Babymetal: fazendo o mundo refletir se o metal deve ser divertido
Por Rafael Testa
Postado em 17 de maio de 2015
A banda Babymetal se apresentou no segundo dia do festival americano Rock on the Range, um dos maiores do país. De quebra, as meninas realizaram um sonho declarado em uma entrevista anterior: conhecer o Judas Priest.
A banda se apresentou no palco secundário do festival e o que mais chamou a atenção é que ela simplesmente "sugou" todo o público do palco principal onde o In This Moment se apresentava e que teria o Judas Priest como headliner.
"Ah, mas é a modinha do momento". Sim, é verdade, mas não é tão simples assim. Esse fenômeno levanta uma questão muito maior: O fator diversão precisa voltar para o metal. A banda fala sobre coisas simples como festa, costumes e mensagens positivas como a luta contra o bullying, sem falar na mitologia e as coreografias que criam um clima super positivo no público. Veja Gimme Chocolate no festival Rock on the Range e veja a quantidade de sorrisos, homens e mulheres esquecendo o "lado negro" do metal e se jogando na "brincadeira".
Isso está longe de ser exclusividade da banda japonesa. O Steel Panther, com suas letras super divertidas com conotações sexuais explícitas como "Glory Hole" (buraco sagrado) e até nosso compatriota Bruno Sutter, o famoso Detonator, que é a definição completa de "zoeiro", são outros exemplos. Shows divertidos, que estampam sorrisos nos rostos de seus respectivos públicos, que saem do "padrão metal" sem abandonar a sonoridade do metal.
"Ah, mas o metal não se trata disso, o metal não é para ser divertido". Raiva, guerra, mitologia, amizade, morte, drogas, bebidas, sexo, brigas, amor, política... O metal é amplo e, pelo que eu saiba, nunca selecionou temática. A variedade se torna boa para todas as bandas na cena. Seja na sonoridade ou na temática, se tem demais satura, enjoa.
Desde o glam não se tinha diversão no metal. Climas agressivos ou depressivos tomaram conta do metal de forma quase que absoluta nas últimas décadas. Já pararam para pensar que essa falta de variação pode estar saturando o gênero?
O mundo é outro. O metal hoje já é "aceito", não assusta ninguém, diferentemente de outras épocas não causa impacto, e letras extremas, como muitas do death metal e do black metal, são consideradas bobas, além do clima negativo que afasta a grande maioria dos fãs de música. O fã de música hoje procura a diversão e esquece da técnica, vide o sucesso de gêneros como o arrocha e o axé no Brasil. Talvez a forma do metal voltar a atrair o grande público seja investindo na diversão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
W.A.S.P. anuncia turnê tocando músicas dos quatro primeiros álbuns
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
A música nova do Megadeth que lembra "Countdown to Extinction", segundo Regis Tadeu
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
Rage confirma três shows no Brasil em maio
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Ricardo Confessori diz que aderir ao "Red Pill" fez sua versão ingênua morrer
A lenda do Rock que cometeu um assassinato e teve os advogados pagos por Mick Jagger
O dia que Ritchie Blackmore jogou futebol no Brasil e não deixou ninguém se dirigir a ele


Celebrando 15 anos, Babymetal lança nova versão para "Headbangeeeeerrrrr!!!!!"
Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda



