Músicos Iniciantes: vale a pena largar a faculdade pela música?
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 15 de maio de 2015
Por ARI HERSTAND para o site do próprio.
Convencer seus pais que tudo vai dar certo ainda é provavelmente a coisa mais difícil que um músico tem que fazer – isso e achar o produto certo para os cabelos.
Por anos, minha mãe me telefonou perguntando quando eu iria voltar para a faculdade e tirar minha licença. Até hoje ela ainda se preocupa demais e preferiria que eu voltasse para a faculdade de medicina do que viver na estrada colocando minha vida em risco.
Então, se você estiver na faculdade a caminho de se graduar em História, você deve se perguntar algumas coisas. 1] A diversão de estar na faculdade agora vale a prestação do FIES que você vai ter que pagar depois que se formar [desempregado e tocando por dinheiro de pinga em um bar da cidade]? 2] Você quer ser um professor de história, e caso o queira, por que está lendo isso? 3] O que é que ALGUÉM faz com um diploma universitário de História?!
Falando sério, eu não quero te dizer para largar a faculdade agora, porque há muitos fatores que precisam ser levados em conta para tal decisão. Se seus pais estão pagando por sua educação e várias outras despesas enquanto você está na escola, então tire proveito disso e olhe para a faculdade como seu emprego diurno por enquanto. Que bom para você e seus pais de posses. Eles ficarão muito mais dispostos a lhe ajudar mais para a frente quando você ficar sem dinheiro na metade da turnê e precisar de grana para a gasolina e comida para chegar até o próximo show. Então, só levando isso em conta, faça-os felizes por agora e vá bem na escola o suficiente para passar e passar todo seu tempo livre trabalhando em sua música, de modo que, quando você se formar, já saia atirando, e quem sabe, talvez você possa fazer disso sua ocupação em tempo integral.
Se os seus pais não estão pagando sua faculdade e você está, então pergunte-se: 1] Eu estou 100% certo de que quero ser um músico pelo resto da minha vida? 2] Eu preferiria viver na sarjeta com minha guitarra comendo arroz e feijão todo dia por 3 anos ao invés de não tocar música? 3] Há alguma outra carreira que me faria feliz?
Se você respondeu SIM para todas as perguntas, então LARGUE A FACULDADE HOJE. Se você titubeou em qualquer uma delas, FIQUE NA FACULDADE. Porque com a sociedade em que vivemos, há muito poucas empresas e organizações que paguem salários altos e lhe contratam sem um diploma de bacharel. Então, se daqui a cinco anos, sua banda acabar e você não tiver talento para a carreira solo, e se der conta de que você podia simplesmente dar aula de história, então eu não quero ser aquele que te fez arruinar sua vida, se há alguma dúvida de que a música seja como você queira passar a vida, cada fôlego que você inspira para o resto dela, então pega o diploma e depois veja no que dá.
Estamos na era dos astros do rock de nível universitário. Não era assim nos anos 60 e 70 porque os astros do rock SÓ SABIAM tocar – via de regra, eles não tinham outros talentos e não se importavam em aprender nada. Se eles não estivessem tocando, estariam na cadeia ou mendigando na rua. Hoje em dia, trata-se de mais do que simplesmente a música – seja isso bom ou ruim.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush


Reino Unido quer proibir revenda de ingressos com lucro em nova lei contra cambistas
A defasagem do mercado do metal brasileiro, segundo produtor que mora nos EUA
Top 5: Os roqueiros mais chatos da história
Rock no Brasil: Nascimento, Vida, Paixão e Morte


