Músicos Iniciantes: vale a pena largar a faculdade pela música?
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 15 de maio de 2015
Por ARI HERSTAND para o site do próprio.
Convencer seus pais que tudo vai dar certo ainda é provavelmente a coisa mais difícil que um músico tem que fazer – isso e achar o produto certo para os cabelos.
Por anos, minha mãe me telefonou perguntando quando eu iria voltar para a faculdade e tirar minha licença. Até hoje ela ainda se preocupa demais e preferiria que eu voltasse para a faculdade de medicina do que viver na estrada colocando minha vida em risco.
Então, se você estiver na faculdade a caminho de se graduar em História, você deve se perguntar algumas coisas. 1] A diversão de estar na faculdade agora vale a prestação do FIES que você vai ter que pagar depois que se formar [desempregado e tocando por dinheiro de pinga em um bar da cidade]? 2] Você quer ser um professor de história, e caso o queira, por que está lendo isso? 3] O que é que ALGUÉM faz com um diploma universitário de História?!
Falando sério, eu não quero te dizer para largar a faculdade agora, porque há muitos fatores que precisam ser levados em conta para tal decisão. Se seus pais estão pagando por sua educação e várias outras despesas enquanto você está na escola, então tire proveito disso e olhe para a faculdade como seu emprego diurno por enquanto. Que bom para você e seus pais de posses. Eles ficarão muito mais dispostos a lhe ajudar mais para a frente quando você ficar sem dinheiro na metade da turnê e precisar de grana para a gasolina e comida para chegar até o próximo show. Então, só levando isso em conta, faça-os felizes por agora e vá bem na escola o suficiente para passar e passar todo seu tempo livre trabalhando em sua música, de modo que, quando você se formar, já saia atirando, e quem sabe, talvez você possa fazer disso sua ocupação em tempo integral.
Se os seus pais não estão pagando sua faculdade e você está, então pergunte-se: 1] Eu estou 100% certo de que quero ser um músico pelo resto da minha vida? 2] Eu preferiria viver na sarjeta com minha guitarra comendo arroz e feijão todo dia por 3 anos ao invés de não tocar música? 3] Há alguma outra carreira que me faria feliz?
Se você respondeu SIM para todas as perguntas, então LARGUE A FACULDADE HOJE. Se você titubeou em qualquer uma delas, FIQUE NA FACULDADE. Porque com a sociedade em que vivemos, há muito poucas empresas e organizações que paguem salários altos e lhe contratam sem um diploma de bacharel. Então, se daqui a cinco anos, sua banda acabar e você não tiver talento para a carreira solo, e se der conta de que você podia simplesmente dar aula de história, então eu não quero ser aquele que te fez arruinar sua vida, se há alguma dúvida de que a música seja como você queira passar a vida, cada fôlego que você inspira para o resto dela, então pega o diploma e depois veja no que dá.
Estamos na era dos astros do rock de nível universitário. Não era assim nos anos 60 e 70 porque os astros do rock SÓ SABIAM tocar – via de regra, eles não tinham outros talentos e não se importavam em aprender nada. Se eles não estivessem tocando, estariam na cadeia ou mendigando na rua. Hoje em dia, trata-se de mais do que simplesmente a música – seja isso bom ou ruim.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico


Bandcamp decide proibir todo tipo de música feita por IA da sua plataforma
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A defasagem do mercado do metal brasileiro, segundo produtor que mora nos EUA
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda


