Heavy Metal: Bem vinda, Nova Geração da Velha Escola

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fabio Reis
Enviar correções  |  Ver Acessos

O ano de 2014 vem sem dúvidas trazendo grandes lançamentos para o Metal. Se 2013 já havia sido um ano excelente, com álbuns impecáveis e ótimas bandas despontando com grandes "Debuts", neste ano temos simplesmente a continuidade desse processo que ainda conta com notório crescimento. Venho notando que isso já vem ocorrendo a um certo tempo.

Slayer: quando o católico pai de Tom Araya descobriu que a banda era satanistaCuriosidade: capas de álbuns com ilusões de ótica

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em quase todos os segmentos do Metal temos ótimas bandas surgindo e ainda contamos com os grandes nomes da Cena fazendo sua lição de casa e nos brindando com trabalhos no mínimo dignos.

Países como a Suécia, Alemanha, Brasil, Canadá e alguns outros se tornaram verdadeiras fábricas de bandas, e o melhor de tudo, bandas com qualidade acima da média. Você pode ler isso e pensar, "mas estes países já revelavam nomes a bastante tempo". Sim revelavam, mas o que vemos hoje é uma verdadeira explosão, todos os dias me deparo com álbuns excelentes que em sua maioria são de bandas que surgiram após o ano 2000.

Até mesmo em locais onde havia uma Cena de certa forma modesta, como Itália, Grécia, México, Suiça, Finlândia e Colômbia, não param de despontar promessas dos mais variados estilos e segmentos.

Em pouco mais de 20 anos em que acompanho o desenvolvimento do Metal e suas ramificações de forma assídua, nunca me deparei com tal fenômeno, a única vez na história em que um número tão grande de bandas de qualidade surgiu foi no final dos anos 70 e início dos 80 com a fabulosa NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Alguns ao ler isto vão dizer, "Opa! Perae, você está querendo me dizer que estamos vivendo uma segunda New Wave??? Não viaja!"

Calma, não é bem isso, mas na história do Metal, a única explosão de grande porte propriamente dita que aconteceu e se tem notícia foi a NWOBHM. Existiram outros períodos em que houve uma grande demanda de bandas, como nos anos 70 com as bandas pioneiras, no surgimento do Thrash já na década de 80 e no ápice do Death/Black no começo dos 90's, porém nenhum destes movimentos foi tão grande e abrangente como a New Wave, que começou na Inglaterra e se propagou por todas as partes, bandas que já faziam Metal, enquadraram as suas sonoridades ao movimento assim como estilos que surgiriam mais tarde foram totalmente influenciados pelas bandas desta época.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sendo assim, o que percebemos é que a NWOBHM foi um marco, influenciando praticamente tudo o que veio a seguir. Dizer que um movimento atual possa ser tão grande e se assemelhar de forma a ser comparado seria no mínimo ingênuo da minha parte. Quando cito o momento atual, o aparecimento em massa de um sem número de bandas e digo, que tamanho fenômeno só ocorreu na New Wave, a comparação é feita sim, mas de uma forma diferente.

Obviamente, os estilos estão todos criados, não existe o fator novidade e nem pioneirismo, não falamos aqui de algo que está acontecendo e vai gerar um sem número de subgêneros e nem nada parecido. A comparação fica no sentido de ser um movimento que começou isoladamente em alguns países e hoje se tornou mundial, bandas dos quatro cantos do planeta surgem tocando os estilos mais tradicionais do Metal, da forma como eram tocados na sua criação, as chamadas bandas "Old School", que tem total influência nas bandas oitentistas e aparecem aos milhares nos dias de hoje.

É impossível ignorar a qualidade de tais bandas e muito menos que um novo movimento acontece na nossa frente, é claro que devemos saber distinguir as diferenças entre ele e os outros aqui citados, principalmente a NWOBHM, porém podemos sim comparar algumas particularidades entre ambos, e ter a certeza que o que está acontecendo nos dias de hoje, sem dúvidas é algo grande e que será contado e retratado daqui a alguns anos como uma referência de "um grande momento para o Metal"

Não. Não se trata de uma nova New Wave Of British Heavy Metal, mas felizes os que passam por esta época atual, atentos a tudo que é lançado, pois com ou sem ciência, vivem um momento mágico. Não vivemos uma segunda década de 80, não presenciamos o surgimento de novos estilos que vão revolucionar o Metal, mas estamos vendo nascer as bandas que não o deixarão morrer, ótimas bandas por sinal, com um futuro brilhante pela frente e que pra nossa sorte, se inspiram em um dos momentos mais férteis e felizes da história, a grande década de 80.

Bem vinda "Nova Geração da Velha Escola do Metal"! Que seja tão boa e grande quanto sua antecessora !

Valeu!

\m/




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Slayer: quando o católico pai de Tom Araya descobriu que a banda era satanistaSlayer
Quando o católico pai de Tom Araya descobriu que a banda era satanista

Curiosidade: capas de álbuns com ilusões de óticaCuriosidade
Capas de álbuns com ilusões de ótica


Sobre Fabio Reis

Paulista, 32 anos, Editor do Blog Mundo Metal, fã de Rock Clássico e Diversos subgêneros do Metal. Banda favorita: Megadeth. Conheceu o Rock ainda quando criança por intermédio dos pais (amantes de Beatles) e com 11 anos já ia na galeria do Rock comprar seus primeiros LP's, desde sempre fez do Metal seu estilo de vida e até os dias de hoje essa paixão pela música só aumenta.

Mais matérias de Fabio Reis no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280