Lobão: o louco discurso contra "empresas comunistas" do Brasil
Por Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 05 de dezembro de 2013
O cantor e compositor brasileiro Lobão participou na última segunda-feira, 2 de dezembro, do programa Roda Viva, na TV Cultura. O músico recebeu perguntas de uma bancada de entrevistadores formada por Tiago Agostini (editor no site MSN e colaborador da revista Rolling Stone), Alex Solnik (repórter da revista Brasileiros), André Barcinski (colunista do R7), Ivan Finotti (editor da revista São Paulo e da revista Serafina, da Folha de S. Paulo) e Julia Duailibi (repórter e blogueira do jornal O Estado de S. Paulo).
Neste ano, Lobão lançou o livro Manifesto do Nada na Terra do Nunca, em que achincalha os governos petistas de Dilma Rousseff e de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Em novembro deste ano, o cantor estreou como colunista da revista Veja.
Durante a conversa no Roda Viva, Lobão fez ataques à Dilma, chamando-a de "dotada de uma inépcia galopante" e dizendo que a ditadura militar evitou que uma ditadura comunista chegasse ao poder, mesmo após uma prisão de três meses naquele regime por porte de drogas. "Um galho de maconha", segundo o próprio, com 132 processos após a detenção.
Lobão também confessou que tem arrependimento por ter feito campanha para Lula em 1989. "Eu cometi uma molecagem. Eu sou obsessivamente crítico comigo mesmo". Ele falou que cometeu um crime eleitoral ao tocar ao vivo no programa de Faustão.
No entanto, o ápice de seu discurso anti-esquerda, Lobão fez um discurso louco contra empresas capitalistas grandes no Brasil. Em determinado momento da entrevista, Lobão afirmou que a empreiteira Odebrecht é "comunista".
A declaração bizarra surgiu diante de uma pergunta do jornalista Alex Solnik.
"Alex: Eu acho que o Lobão acabou de expressar uma visão ideológica que vigora no mundo todo, não só no Brasil. O que acontece, eu acho, e quero saber se você concorda, é que existia antes a luta entre o capitalismo e o comunismo, para ver quem destrói o outro. Mas, não adianta, ninguém vai destruir o outro. E o que acontece hoje é a China, um regime comunista que está virando capitalista. Ou seja, o mundo hoje está procurando o entendimento entre o capitalismo e o comunismo. Quero saber sua opinião.
Lobão: Não concordo, eu acho que existe um capitalismo de Estado e, pelo que li, quem mais financiou o comunismo foram os grandes magnatas. O capitalismo é uma coisa saudável se tiver livre concorrência. Esses grandes magnatas do capitalismo querem eliminar a concorrência. Como você tem essa Odebrecht e outras firmas no Brasil, e o Eike Batista. Todas elas botam o Lula no jatinho, pra ficar fazendo palestra, indo pro aeroporto de Cuba e essas coisas. Se você tem quatro ou cinco grandes companhias, de megacapitalistas, que ficam simplesmente adotando o comunismo".
O anti-Lulismo de Lobão ficou tão absurdo no programa que ele chegou a acusar grandes empresas de praticar comunismo, apenas porque elas apoiaram um presidente que ele se opõe nos dias de hoje. Se Lobão dedica 97% do tempo para fazer música e apenas 3% redigindo textos e discutindo política, parece que suas noções de economia e de governos brasileiros andam bastante tortas.
Quer conferir o absurdo? Veja a entrevista no Roda Viva abaixo, no minuto 49.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify

Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Lobão comenta sobre o "abuso de poder" na MPB
A inacreditável forma que Lobão soube da morte do presidente Tancredo Neves
Black Metal: A capa mais "true" e o que ela diz sobre a música atual
Uma geração perdida, e com medo do escuro


