Grand Funk: finalmente remasterizados
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 06 de setembro de 2001
De modo geral, considera-se que as três maiores bandas que houveram na história do rock "pesado" foram o Led Zeppelin, o Deep Purple e o Black Sabbath, tendo cada uma delas sido responsável por uma "corrente" diferente dentro do rock, sendo possível encontrar ecos de seus trabalhos em qualquer obra do gênero surgida posteriormente, por mais vagas que sejam estas referências.
Grand Funk Railroad - Mais Novidades
Houve também as chamadas grandes bandas, de certa forma num patamar um pouco abaixo destas três citadas, mas que de maneira alguma podem ser deixadas de lado por qualquer pessoa que esteja envolvida seriamente com rock; dentre elas podemos citar o Uriah Heep, o Thin Lizzy e o Grand Funk.
E, de acordo com os números oficiais, o Grand Funk é uma das bandas com grandes vendagens dentro da gravadora Capitol Records (EMI), tido nada menos que onze álbuns consecutivos contemplados com disco de ouro, e quatro deles sendo multiplatinados. Sem contar que, de acordo com a Pollstar, a turnê da banda pelos EUA em 1998 (que foi registrada no "Live Bosnia") vendeu mais ingressos que a da Madonna!
Estranhamente até o momento não houve uma reedição em CD remasterizada de seus álbuns no seu país natal, os EUA, com excessão do "We're An American Band"; uma parte destes trabalhos chegou a sair há cerca de três anos, mas a qualidade gráfica e masterização deixam muito a desejar, perdendo principalmente para os títulos lançados no Japão, embora estes últimos tenham sido manufaturados a partir de uma cópia de terceira geração da fita master, e com isto possuam bastante "tape hiss" (caso do "E Pluribus Funk", cuja edição em CD japonesa é mais chiada que o LP brazuca!).
Talvez motivados pelo relançamento caprichado feito pela MCA em 1999 do "Good Singin' Good Playin'", que inclusive conta com uma faixa adicional, finalmente a Capitol anunciou que até o final de 2002 todos os treze álbuns que a banda lançou pela gravadora serão relançados em CD, remasterizados em 24bit com faixas-bônus e parte gráfica caprichada.
Mas não é só isso: a gravadora anunciou também que finalmente deverá lançar o show do Grand Funk no "Shea Stadium" em agosto de 1971, que se tornou histórico pelo fato da banda ter batido o recorde de público, anteriormente em poder dos Beatles! Entretanto, um porta-voz da gravadora afirma que este lançamento ainda depende de uma verificação acurada das masters, pois há um bom tempo que as mesmas não são checadas.
Desta forma, considerando-se que o "Grand Funk Lives!" e o "What's Funk" já estão disponíveis em edições remasterizadas através do site oficial do Mark Farner (www.markfarner.com), os fãs não terão mais de recorrer a cópias piratas (caso da edição canadense do "Born To Die") ou alternativas (caso dos CDs 2 e 3X1 lançados na Rússia, semi-piratas).
E falando em Mark Farner, parece o vocalista não está gostando nada desta atual reunião da banda sem sua presença, haja visto os textos e gráficos constantes em sua página oficial; para acessá-los, vá a www.markfarner.com/gfrstories.htm e depois leia os artigos "Stranded on the tracks", "The story part1" e "The story pt. 2".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
As reações divergentes dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
O problema que toda banda queria ter mas que prejudicou vida dos Engenheiros do Hawaii
A opinião de Nando Reis sobre o singular Ney Matogrosso e a comparação com Cássia Eller
"Pelo menos não estamos tocando trap ou hip-hop!", diz baixista do Maneskin
O que levou a lendária banda Grand Funk Railroad ao fim, segundo Mark Farner



