Grand Funk: finalmente remasterizados

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcos A. M. Cruz
Enviar correções  |  Ver Acessos

De modo geral, considera-se que as três maiores bandas que houveram na história do rock "pesado" foram o Led Zeppelin, o Deep Purple e o Black Sabbath, tendo cada uma delas sido responsável por uma "corrente" diferente dentro do rock, sendo possível encontrar ecos de seus trabalhos em qualquer obra do gênero surgida posteriormente, por mais vagas que sejam estas referências.

Whiplash.Net: Como enviar conteúdo ou se tornar um colaborador do siteMetal: as oito maiores tretas entre músicos do gênero

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Houve também as chamadas grandes bandas, de certa forma num patamar um pouco abaixo destas três citadas, mas que de maneira alguma podem ser deixadas de lado por qualquer pessoa que esteja envolvida seriamente com rock; dentre elas podemos citar o Uriah Heep, o Thin Lizzy e o Grand Funk.

E, de acordo com os números oficiais, o Grand Funk é uma das bandas com grandes vendagens dentro da gravadora Capitol Records (EMI), tido nada menos que onze álbuns consecutivos contemplados com disco de ouro, e quatro deles sendo multiplatinados. Sem contar que, de acordo com a Pollstar, a turnê da banda pelos EUA em 1998 (que foi registrada no "Live Bosnia") vendeu mais ingressos que a da Madonna!


Estranhamente até o momento não houve uma reedição em CD remasterizada de seus álbuns no seu país natal, os EUA, com excessão do "We're An American Band"; uma parte destes trabalhos chegou a sair há cerca de três anos, mas a qualidade gráfica e masterização deixam muito a desejar, perdendo principalmente para os títulos lançados no Japão, embora estes últimos tenham sido manufaturados a partir de uma cópia de terceira geração da fita master, e com isto possuam bastante "tape hiss" (caso do "E Pluribus Funk", cuja edição em CD japonesa é mais chiada que o LP brazuca!).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Talvez motivados pelo relançamento caprichado feito pela MCA em 1999 do "Good Singin' Good Playin'", que inclusive conta com uma faixa adicional, finalmente a Capitol anunciou que até o final de 2002 todos os treze álbuns que a banda lançou pela gravadora serão relançados em CD, remasterizados em 24bit com faixas-bônus e parte gráfica caprichada.


Mas não é só isso: a gravadora anunciou também que finalmente deverá lançar o show do Grand Funk no "Shea Stadium" em agosto de 1971, que se tornou histórico pelo fato da banda ter batido o recorde de público, anteriormente em poder dos Beatles! Entretanto, um porta-voz da gravadora afirma que este lançamento ainda depende de uma verificação acurada das masters, pois há um bom tempo que as mesmas não são checadas.

Desta forma, considerando-se que o "Grand Funk Lives!" e o "What's Funk" já estão disponíveis em edições remasterizadas através do site oficial do Mark Farner (www.markfarner.com), os fãs não terão mais de recorrer a cópias piratas (caso da edição canadense do "Born To Die") ou alternativas (caso dos CDs 2 e 3X1 lançados na Rússia, semi-piratas).


E falando em Mark Farner, parece o vocalista não está gostando nada desta atual reunião da banda sem sua presença, haja visto os textos e gráficos constantes em sua página oficial; para acessá-los, vá a www.markfarner.com/gfrstories.htm e depois leia os artigos "Stranded on the tracks", "The story part1" e "The story pt. 2".




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Grand Funk Railroad"


Grand Funk Railroad: Arnold Schwarzenegger e Franco Columbu em capaGrand Funk Railroad
Arnold Schwarzenegger e Franco Columbu em capa

Grand Funk Railroad: A Maior Potência do Hard Norte-AmericanoGrand Funk Railroad
A Maior Potência do Hard Norte-Americano


Whiplash.Net: Como enviar conteúdo ou se tornar um colaborador do siteWhiplash.Net
Como enviar conteúdo ou se tornar um colaborador do site

Metal: as oito maiores tretas entre músicos do gêneroMetal
As oito maiores tretas entre músicos do gênero


Sobre Marcos A. M. Cruz

Fanático por rock setentista.

Mais matérias de Marcos A. M. Cruz no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline