Iron Maiden: O que há de mais "Cult" está no Metal!
Por Aloysio França
Fonte: MEGALOMANIA
Postado em 12 de outubro de 2013
Você pode usar o termo 'Cult' para definir algum tipo de música que foi intelectualizada por estar atrelada a alguma forma de cultura. Ou pode chamar de 'Cult' pessoas que são seguidoras de obscuridades literárias e artísticas. É o que dizem já há alguns anos. Mas o que é que este público 'Cult' ouve afinal de contas? Música Indie? Música Eletrônica? Sons experimentais com gênero indefinível? Bom, tenho que dizer algo a essas pessoas: Estão no caminho errado! Não existe banda mais 'Cult' neste mundo que o IRON MAIDEN. Eu sei que alguns leigos ainda acreditam que suas letras são satânicas (!?) Provavelmente por causa das capas. Mas a verdade é que quase tudo o que o IRON cria vem de algum livro que eles leram, poesias, filmes e até história mundial. A quantidade de cultura relevante que carregam as letras dessa banda poderia alfabetizar e graduar uma pessoa. Fiz uma pequena seleção de músicas de várias épocas que se encaixam bem nesta denominação.
• Phantom of the Opera - Esta música do álbum de estréia da banda fala da obra literária chamada O Fantasma da Ópera (obviamente) escrita pelo francês Gaston Leroux em 1910. Já inúmeras vezes adaptada para o teatro e para o cinema e definitivamente popularizada como um musical feito para a Broadway.
• The Ides of March - É a música que abre o Killers, segundo álbum da banda. Apesar de ser uma música instrumental, no próprio nome Ides of March há uma referência a algo histórico. Ides of March (Idos de Março) era uma expressão usada pelo antigo império romano para referir o 15° dia de cada mês, muito provavelmente usado para marcar a lua cheia. A palavra ides vem do latim "Idus"que quer dizer metade (usada para datas e calendários). Os Idos de Março também ficaram conhecidos por terem sido festejados e dedicados à Marte, o deus romano da guerra.
• Murders in the Rue Morgue - Essa música tem uma participação especial na minha iniciação literária. Murders in the Rue Morgue (Os Assassinatos na Rua Morgue) é um conto clássico escrito por um dos pais da literatura gótica, Edgar Allan Poe, publicado pela primeira vez na revista Graham's Magazine em 1841. Minha recomendação pessoal para todos!
• Genghis Khan - Mais uma instrumental do Killers, essa música tem o nome de Genghis Khan, o guerreiro e conquistador mongol da idade média.
• Children of the Damned - Esta música está no The Number of the Beast e faz referência ao filme homônimo de ficção científica lançado em 1964 pelo diretor Anton Leader.
• The Prisoner - A terceira e bela faixa do The Number of The Beast foi inspirada no seriado inglês The Prisoner da década de 60. Recentemente foi feito um remake desta série e embora eu não tenha visto, me inclinei a esta ideia, pois ouvi críticas muito boas.
• Where Eagles Dare - Esta música maravilhosa pertence ao Piece of Mind e fala sobre o filme homônimo de 1968 dirigido por Brian G. Hutton e estrelado por ninguém menos que Clint Eastwood. Seu roteiro fala sobre a Segunda Guerra Mundial.
• The Trooper - Veio da poesia "The Charge of The Light Brigade" de Lord Tennyson inspirada na Batalha da Balaclava. Esta batalha foi um importante episódio da Guerra da Crimeia de 1854, que embora passe batido pelas aulas de história dos brasileiros, foi de grande importância para a história da Inglaterra e da Rússia. Vale a pena dar uma pesquisada.
• To Tame A Land - Esta música do Piece Of Mind fala do romance chamado "Duna" do norte-americano Frank Herber publicado em 1965. Esta obra de ficção científica aborda também filosofia, psicologia e religião. Além de ter sido extremamente aclamada pela crítica foi também um sucesso comercial da época.
• Aces High - A épica música de abertura do Powerslave é outra aula de história. Narra os acontecimentos em torno de um piloto da força aérea inglesa na Batalha da Grã-Bretanha ocorrida na Segunda Guerra Mundial, em combate com caças da Deutsche Luftwaffe. A música chega a citar o ME-109 (abreviação de Messerschmitt Bf 109), um famoso caça alemão usado pelos nazistas.
• Powerslave - A música-título do álbum Powerslave aborda mitologia egípcia e rituais da cultura do Egito antigo. Faz menção ao antigo deus Osíris, divindade da vegetação, agricultura e da vida após a morte, e ao Olho de Hórus, símbolo de proteção, coragem e poder, associado ao deus Hórus.
• Alexander The Great - Este tesouro do Heavy Metal está no Somewhere In Time e obviamente conta a história de Alexandre Magno, um dos maiores conquistadores do mundo antigo.
• The Evil That Men Do - O título deste clássico foi tirado de uma obra de William Shakespeare chamada Julius Caesar e cita o discurso feito por Marco Antônio após o assassinato de Júlio Cesar da Roma antiga:"The evil that men do lives after them; The good is oft interred with their bones."(O mal que os homens fazem vive depois deles; O bem é muitas vezes enterrado com seus ossos).
• Run Silent, Run Deep - Esta música faz referência ao romance de mesmo nome lançado em 1955, que depois virou um filme estrelado por Clark Gable. O termo 'Run Silent, Run Deep' se refere ao modo 'Silent Running' de operar submarinos de forma furtiva.
• Afraid to Shoot Strangers - De um ponto de vista mais humano, esta música aborda a temática de guerra. Fala sobre a experiência traumática de um soldado por tirar a vida de outra pessoa. Foi escrita especificamente para a Guerra do Golfo. Bruce Dickinson explicou no "Live At Donington": (A guerra) é iniciada por políticos e tem de ser finalizada por pessoas comuns que não querem matar ninguém".
• Lord Of The Flies - O segundo som do subestimado X-Factor é baseado no sensacional livro de mesmo nome (lançado no Brasil como "O Senhor das Moscas") de William Golding, vencedor do Prêmio Nobel em 1983.
• The Edge Of Darkness - Esta música é baseada em um dos melhores filmes da história, Apocalypse Now, dirigido pelo consagrado Francis Ford Coppola em 1979. Alguns trechos da letra foram tirados diretamente das falas dos personagens do filme.
• Brave New World - A capa do álbum e a música fazem alusão ao livro Brave New World conhecido no Brasil como Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. Um livro extraordinário!
Esta lista não é nem de longe tudo que o IRON MAIDEN tem pra oferecer de narrações culturais. Seu material é repleto de insinuações literárias. Me lembro de ter comprado meu primeiro pocket book de Howard Phillips Lovecraft por causa do epitáfio na capa do "Live After Death". Até mesmo o nome da banda faz referência a um filme da década de 70, e Bruce Dickinson em sua carreira solo gravou um álbum (Chemical Wedding) parcialmente inspirado em Willian Blake, um poeta e pintor inglês do século XVIII.
A intenção de escrever este artigo não é apenas mostrar que os integrantes do IRON MAIDEN são muito dedicados à leitura e ao cinema, mas sim mostrar que o universo do Metal tem muito mais pra oferecer do que apenas música. São inúmeras as possibilidades de se encontrar outras formas de arte vinculadas às músicas que você, fã de Rock e Metal, escuta no dia a dia, caso resolva explorar. E este pode ser o incentivo que faltava para que se adquira o saudável hábito da leitura. Na verdade, pode fazer a diferença no futuro de uma pessoa.
Enfim, quer ser culto? Quer ser intelectual? Então leve o Metal mais a sério!
Incentivem esse tipo de matéria acessando www.megalomania-metal.com.br e curtindo a Fanpage no Facebook. Muito Obrigado!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
Extreme confirma shows no Brasil fora do Monsters of Rock; Curitiba terá Halestorm
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu


Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
Adrian Smith destaca passagens curiosas do livro "Infinite Dreams", do Iron Maiden
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O pior álbum da carreira solo de Bruce Dickinson, segundo a Metal Hammer
Documentário "Di'Anno: Iron Maiden's Lost Singer" ganha distribuição oficial
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda


