Resenhas: uma nota sete é algo bom ou ruim?
Por João Renato Alves
Fonte: Blog Van do Halen
Postado em 07 de novembro de 2011
Sou do tempo da média 5 na escola. Portanto, nota 7, apesar de não ser aquilo que nossos pais adorariam ver no boletim, até que livrava a cara da maioria. Mas, com o passar do tempo, a maior parte do sistema educacional adotou o 7. Só que esse número tem despertado uma grande confusão na minha cabeça quando vejo revistas supostamente especializadas dando nota a discos. Especialmente quando se trata de bandas conhecidas, já vi resenhas que claramente apontavam para uma nota menor. Mas na hora de fazer média com os fãs, o chapa-branquismo impera e colocam uma nota maior do que o texto poderia sugerir.
E não se engane, você que está lendo essas linhas. A maior parte dos leitores simplesmente se deixa levar pela nota, a coloca com importância maior que qualquer outra coisa. Para mim, 7 é uma boa nota. Não atribuiria esse valor a um trabalho meia-boca, que até tenha lá suas qualidades, mas, no fim das contas, não revele nada demais. Da mesma forma, acho que nota 10 é algo muito forte para sair distribuindo sem critérios. Em contrapartida, já vi muito disco ser malhado e ganhar no final essa cotação, que o coloca na média geral.
Pior, já li bandas com status de melhor do mundo ter disco metralhado em resenha e textos posteriores, para levar um bizarro (nessas condições) 8,5. Esse é o grande problema quando um fã-nático acaba sendo designado para avaliar um álbum de sua banda preferida. Sou contra padronizações. Porém, muito a favor de critérios. Se um disco regular merece 7, por pior que seja, jamais um horrível merecerá zero. Por isso, vejo essa nota como boa e estranho muito quando vejo em revistas e sites um álbum ser classificado como fraco e receber essa avaliação. Acredito que todos saibam a quem estou me referindo com essa crítica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Mat Sinner não virá ao Brasil com o Primal Fear em 2026
Andreas Kisser relembra quando foi chamado de vagabundo por tocar no Sepultura
O headliner do Bangers Open Air que não tem nenhum membro original em sua formação
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Velvet Revolver: Slash diz que falecido Scott Weiland era "irrecuperável"
A sincera reflexão de Slash sobre por que não usava drogas nas turnês e no estúdio
Eloy Casagrande revela o que evitou fazer no teste do Slipknot: "Se fizesse, seria babaca"

Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Você está realmente emitindo sua opinião ou apenas repetindo discursos prontos?
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite



