Músicos Iniciantes: vale a pena largar a faculdade pela música?
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 15 de maio de 2015
Por ARI HERSTAND para o site do próprio.
Convencer seus pais que tudo vai dar certo ainda é provavelmente a coisa mais difícil que um músico tem que fazer – isso e achar o produto certo para os cabelos.
Por anos, minha mãe me telefonou perguntando quando eu iria voltar para a faculdade e tirar minha licença. Até hoje ela ainda se preocupa demais e preferiria que eu voltasse para a faculdade de medicina do que viver na estrada colocando minha vida em risco.
Então, se você estiver na faculdade a caminho de se graduar em História, você deve se perguntar algumas coisas. 1] A diversão de estar na faculdade agora vale a prestação do FIES que você vai ter que pagar depois que se formar [desempregado e tocando por dinheiro de pinga em um bar da cidade]? 2] Você quer ser um professor de história, e caso o queira, por que está lendo isso? 3] O que é que ALGUÉM faz com um diploma universitário de História?!
Falando sério, eu não quero te dizer para largar a faculdade agora, porque há muitos fatores que precisam ser levados em conta para tal decisão. Se seus pais estão pagando por sua educação e várias outras despesas enquanto você está na escola, então tire proveito disso e olhe para a faculdade como seu emprego diurno por enquanto. Que bom para você e seus pais de posses. Eles ficarão muito mais dispostos a lhe ajudar mais para a frente quando você ficar sem dinheiro na metade da turnê e precisar de grana para a gasolina e comida para chegar até o próximo show. Então, só levando isso em conta, faça-os felizes por agora e vá bem na escola o suficiente para passar e passar todo seu tempo livre trabalhando em sua música, de modo que, quando você se formar, já saia atirando, e quem sabe, talvez você possa fazer disso sua ocupação em tempo integral.
Se os seus pais não estão pagando sua faculdade e você está, então pergunte-se: 1] Eu estou 100% certo de que quero ser um músico pelo resto da minha vida? 2] Eu preferiria viver na sarjeta com minha guitarra comendo arroz e feijão todo dia por 3 anos ao invés de não tocar música? 3] Há alguma outra carreira que me faria feliz?
Se você respondeu SIM para todas as perguntas, então LARGUE A FACULDADE HOJE. Se você titubeou em qualquer uma delas, FIQUE NA FACULDADE. Porque com a sociedade em que vivemos, há muito poucas empresas e organizações que paguem salários altos e lhe contratam sem um diploma de bacharel. Então, se daqui a cinco anos, sua banda acabar e você não tiver talento para a carreira solo, e se der conta de que você podia simplesmente dar aula de história, então eu não quero ser aquele que te fez arruinar sua vida, se há alguma dúvida de que a música seja como você queira passar a vida, cada fôlego que você inspira para o resto dela, então pega o diploma e depois veja no que dá.
Estamos na era dos astros do rock de nível universitário. Não era assim nos anos 60 e 70 porque os astros do rock SÓ SABIAM tocar – via de regra, eles não tinham outros talentos e não se importavam em aprender nada. Se eles não estivessem tocando, estariam na cadeia ou mendigando na rua. Hoje em dia, trata-se de mais do que simplesmente a música – seja isso bom ou ruim.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
A música do Megadeth que parece "coisa de adolescente", segundo Gastão Moreira
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade


Bandcamp decide proibir todo tipo de música feita por IA da sua plataforma
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A defasagem do mercado do metal brasileiro, segundo produtor que mora nos EUA
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda


