Avenged Sefenfold: a controvérsia da apresentação no RIR2013

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por João Gouvêa, Fonte: Programa Vertigo
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

É com muita alegria que eu recebi a notícia de que o AVENGED SEVENFOLD vai figurar no RIR 2013 no mesmo dia que o Iron Maiden. Ao meu ver, esse convite já tinha que ter acontecido em 2011. COHEED AND CAMBRIA não causou tanto impacto, até por me parecer uma banda inferior e não amadurecida. O show de M.Shadow e sua turma no SWU foi excelente e eu teria ficado muito feliz se tivesse ocorrido também no Rio de Janeiro, abrindo o show do METALLICA no RIR, até porque eu estava lá =).

781 acessosHeavy Metal: os 10 melhores riffs dos anos noventa5000 acessosDossiê Guns N' Roses: A versão de Slash para os fatos

O show de 2013 vai fazer parte da turnê de um novo álbum que será lançado pouco antes do evento. Turne Maiden England do IRON + meu primeiro show do Avenged vai ser foda! Me lembro que a primeira vez que eu ouvi os caras foi enquanto eu zapeava pelo Youtube. Achei um cover deles de Flash of the Blade do Iron. Achei inusitado alguém fazer cover de uma música meio b-side e respeitei os caras por isso. Curti o cover e corri atrás pra conhecer melhor.

Agora, sei que nem todos levaram a notícia para o lado positivo. Assim como tudo que é bom (pra mim), A7X tem seus adoradores e seus críticos. Acusam a banda de ser comercial e de seus integrantes de serem homossexuais (realmente...) . Falam também que o som é ruim (sem ao menos escutar, na maioria das vezes) e até criticam o fato da banda ter “roubado” o símbolo Deathbat do OVERKILL.

Ora... vamos analisar as críticas uma a uma.

1) A banda é comercial.

Não tem nem muito o que falar. Analisando o som que a banda faz em toda sua carreira, eu não consigo identificar nada que soe “comercial” no mau sentido da palavra. PANTERA por exemplo faz um sucesso monstro, e tem até fãs de fora do metal. Eles eram “vendidos”? IRON MAIDEN também vira e mexe lança uma coletânea e tem no seu merchan uma fonte de renda altíssima. Eles são “mercenários”? O Avenged é apenas uma conseqüência de boa música, aliada a rostinhos bonitos (minha esposa que disse) e uma ótima estratégia de marketing. Devemos culpa-los por isso? Os caras são amigos de infância e tocam desde moleques. Acusa-los de ser “posers” não faz sentido nenhum.

2) Os integrantes são homossexuais.

Totalmente ridículo. E daí que os caras são homossexuais ou não? Todos ou pelo menos a maioria tem esposas. E mesmo se fossem gays. Qual é o caso? Rob Halford é menos foda por queimar o rosquete? Fred Mercury cantava menos? Acho que não é o caso, mas a homossexualidade dos integrantes de uma banda não pode guiar seu gosto pelo som que eles fazem. E se você fala que os caras do Avenged são gays e escuta POISON e CINDERELLA... sem comentários rsrs...

3) O som é ruim.

Bom, respeito todos os tipos de opinião, CONTANTO que esta tenha ALGUM fundamento. Se você vai na onda de meme de facebook e fala mal da banda sem nunca ter parado para ouvir, lamento mas então VOCÊ É O POSER. Para um dia, e escuta um álbum deles, eu recomendo o Nightmare por ser mais “tradicional”. Você vai encontrar influências de Iron, Metallica, Pantera, mas com um estilo único. É por isso que eu curto Avenged. Lembrando também que toda banda tem seus fãs posers. Por ser americana e ter essa conexão com os adolescentes, muitas vezes você verá fãs bem bizarros rsrs... mas isso é normal hoje em dia.

4) Símbolo "roubado" do OVERKILL.

Com relação ao símbolo roubado da banda OVERKILL. Gente... morcego e caveira são temas bem comuns no heavy metal. O símbolo só foi aparecer no terceiro álbum da banda de 1988 – Under the Influence. Bat Out of Hell, do MEAT LOAF por exemplo, é de 1977. O símbolo aparece em várias partes da cultura dark e nunca foi posse do Overkill. Aparece até nos jogos Zelda como um inimigo do Link chamado Bubble. Nunca vi ninguém esculachando o ICED EARTH por ter uma mascote bem similar ao do Iron Maiden. Obviamente é novamente um aspecto da pinimba que persegue o A7X.

Bom, é isso. Espero que o meu texto faça você, crítico do A7X, pensar melhor sobre a banda. Se você é um daqueles que critica sem ouvir primeiro, por favor escute. Pessoas que falam e afirmam coisas sobre o que não sabem podem se arrepender no futuro.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Iron MaidenIron Maiden
Show do Ghost é melhor, diz reportagem

781 acessosHeavy Metal: os 10 melhores riffs dos anos noventa465 acessosIron Maiden: Iron Maiden Ex Libris aborda as letras da donzela428 acessosThunderstick: ex-batera do Samson e Iron Maiden lançará novo disco0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Qual a opinião dele sobre o Pro-Tools?

Dennis StrattonDennis Stratton
Paul Di'Anno nunca mais, diz guitarrista

Paul DiannoPaul Dianno
Ele teve mais chances que qualquer um, mas sempre ferrou tudo

0 acessosTodas as matérias da seção Opiniões0 acessosTodas as matérias sobre "Avenged Sevenfold"0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"0 acessosTodas as matérias sobre "Overkill"

Dossiê GNRDossiê GN'R
A versão do guitarrista Slash para os fatos

CriançasCrianças
Como cresceram as de "Nevermind", "War" e outras

RodolfoRodolfo
100% arrependido das letras dos Raimundos

5000 acessosCapas de álbuns: as mais obscuras e marcantes da história5000 acessosCuriosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas5000 acessosZakk Wylde e Dave Grohl: A treta por causa de canções para Ozzy5000 acessosGaleria - Musas do Metal5000 acessosEm vídeo: Seguidores do Demônio, as 10 bandas mais perigosas segundo pastor americano5000 acessosKiss: filho de Gene Simmons desmistifica pai

Sobre João Gouvêa

Escuto metal desde os 8 anos (influenciado pelos meus irmãos). Fui músico entre 2001 e 2010 (vocal e baixo) e nunca me neguei a ouvir banda nenhuma, justamente para saber se eu gosto ou não gosto daquilo. Sem preconceito nenhum com a música ou com a vida. Tenho um programa na webradio www.metalgeneration.com.br chamado VERTIGO - METAL SEM RÓTULOS.

Mais matérias de João Gouvêa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online