A música em que o Metallica mais "se vendeu", segundo a Far Out Magazine
Por André Garcia
Postado em 11 de abril de 2025
Muita banda de sucesso no metal já foi rotulada como vendida, mas eu ousaria dizer que nenhuma como o Metallica.
A banda que em meados dos anos 80 se consagrou o maior representante do pesado e feroz thrash metal, na década seguinte deu uma guinada para algo mais pop e acessível.
No "Black Album" (1991) as músicas já eram mais leves e apostava mais em power baladas. Foi um espanto para os fãs, mas o disco era tão bom que o pessoal engoliu.
Metallica - Mais Novidades

Já no "Load" (1996) e "Reload" (1997) o Metallica foi ainda mais longe em sua busca por se afastar do metal, e dessa vez os fãs não perdoaram. Em uma atitude que chocou a galera das antigas, eles não só mudaram o som e adotaram uma sonoridade muitas vezes de country music como ainda cortaram o cabelo, pintaram as unhas, passaram maquiagem e passaram a se vestir como playboys.
Segundo a Far Out Magazine, é do "Load" a música mais vendida do Metallica: "The Unforgiven II". Mais vendida não no sentido de maior sucesso comercial, mas no de ter sido aquela em que eles mais se venderam:
"Embora a história de 'The Unforgiven', do 'Black Album, tenha se prestado bem a uma sequência,

'The Unforgiven II' é uma tentativa muito mais convencional da banda. Qualquer balada deve soar um pouco mais doce para os ouvidos, só que, comparada à primeira, essa continuação empalidece em comparação com a original. Pois faz tudo conforme as regras e cria uma versão convencional um o rock maintream deve fazer."
"Afinal de contas, a maior atração do original foi justamente a inversão da fórmula [de 'Smells Like Teen Spirit'] com um verso pesado e um refrão suave. Mas [a continuação] traz tudo de volta ao status quo com um verso suave e um refrão pesado, o que parece um pouco de covardia da parte deles. E, ao analisar a letra, James Hetfield parecia estar tentando criar sua própria versão de uma balada de hair metal em certos momentos."

"The Unforgiven" acabou virando uma trilogia com o lançamento da terceira (e até aqui a última) parte no "Death Magnetic" (2008).
Por falar nisso, conforme publicado pela Guitar, em recente entrevista para a Guitar World Kirk Hammett confessou não conseguir mais tocar o solo de "The Unforgiven III" da forma que gravou:
"Tem outro solo de que gosto muito, que até tentei reaprender, mas não consegui tocar certo. É aquele de 'The Unforgiven III'. Em parte dele estou tocando fora do tempo, mas soa super efetivo."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps