Café com Rosas: Reunião do Oasis? Não, Obrigado!
Por Guilherme Fernandes
Fonte: Café com Rosas Blog
Postado em 06 de maio de 2012
Falar sobre reuniões hoje dá ibope. Toda e qualquer possibilidade de reunião de bandas clássicas (ou não tão clássicas assim) são imediatamente noticiadas, deixando seus fãs ávidos por mais informações e gerando expectativas e frustrações a cada nota divulgada na imprensa especializada.
Enquanto pipocam informações sobre o Black Sabbath, Guns N’ Roses, Sepultura e outras bandas, as possibilidades de reunião são comentadas, defendidas e repudiadas pelos seus admiradores e detratores.
Na contramão de todas essas noticias sobre reuniões, decidi pensar sobre bandas que eu não deveriam se reunir, pelo menos por enquanto. E o único nome que me vem à cabeça é o Oasis.
Pode parecer estranho querer tal coisa, uma vez que sempre acompanhei a ótima carreira dos irmãos Gallagher. Estive presente em 2001 no memorável show que eles fizeram aqui no Brasil, no Rock In Rio 3 e confesso que ficaria feliz se as diferenças entre os irmãos fossem resolvidas e eles voltassem a trabalhar juntos em um futuro próximo.
No entanto, não agora.
Separados, as mentes criativas do Oasis estão superando as expectativas até do mais fanático admirador dos irmãos encrenqueiros de Manchester. A criatividade que, em minha opinião, ficou esquecida depois do excelente "Standing of the Shoulder of Giants", agora transborda no Beady Eye e no Noel Gallagher's High Flying Birds.
É notável que Noel preferiu seguir o lado mais experimental, menos rocker, e, porque não, mais reflexivo em seu projeto. A liberdade criativa, antes contida, agora está presente em cada música, desde a épica "Everybody's On The Run" até a ótima "AKA... Broken Arrow", que garante a diversão dos fãs do Oasis e atrai novos admiradores de seu cartel de sonoridades sofisticadas.
Enquanto isso, Liam e seu Beady Eye seguem uma pegada mais visceral, mais próxima dos primeiros álbuns do Oasis. Aqui a sofisticação está na simplicidade de suas ótimas composições. É claro que para a banda, composta por todos os integrantes da última formação do Oasis, exceto Noel, músicas como "Bring The Light" e "Four Letter Word" são passos naturais, confortáveis, dentro do estilo.
O fato é que, separados, os irmãos Gallagher nos proporcionaram duas ótimas bandas, dois ótimos trabalhos com boas abordagens dentro do contexto que cada um buscou. Enquanto juntos, no Oasis, pareciam não estarem mais dispostos a brindarem seus fãs com bons álbuns. Ao que parece, hoje as possibilidades de termos ótimos álbuns, com boas surpresas provenientes de Liam e Noel Gallagher separados é maior que qualquer novo álbum do Oasis.
Guilherme Fernandes
Facebook.com/cafecomrosas
Cafecomrosas.blogspot.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Como Charlie Benante conseguiu sua vaga no Anthrax, segundo Scott Ian
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A banda que mistura Black Sabbath com afrobeat que não sai do ouvido de André Barcinski
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
A famosa banda brasileira que Rafael Bittencourt quase foi linchado por não conhecer
Mick Jagger e sua hilária lista do "Top 10" de coisas que aprendeu em 50 anos de rock
David Gilmour explica que vendeu o catálogo do Pink Floyd, "mas não os direitos de publicação"


Turnê de reunião do Oasis supera Beyoncé em número de ingressos vendidos em 2025
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
"M*rda de cachorro": a opinião de Liam Gallagher (Oasis) sobre o heavy metal
Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda



