A parceria entre Paul McCartney e Freddie Mercury que acabou não dando certo
Por Bruce William
Postado em 24 de fevereiro de 2023
Paul McCartney é conhecido por ser um músico muito colaborativo e ter feito diversas parcerias musicais ao longo de sua carreira. Ele trabalhou com muitos artistas famosos, incluindo Stevie Wonder, Michael Jackson, Elvis Costello, Kanye West, Rihanna e muitos outros. Mas uma delas infelizmente nunca se concretizou, apesar de ter sido bastante planejada por Paul, que chegou a escrever uma música para tal: a parceria com Freddie Mercury, vocalista do Queen.
Nos anos setenta, Freddie e Paul se encontraram de forma muito esporádica durante as "Buddy Holly Weeks", organizadas pelo ex-Beatle a partir de 1976, como homenagem ao músico falecido muito precocemente, de quem ambos eram grandes fãs - inclusive o nome "The Beatles" foi inspirado pelo nome da banda que acompanhava Holly, "The Crickets" (Os Grilos).
Paul McCartney - Mais Novidades
Em 1981, durante a turnê "Hot Space" do Queen, Paul McCartney assistiu a um show do Queen em Londres e depois foi aos bastidores para conhecer Freddie Mercury e os outros membros da banda. Há relatos de que eles conversaram e teriam improvisado uma versão de "I Saw Her Standing There", dos Beatles. Mas somente quatro anos mais tarde, quando ambos se apresentaram no Live Aid, é que ficou consolidada uma amizade mais forte.
Com isso, Paul compôs uma música tendo em mente uma parceria com Freddie. E assim surgiu "Once Upon a Long Ago", cuja ideia original é que fosse um dueto entre Paul e Freddie. Mas o vocalista do Queen acabou se enrolando com outros compromissos e Paul tocou o projeto sem a participação dele.
Então, sob produção de Phil Ramone e mixagem de George Martin, Paul gravou a música no Hog Hill Studio entre os dias 11 e 12 de março de 1987, em sessões que contaram com uma orquestra completa e contribuições instrumentais dos músicos Stan Sulzmann (saxofone), Nigel Kennedy (violino) e Adrian Brett (flauta).
"Once Upon a Long Ago", foi lançada como single em 1987 e incluída na coletânea "All the Best!". Há fontes que dizem que a canção teria sido escrita para o filme "The Princess Bride" ("A Princesa Prometida", no Brasil). E existe também um raro vídeo promo onde Paul dublou a si mesmo cantando no alto de uma montanha.
Em um documentário sobre o Queen chamado "Magic Years", é exibida uma filmagem antiga onde Paul faz a seguinte declaração: "Freddie sempre teve uma boa voz, o que foi a base do grupo, eu acho, e Brian (May) é um bom guitarrista também, você olha e percebe que eles tem muitas habilidades musicais. Eu acho que é fácil você notar uma banda com habilidades musicais. Mas, devo dizer, a primeira coisa que você percebe no Queen é a voz do Freddie, uma voz muito forte e única, e você conclui que esse cara sabe exatamente o que está fazendo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Como a morte da mãe de Bono deu origem à música que o U2 mais tocou ao vivo
Regis Tadeu cobra autoridades e influenciadores em apelo por Lito Sousa
O guitarrista que Eddie Vedder considera o maior sobrevivente da história do rock
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
McLaren batida em um muro pelo baterista do Pink Floyd é vendida por R$ 188 milhões
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Wolfgang Van Halen vence aposta com troll da internet e vai à forra
Cantora Dolly Parton morre aos 80 anos de idade
Mark Osegueda nega que Kerry King seja uma pessoa difícil de lidar
A melhor música do Wings de todos os tempos, segundo Paul McCartney
A lição que jovem fã ensinou ao lendário Rick Wakeman no Brasil
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide

A linha de baixo dos Beatles que Paul McCartney disse ter sido "um grande momento" de sua vida
Roger Waters explica por que o Pink Floyd descartou participação de Paul McCartney no "Dark Side"
Os Beatles que mais "sofreram" no começo de suas carreiras solo, segundo o produtor George Martin
A música problemática do Wings que Paul McCartney afirma ter sido o melhor single da banda
Paul McCartney responde quais são seus álbuns favoritos dos Beatles: "Pergunta difícil…"
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Por que Roger Waters cortou Paul McCartney em "Dark Side of the Moon"?
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
A banda moderna que para Paul McCartney superava o que ele e John Lennon faziam nos Beatles


