Babymetal: fazendo o mundo refletir se o metal deve ser divertido
Por Rafael Testa
Postado em 17 de maio de 2015
A banda Babymetal se apresentou no segundo dia do festival americano Rock on the Range, um dos maiores do país. De quebra, as meninas realizaram um sonho declarado em uma entrevista anterior: conhecer o Judas Priest.
A banda se apresentou no palco secundário do festival e o que mais chamou a atenção é que ela simplesmente "sugou" todo o público do palco principal onde o In This Moment se apresentava e que teria o Judas Priest como headliner.
"Ah, mas é a modinha do momento". Sim, é verdade, mas não é tão simples assim. Esse fenômeno levanta uma questão muito maior: O fator diversão precisa voltar para o metal. A banda fala sobre coisas simples como festa, costumes e mensagens positivas como a luta contra o bullying, sem falar na mitologia e as coreografias que criam um clima super positivo no público. Veja Gimme Chocolate no festival Rock on the Range e veja a quantidade de sorrisos, homens e mulheres esquecendo o "lado negro" do metal e se jogando na "brincadeira".
Isso está longe de ser exclusividade da banda japonesa. O Steel Panther, com suas letras super divertidas com conotações sexuais explícitas como "Glory Hole" (buraco sagrado) e até nosso compatriota Bruno Sutter, o famoso Detonator, que é a definição completa de "zoeiro", são outros exemplos. Shows divertidos, que estampam sorrisos nos rostos de seus respectivos públicos, que saem do "padrão metal" sem abandonar a sonoridade do metal.
"Ah, mas o metal não se trata disso, o metal não é para ser divertido". Raiva, guerra, mitologia, amizade, morte, drogas, bebidas, sexo, brigas, amor, política... O metal é amplo e, pelo que eu saiba, nunca selecionou temática. A variedade se torna boa para todas as bandas na cena. Seja na sonoridade ou na temática, se tem demais satura, enjoa.
Desde o glam não se tinha diversão no metal. Climas agressivos ou depressivos tomaram conta do metal de forma quase que absoluta nas últimas décadas. Já pararam para pensar que essa falta de variação pode estar saturando o gênero?
O mundo é outro. O metal hoje já é "aceito", não assusta ninguém, diferentemente de outras épocas não causa impacto, e letras extremas, como muitas do death metal e do black metal, são consideradas bobas, além do clima negativo que afasta a grande maioria dos fãs de música. O fã de música hoje procura a diversão e esquece da técnica, vide o sucesso de gêneros como o arrocha e o axé no Brasil. Talvez a forma do metal voltar a atrair o grande público seja investindo na diversão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
O guitarrista que Eddie Van Halen admitiu que não conseguia "copiar"
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música do Metallica que foi escrita para ser hit, mas foi jogada para escanteio
Como Iron Maiden surgiu em disco do Engenheiros do Hawaii, segundo Humberto Gessinger
John Lennon e Paul McCartney não queriam ajudar George Harrison com "Taxman"


Celebrando 15 anos, Babymetal lança nova versão para "Headbangeeeeerrrrr!!!!!"
Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda



