Park
Petição de fãs pede que Lincoln Park mude de nome

Linkin Park: veja como foi o último show de Chester Bennington

Linkin Park: aumento de 7.000% na reprodução de músicas da bandaLinkin Park
Aumento de 7.000% na reprodução de músicas da banda

Linkin Park: Mike Shinoda fala como Chester se sentiaLinkin Park
Mike Shinoda fala como Chester se sentia

Slipknot: Corey Taylor faz homenagem a Chester BenningtonSlipknot
Corey Taylor faz homenagem a Chester Bennington

Green Day: Billie Joe Amstrong comenta morte de ChesterGreen Day
Billie Joe Amstrong comenta morte de Chester

Linkin Park: Mike Shinoda apresenta logotipo alterado em homenagemLinkin Park
Mike Shinoda apresenta logotipo alterado em homenagem

Chester Bennington: Sou eu a causa dos meus problemasChester Bennington
"Sou eu a causa dos meus problemas"

Chester Bennington: restos mortais podem ser sepultados perto de Chris CornellChester Bennington
Restos mortais podem ser sepultados perto de Chris Cornell

Chester Bennington: Jared Leto faz tributo ao vocalistaChester Bennington
Jared Leto faz tributo ao vocalista

Canal NB: o suicídio de Chester Bennington

Chester Bennington: Kiiara não consegue lidar com a morte do cantorChester Bennington
Kiiara não consegue lidar com a morte do cantor

Disturbed: guitarrista se irrita com comentários negativos sobre ChesterDisturbed
Guitarrista se irrita com comentários negativos sobre Chester

Linkin Park: site especial conscientiza fãs para prevenção ao suicídio

Chester Bennington: Fantástico, da TV Globo, homenageia o vocalistaChester Bennington
Fantástico, da TV Globo, homenageia o vocalista

Linkin Park: Mike Shinoda posta primeira foto da banda com ChesterLinkin Park
Mike Shinoda posta primeira foto da banda com Chester

Chester Bennington: PETA homenageia cantor que defendia causa animalChester Bennington
PETA homenageia cantor que defendia causa animal

Linkin Park: Liberada a gravação de aúdio da chamada de emergênciaLinkin Park
Liberada a gravação de aúdio da chamada de emergência

Chester Bennigton: Há um outro Chester que quer acabar comigoChester Bennigton
"Há um outro Chester que quer acabar comigo"

Gavin Rossdale: A última vez que vi Chester foi no funeral do Chris ConellGavin Rossdale
"A última vez que vi Chester foi no funeral do Chris Conell"

Chester Bennington: funeral não será aberto ao públicoChester Bennington
Funeral não será aberto ao público

Mike Shinoda: uma semana, mas parece uma eternidadeMike Shinoda
Uma semana, mas parece uma eternidade

Linkin Park: viúva de Chester Bennington divulga notaLinkin Park
Viúva de Chester Bennington divulga nota

Linkin Park: uma verdadeira homenagem a Chester BenningtonLinkin Park
Uma verdadeira homenagem a Chester Bennington

Chester Bennington: sepultado em cerimônia privadaChester Bennington
Sepultado em cerimônia privada

Chester Beninngton: Eu rezo para que ele tenha paz, diz ex-esposaChester Beninngton
"Eu rezo para que ele tenha paz", diz ex-esposa

Elton John: "Artistas são propensos a ser um pouco destrutivos"

Lars Ulrich: para ele, Chester Bennington era um cantor autênticoLars Ulrich
Para ele, Chester Bennington era um cantor autêntico

Metallica: banda dedica música a Chester Bennington durante showMetallica
Banda dedica música a Chester Bennington durante show

Slipknot: meus amigos estão morrendo, diz ClownSlipknot
"meus amigos estão morrendo", diz Clown

Korn: Head pede desculpas por chamar Chester de covardeKorn
Head pede desculpas por chamar Chester de "covarde"

Rex Brown fala sobre Chester e Cornell: Eu simplesmente não entendoRex Brown fala sobre Chester e Cornell
"Eu simplesmente não entendo"

Chester Bennington: itens de seu funeral sendo vendidos por 160 mil reais!Chester Bennington
Itens de seu funeral sendo vendidos por 160 mil reais!

Coldplay: banda faz cover de "Crawling", do Linkin Park

Linkin Park: dois discos voltam ao top 10 das paradas americanasLinkin Park
Dois discos voltam ao top 10 das paradas americanas

In Vida: clipe em homenagem a Chester Bennington (Linkin Park)

Chester Bennington: vendedor de ítens do funeral explica decisãoChester Bennington
Vendedor de ítens do funeral "explica" decisão

Chester Bennington: amigos descrevem os últimos dias do vocalistaChester Bennington
Amigos descrevem os últimos dias do vocalista

Machine Head: Rob Flynn comemora 50 anos e presta homenagem a Chester Bennington

Linkin Park: vários singles ganham multi-platina após morte de Chester

Corey Taylor: Chester Bennington e Chris Cornell não eram covardes!Corey Taylor
Chester Bennington e Chris Cornell não eram covardes!

Chester Bennington: Jay-Z homenageia o amigo em show

Linkin Park: evento especial em homenagem a Chester BenningtonLinkin Park
Evento especial em homenagem a Chester Bennington

Linkin Park: banda lança vídeo e anuncia show em homenagem a Chester BenningtonLinkin Park
Banda lança vídeo e anuncia show em homenagem a Chester Bennington

Linkin Park: foto de ensaio para show em homenagem a ChesterLinkin Park
Foto de ensaio para show em homenagem a Chester

Chester Bennington: sai resultado do exame toxicológicoChester Bennington
Sai resultado do exame toxicológico

Chester Bennington: vocalista teria tentado suicídio em 2016Chester Bennington
Vocalista teria tentado suicídio em 2016

Chester Bennington: homenageado por Machine Gun Kelly em novo clipeChester Bennington
Homenageado por Machine Gun Kelly em novo clipe

Chester Bennington: primeira esposa vai receber 50% dos royalties do Linkin ParkChester Bennington
Primeira esposa vai receber 50% dos royalties do Linkin Park

Todas as matérias sobre "Morte de Chester Bennington"




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Ozzy Osbourne: No Rock In Rio, má impressão sobre o BrasilOzzy Osbourne
No Rock In Rio, má impressão sobre o Brasil

Zakk Wylde: foto do arsenal de guitarras do músicoZakk Wylde
Foto do arsenal de guitarras do músico


Sobre Rodrigo Contrera

Rodrigo Contrera, 48 anos, separado, é jornalista, estudioso de política, Filosofia, rock e religião, sendo formado em Jornalismo, Filosofia e com pós (sem defesa de tese) em Ciência Política. Nasceu no Chile, viu o golpe de 1973, começou a gostar realmente de rock e de heavy metal com o Iron Maiden, e hoje tem um gosto bastante eclético e mutante. Gosta mais de ouvir do que de falar, mas escreve muito - para se comunicar. A maioria dos seus textos no Whiplash são convites disfarçados para ler as histórias de outros fãs, assim como para ter acesso a viagens internas nesse universo chamado rock. Gosta muito ainda do Iron Maiden, mas suas preferências são o rock instrumental, o Motörhead, e coisas velhas-novas. Tem autorização do filho do Lemmy para "tocar" uma peça com base em sua autobiografia, e está aos poucos levando o projeto adiante.

Mais matérias de Rodrigo Contrera no Whiplash.Net.

Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 WhiFin Goo728 Goo336 Cli336