RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Kiko Loureiro participa de show de Joe Satriani e Steve Vai na Finlândia; veja vídeo

Membros originais do Black Sabbath recebem a maior honraria da cidade de Birmingham

Como um show desastroso mudou para sempre a história do Linkin Park

Gary Holt expõe como insatisfação de Zetro Souza prejudicou o moral do Exodus

A música do The Who que Keith Moon não conseguiu tocar; "Tivemos que chamar outro baterista"

A banda que muitos acham seus shows chatos, mas Dave Grohl considera a melhor ao vivo

A única música oficial do Nirvana com Dave Grohl no vocal: "Era uma questão sensível"

O álbum do Helloween que Andi Deris considera fantástico... para o Bon Jovi

Por que o "Acústico MTV" de Lobão não vendeu bem, segundo empresária

O dia que The Who gravou cover dos Rolling Stones para ajudá-los a pagar fiança

A pessoa mais insuportável com quem Noel Gallagher já trabalhou, segundo o próprio

O músico que Jimmy Page tremeu na base ao saber que teria que substituir: "Fiquei em choque"

As tretas de brothers entre Ritchie Blackmore e John Bonham: "Pagey, seu maldito!"

O álbum do Metallica que deveria salvar o thrash metal, mas acabou dando strike no gênero

Quando o AC/DC perdeu a mão, segundo Malcolm Young; "Precisávamos voltar às raízes"


Power Metal: o gênero seria antecessor da N.W.O.B.H.M?

Por
Postado em 04 de setembro de 2011

Para a opinião comum, ou diria eu, o senso comum dentro do universo do Heavy Metal, o estilo musical teve seu inicio no final dos anos 60 e inicio dos 70 com o aparecimento de bandas como Led Zeppelin, Blue Cheers e o Black Sabbath, segundo inclusive o documentário do antropólogo norte-americano Sam Dunn "Metal - A Headbanger's Journey'". Explorando uma sonoridade e abordagem mais agressiva dentro do Rock, com letras mais criticas e que exploravam algumas vezes também o universo da Fantasia e do lúdico. Até ai tudo bem.

Rainbow - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas, no caso é de praxe "assumir" também que a evolução do Heavy Metal iniciado pelas bandas já citadas veio com a N.W.O.B.H (New Wave of British Heavy Metal), movimento de extrema importância para o metal surgido na Inglaterra com bandas como Iron Maiden, Diamond Head, Saxon e Grim Reaper, e que ajudaram a popularizar e concretizar de fato o termo "Metal". É exatamente ai que entra o meu questionamento. Realmente foram bandas que trouxeram elementos mais variados ao gênero, tanto do ponto de vista estético (o público Headbanger surgiu, enquanto movimento veja bem, nesta época, começando a utilizar camisetas e utensilios que simbolizavam e representavam o próprio universo do Heavy Metal) como no aspecto musical (melodias mais complexas, letras com temáticas mais variadas, o aparecimento de arquétipos... etc). Estéticamente acredito que seja unãnime a aceitação do N.W.O.B.H.M como a "evolução" direta do "Heavy Metal" dos anos 60/70. Mas será que musicalmente já não existiam bandas no correr da década de 70 que transformaram e desenvolveram o gênero?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É ai que, na minha opinião, entra bandas como o Rainbow. Muitos gostam de falar do PUNK como o estilo musical que explodiu no meio dos anos 70 e que o Metal ressurgiu nos anos 80 para salvar o Rock das "músicas de três acordes". Na realidade, o Heavy Metal foi se desenvolvendo no mesmo ritmo que o PUNK, talvez não com tanto sucesso na época, mas foi. Pegando como ponto a discussão central do texto, se a pergunta "Quando o Power Metal enquanto vertente do Heavy Metal surgiu?" fosse feita aposto que a grande maioria dos fâs de Metal diriam que foi nos anos 80 com o Helloween. E é ai que entra novamente o Rainbow...

O Rainbow é uma banda composta e criada nos anos 70 inicialmente por Ronnie James Dio, Ritchie Blackmore, Micky Lee Soule, Craig Gruber e Gary Driscoll no ano de 1975, e que foi mudando sua formação com o passar do tempo. A banda gravou albuns fantásticos como "Rising" de 1976 e o "Long Live Rock'n' Roll" de 1978. É percebendo a sonoridade das músicas destes álbuns que pretendo lançar uma discussão, provocação ou polêmica. Acredito que praticamente TODOS (literalmente) os elementos do Power Metal enquanto estilo músical estão presentes em músicas como "Stargazer", "Kill the King" e "Gates of Babylon". As letras épicas, os vocais potentes e agudos, a velocidade dos solos de guitarra em parceria sonora com os teclados, a bateria com os bumbos e o andamento em si são similares. Seriam apenas "indícios sonoros de um futuro gênero do Metal" se estas músicas fossem secundárias na discografia do Rainbow, mas não, são as principais e mais marcantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com estas observações lanço uma pequena tese, a de que o Rainbow não é uma banda de Hard Rock, e sim de POWER METAL, pelo menos a formação com o Dio nos vocais. Com isso poderia-se inferir que o Power Metal não surgiu com o Helloween e que o mesmo (Power Metal) é, vamos dizer assim, mais clássico ou antigo que a NWOBHM, que o Thrash Metal e o DEath Metal por exemplo. Até mesmo o Scorpions pré-anos 80 - pois depois literalmente se tornou uma banda de Hard Rock - tem muita influência deste estilo, como nas épicas "Speedy is Coming" e "Fly to the Rainbow" de 1974 (antes do aparecimento do movimento Punk). O objetivo aqui não é afirmar literalmente isso, mas lançar uma proposta de discussão para a comunidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Só reiterando aqui que não se trata, e alguns podem até dizer isso, de rotular estilos, sendo que tudo seria Heavy Metal e acabou, ponto final. Na verdade não é bem assim e o que se propõe é fazer uma CLASSIFICAÇÃO, o que é bem diferente de um RÓTULO. Há de se levar também em consideração que o Heavy Metal foi se diferenciando e se complexificando sim com o passar do tempo e nas mais diversas localidades. Afinal, o som do Stratovarius não é o mesmo do Gorgoroth, e muito menos do Cannibal Corpse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeThiago Feltes Marques | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Victor Seiji Endo

Meu nome é Victor Seiji Endo, sou formado em Ciências Sociais pela PUC - SP e com especializações em cursos pela USP. Atualmente trabalho no Instituto de Pesquisas Datafolha. Sou um Fã assíduo de Heavy Metal e suas várias vertentes desde os 11 anos de idade. Gosto muito de atividades culturais em geral, como por exemplo assistir filmes e ler livros na área de Sociologia, Politica e Filosofia.
Mais matérias de Victor Seiji Endo.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS