Black Sabbath: O fiasco de uma reunião
Por Nathália Plá
Postado em 18 de maio de 2012
Vou começar de cara expressando minha opinião: Black Sabbath na formação Ozzy, Iommi, Butler e Ward é a melhor banda de rock de todos os tempos. Precursores do heavy metal, inovadores de um gênero musical.
Como qualquer roqueiro da minha geração, fiquei resignada com a concepção de que jamais teria a oportunidade de poder ouvir um álbum inédito, muito menos de presenciar um show do quarteto. Eis que de repente esse panorama se reverteu.
Em meio a inúmeros boatos, rumores e burburinhos, finalmente foi anunciada a reunião dos membros originais do Black Sabbath, no dia 11 de novembro de 2011. Puro êxtase!
Black Sabbath - Mais Novidades
Mas foi tudo efêmero. De uma hora pra outra, Bill Ward anuncia que estava retrocedendo em virtude de um contrato que, em suas palavras, era "inassinável". E pior: para agravar a situação Tony Iommi recebeu o diagnóstico de um linfoma. A sonhada reunião, divulgada aos quatro ventos, foi por água abaixo. Muito barulho por nada.
Entretanto, dessa frustração, a maior decepção de todas foi a conduta dos quatro artistas. Ainda antes de ser anunciada oficialmente a reunião, Ozzy Osbourne e Tony Iommi protagonizaram uma verdadeira comédia pastelão. Vazou uma entrevista em que Ozzy confirmou com todas as letras que a reunião estava acontecendo, o que provocou a reação de Iommi que, sem demora, negou, sem negar, por assim dizer, a reunião. Aí depois de tudo finalmente esclarecido, vem Ward e diz que não ia mais participar de nada, mas não assume que isso é por causa de dinheiro. Afinal, o que é que o impediu de formalizar o negócio? E mais, por que essa questão oculta, leia-se, financeira, não fora tratada antecipadamente? Por que isso foi eclodir somente após ter sido feito o anúncio?

Sucedeu-se então uma verdadeira queda de braços. Ward depois veio dizendo que não era bem assim e que uma conciliação estava sendo tentada. Enquanto isso Iommi começou a batalhar contra sua doença. Tudo culminou com os acontecidos dessa semana. Ward saiu do muro e finalmente colocou um ponto final em tudo. Ele está fora. No dia seguinte já vem o agora trio, Ozzy, Iommi e Butler, e anuncia sem revelar nomes que já tinha um novo baterista e que não ia comentar nada sobre a declaração de Ward. E hoje fizeram o pior. O site oficial do que ainda se chama Black Sabbath foi atualizado e agora ostenta fotografias antigas da formação original enquanto ainda junta, mas editadas de forma que foi retirada de todas elas a imagem do Bill Ward. Uma atitude que pode se classificar de juvenil, para não dizer pior.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | É o fim da picada, francamente. Nenhum dos quatro está passando por problemas financeiros. Ou seja, não deviam estar brigando por causa de dinheiro, fazendo-se de mercenários. Os quatro são sexagenários, portanto, deviam estar se portando como tal, e não como crianças pirracentas. Eles não estão agindo de acordo com suas condições. As atitudes infantis praticadas só fizeram manchar a história que foi forjada. O Black Sabbath já era consagrado por tudo que havia deixado e esse venerável nome só foi desonrado com tudo isso. Desde que surgiram meros rumores acerca da reunião armou-se um verdadeiro circo e os fãs foram feitos de palhaços. É mesquinharia demais, e uma verdadeira falta de respeito com um público que sempre entregou nada mais do que pura idolatria.

Eles deviam ter em mente que enquanto tem gente que certamente está se sacrificando para comprar um ingresso e comparecer a um show, eles estão aí cheios da grana. A dura verdade é que faltou um mínimo de respeito para com a legião de fieis seguidores que eles têm. É ultrajante! Ninguém precisava disso. Os fãs não precisavam duma decepção tão amarga. E o Black Sabbath não precisava de tamanha infâmia a atingir o legado outrora imaculado de sua música.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
O clássico que o Rainbow nunca tocou ao vivo porque Ritchie Blackmore esqueceu o riff
Ex-vocalista gostaria de participar da turnê que celebra 50 anos do Accept
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
A música que levou mais de um ano para ficar pronta e se tornou um clássico do metal oitentista
A regra sagrada que o Rush sempre se recusou a quebrar, segundo Geddy Lee
Coincidências: Imagens usadas por grandes bandas em outras capas?
Por que era melhor abrir para Metallica que para Guns N' Roses, segundo Robert Trujillo

A melhor música do primeiro disco de Ozzy Osbourne, segundo o Loudwire
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão
O riff que melhor define Tony Iommi, e quem mostrou o caminho foi ninguém menos que Ozzy Osbourne
Bill Ward homenageia Cozy Powell em programa de rádio: "um anjo"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como Ronnie James Dio entrou no Black Sabbath mesmo sem querer, segundo canal
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite

