Titãs: Seria a saída de Paulo Miklos o início do fim?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Bruno Dias Gonçalves
Enviar correções  |  Ver Acessos

Mais um integrante saiu dos Titãs e dessa vez uma saída impactante, talvez a mais impactante desde Nando Reis ou até mesmo Arnaldo Antunes. Fazendo uma conta, a banda hoje é um terço de quando começou. As saídas de Ciro Pessoa, Arnaldo Antunes, Nando Reis, Charles Gavin, o falecimento de Marcelo Fromer e agora saída de Paulo Miklos parecem que colocaram os Titãs em um trilho para um fim de carreira. Curioso que os ex-integrantes poderiam formar uma nova banda visto as funções que exerciam dentro dos Titãs.

Church of Satan: "A maioria dos músicos de Black Metal são cristãos"No alto do castelo: As diferenças entre os diferentes estilos de rock

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para eu que sou grande fã da banda, cresci ouvindo os discos que me foram apresentados pro um primo mais velho e que aprendi a ouvir rock n roll com esses caras, chega a doer dizer algo dessa forma. Porém vamos analisar.

Dos 3 originais temos Tony Belloto que apesar de compor com uma certa frequência, possuí poucas músicas compostas exclusivamente. Emplacou o hit "Polícia", mas quase sempre compõe em parceria. Branco Mello sempre compôs em parceria e desde um problema de arritmia cardíaca perdeu muito de sua voz. Sérgio Brito agora detém o grande poder de composição sozinho na banda, é um grande cantor e compositor. Escreve bem e tem autoria ou pelo menos co-autoria de muitas grandes músicas dos Titãs.

A saída de Paulo Miklos traz aos Titãs a perda de, na opinião desse autor, a grande voz dos Titãs e a energia explosiva no palco que agitava a galera. No fator composição, Paulo começou a aparecer de forma mais forte do álbum "A melhor banda..." em diante. Não que Paulo não possa continuar em forte contato artístico com os Titãs como Arnaldo Antunes faz. Por outro lado, os Titãs tem uma forma de cicatrização e superação de perda de integrantes muito forte e quando Nando Reis saiu ele mesmo disse "que as saídas dos Titãs sempre resultam discos fortes e composições fortes". "Titanomaquia" foi lançado após a saída de Arnaldo mesmo que o mesmo ainda tenha ajudado a compor algumas das músicas, "A melhor banda..." após a morte de Marcelo Fromer, "Como estão vocês?" após a saída de Nando Reis e foi o primeiro sem a mão de Fromer nas composições e "Nnhengatu" após a saída de Charles Gavin.

Assim como muitos não consigo imaginar Sérgio ou Branco cantando "Bichos Escrotos", "Sonifera Ilha", "Domingo", "Estado Violência", "Diversão"....

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Então como fã apaixonado por um verdadeiro legado dessa banda, mas também não muito feliz com uma banda que está se desmantelando lutando para manter sua essência. Então pergunto: Não seria a hora de parar? Principalmente após um grande álbum como Nnhengatu.

Novamente, como fã dessa grande banda não fico feliz ao questionar dessa forma a continuidade dela e respeitosamente aos Titãs e a todos os fãs que apoiam a continuidade peço desculpas caso esse texto os tenha ofendido.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção OpiniõesTodas as matérias sobre "Titãs"


Mamonas Assassinas: tocando Iron Maiden e Titãs em vídeo de 1994Mamonas Assassinas
Tocando Iron Maiden e Titãs em vídeo de 1994

Pra discutir: os 100 melhores discos do rock brasileiroPra discutir
Os 100 melhores discos do rock brasileiro


Church of Satan: A maioria dos músicos de Black Metal são cristãosChurch of Satan
"A maioria dos músicos de Black Metal são cristãos"

No alto do castelo: As diferenças entre os diferentes estilos de rockNo alto do castelo
As diferenças entre os diferentes estilos de rock


Sobre Bruno Dias Gonçalves

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280