Ghost: A história da criação de um mito
Por Emanueli Dalsasso
Fonte: Com Escrúpulos
Postado em 07 de novembro de 2013
Ghost, inovadora, sueca, excêntrica, de melodia monótona, timbres pesados, harmonias riquíssimas e críticas profundas. Ghost ou Ghost B.C. em alguns casos, é uma banda que teve seu nome lançado ao mundo em 2008, e ao lançar Opus Eponymous em 2010, explodiu de uma maneira homérica e repetiu a dose com Infestissumam em Abril deste ano. Isso que alguns integrantes já se conheciam a mais de uma década! Conheci a banda lá por Julho de 2012, gostei de cara, achei inovador mesmo, mas confesso que acabei esquecendo da existência dela até os borbulhinhos voltarem em 2013, pouco antes do anúncio de que iriam tocar no Rock in Rio.
A história da banda foi toda uma "jogada de marketing" por assim dizer, não digo que uma maneira rude, até mesmo porque, ao ler uma entrevista com um Nameless Ghouls ele mesmo disse que foi toda uma ideia montada, após terem várias músicas compostas e de terem pensado em como entrariam no mercado de maneira efetiva, decidiram então que tudo seria um grande "horror show". Realmente inteligente da parte deles, após passarem um bom tempo investindo e deixando o primeiro álbum "redondinho", tecnicamente falando, aí sim se lançaram à música. E se não tivessem conseguido, certamente eu não estaria aqui lhes escrevendo.
Em minha opinião, a espera foi perfeita, como já disse, o primeiro álbum é perfeito e a experiência ao vivo é de outro mundo. Tive a grande oportunidade de vê-los ao vivo aqui no Brasil duas vezes, e falo de coração aberto: que sensação boa. Um show desses caras e uma experiência única, você acaba completamente esquecendo de prestar atenção no que está acontecendo no palco, afinal, o que há para ver? Um vocalista, que atende pelo nome de Papa Emeritus II, sem presença alguma? Ou músicos sem nome vestidos todos iguais? Não há o que ver, o que acaba te conduzindo a apenas sentir e analisar o que estão tocando.
"Sentir e analisar o que estão tocando". Aí que está o grande X. Ghost é um grande teatro horror show, assim como Alice Cooper, Kiss, Mercyful Fate, Death SS (o próprio Nameless cita estas bandas), então, por que causa tanto escândalo? A sim, claro, as letras, não gostaria de me aprofundar neste assunto, afinal, ter livre cunho para falar de religião hoje em dia é como ter livre cunho para falar de bruxaria na época da inquisição, mas claro, sempre há os suicidas, tal como este Nameless, ele diz: "Não queremos que tentem controlar outras pessoas. Por isso usamos a mesma vestimenta que a igreja sempre usou. Fazemos basicamente tudo o que a igreja faz e dizemos mais ou menos as mesmas coisas, e isso é muito irônico de muitas maneiras. Não fazemos de formas estilística".
Aqui entre nós, esquecemos por um tempo esta temática anticristo destes e pensemos irmãos, acham mesmo que eles são satanistas? Em MINHA opinião a paixão pela música claramente exalta, apenas acrescentaram um sal, na verdade, um saleiro todo. Não sei se sou suspeita ou não em falar deles, não defendo nem crítico suas ações, estou aqui pelo amor, quer dizer, pela música boa, ou melhor, pelo amor à música boa. E é aí que deixo minhas deixas, se você tem possui um pavor irracional, aconselho que escute, isso mesmo, principalmente se você for músico. Deixe de lado a imagem deles assim como as letras, apenas se concentre nas técnicas e harmonias, afinal, tudo é lucro, precisamos apenas localizá-lo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Arch Enemy posta vídeo em colaboração com Angela Gossow e fãs especulam retorno
Retorno? Perfis do Arch Enemy e de Angela Gossow deletam todos os posts
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
Phil Campbell, ex-Motörhead, cancela turnês por recomendações médicas
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry


Tobias Forge diz que shows do Ghost têm semelhanças com apresentações de Lady Gaga
Tobias Forge revela estar gravando fora do Ghost
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Os 3 álbuns que decepcionaram em 2025, segundo o Ibagenscast (um é do Angraverso)
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda


