Power Metal: o gênero seria antecessor da N.W.O.B.H.M?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Victor Seiji Endo
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Para a opinião comum, ou diria eu, o senso comum dentro do universo do Heavy Metal, o estilo musical teve seu inicio no final dos anos 60 e inicio dos 70 com o aparecimento de bandas como Led Zeppelin, Blue Cheers e o Black Sabbath, segundo inclusive o documentário do antropólogo norte-americano Sam Dunn "Metal - A Headbanger's Journey'". Explorando uma sonoridade e abordagem mais agressiva dentro do Rock, com letras mais criticas e que exploravam algumas vezes também o universo da Fantasia e do lúdico. Até ai tudo bem.

394 acessosBruce Dickinson: de volta ao Brasil para palestra no VTEX Day 20185000 acessosKiss sobre Secos e Molhados: "há quem acredite em OVNIs"

Mas, no caso é de praxe "assumir" também que a evolução do Heavy Metal iniciado pelas bandas já citadas veio com a N.W.O.B.H (New Wave of British Heavy Metal), movimento de extrema importância para o metal surgido na Inglaterra com bandas como Iron Maiden, Diamond Head, Saxon e Grim Reaper, e que ajudaram a popularizar e concretizar de fato o termo "Metal". É exatamente ai que entra o meu questionamento. Realmente foram bandas que trouxeram elementos mais variados ao gênero, tanto do ponto de vista estético (o público Headbanger surgiu, enquanto movimento veja bem, nesta época, começando a utilizar camisetas e utensilios que simbolizavam e representavam o próprio universo do Heavy Metal) como no aspecto musical (melodias mais complexas, letras com temáticas mais variadas, o aparecimento de arquétipos... etc). Estéticamente acredito que seja unãnime a aceitação do N.W.O.B.H.M como a "evolução" direta do "Heavy Metal" dos anos 60/70. Mas será que musicalmente já não existiam bandas no correr da década de 70 que transformaram e desenvolveram o gênero?

É ai que, na minha opinião, entra bandas como o Rainbow. Muitos gostam de falar do PUNK como o estilo musical que explodiu no meio dos anos 70 e que o Metal ressurgiu nos anos 80 para salvar o Rock das "músicas de três acordes". Na realidade, o Heavy Metal foi se desenvolvendo no mesmo ritmo que o PUNK, talvez não com tanto sucesso na época, mas foi. Pegando como ponto a discussão central do texto, se a pergunta "Quando o Power Metal enquanto vertente do Heavy Metal surgiu?" fosse feita aposto que a grande maioria dos fâs de Metal diriam que foi nos anos 80 com o Helloween. E é ai que entra novamente o Rainbow...

O Rainbow é uma banda composta e criada nos anos 70 inicialmente por Ronnie James Dio, Ritchie Blackmore, Micky Lee Soule, Craig Gruber e Gary Driscoll no ano de 1975, e que foi mudando sua formação com o passar do tempo. A banda gravou albuns fantásticos como "Rising" de 1976 e o "Long Live Rock'n' Roll" de 1978. É percebendo a sonoridade das músicas destes álbuns que pretendo lançar uma discussão, provocação ou polêmica. Acredito que praticamente TODOS (literalmente) os elementos do Power Metal enquanto estilo músical estão presentes em músicas como "Stargazer", "Kill the King" e "Gates of Babylon". As letras épicas, os vocais potentes e agudos, a velocidade dos solos de guitarra em parceria sonora com os teclados, a bateria com os bumbos e o andamento em si são similares. Seriam apenas "indícios sonoros de um futuro gênero do Metal" se estas músicas fossem secundárias na discografia do Rainbow, mas não, são as principais e mais marcantes.

Com estas observações lanço uma pequena tese, a de que o Rainbow não é uma banda de Hard Rock, e sim de POWER METAL, pelo menos a formação com o Dio nos vocais. Com isso poderia-se inferir que o Power Metal não surgiu com o Helloween e que o mesmo (Power Metal) é, vamos dizer assim, mais clássico ou antigo que a NWOBHM, que o Thrash Metal e o DEath Metal por exemplo. Até mesmo o Scorpions pré-anos 80 - pois depois literalmente se tornou uma banda de Hard Rock - tem muita influência deste estilo, como nas épicas "Speedy is Coming" e "Fly to the Rainbow" de 1974 (antes do aparecimento do movimento Punk). O objetivo aqui não é afirmar literalmente isso, mas lançar uma proposta de discussão para a comunidade.

Só reiterando aqui que não se trata, e alguns podem até dizer isso, de rotular estilos, sendo que tudo seria Heavy Metal e acabou, ponto final. Na verdade não é bem assim e o que se propõe é fazer uma CLASSIFICAÇÃO, o que é bem diferente de um RÓTULO. Há de se levar também em consideração que o Heavy Metal foi se diferenciando e se complexificando sim com o passar do tempo e nas mais diversas localidades. Afinal, o som do Stratovarius não é o mesmo do Gorgoroth, e muito menos do Cannibal Corpse.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Iron MaidenIron Maiden
"The Book Of Souls Live Chapter" no YouTube

394 acessosBruce Dickinson: de volta ao Brasil para palestra no VTEX Day 2018226 acessosIron Maiden: A discografia da banda0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Iron MaidenIron Maiden
Pirataria ajuda banda a definir roteiro das tours?

Heavy MetalHeavy Metal
As vozes mais impressionantes segundo a Loudwire

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Relógio oficial lançado pela Matwatches

0 acessosTodas as matérias da seção Opiniões0 acessosTodas as matérias sobre "Rainbow"0 acessosTodas as matérias sobre "Scorpions"0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"0 acessosTodas as matérias sobre "Grim Reaper"


KissKiss
Sobre Secos e Molhados: "Há quem acredite em OVNIs!"

SaúdeSaúde
Mais de 60% dos músicos sofrem de problemas mentais

Blues PillsBlues Pills
Conheça o novo Led Zeppelin

5000 acessosDi'Anno: "Harris é como Hitler e o Maiden é entediante!"5000 acessosMetal: você acredita na "lenda do terceiro álbum"? - Parte 15000 acessosMetal/Hard: Alguns dos maiores e melhores vocalistas atuais5000 acessosSlayer: Kerry King detesta algumas do South Of Heaven5000 acessosDoors: a tenebrosa versão de Angélica para Light My Fire3968 acessosHeavy Metal: dez grandes canções acústicas feitas por bandas do gênero

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Victor Seiji Endo

Meu nome é Victor Seiji Endo, sou formado em Ciências Sociais pela PUC - SP e com especializações em cursos pela USP. Atualmente trabalho no Instituto de Pesquisas Datafolha. Sou um Fã assíduo de Heavy Metal e suas várias vertentes desde os 11 anos de idade. Gosto muito de atividades culturais em geral, como por exemplo assistir filmes e ler livros na área de Sociologia, Politica e Filosofia.

Mais matérias de Victor Seiji Endo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online