Muddy Waters: Documentário conta a trajetória do lendário bluesman
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 27 de junho de 2002
"Muddy Waters: Can't Be Satisfied" é o nome do documentário de cerca de uma hora de duração, que conta a trajetória do lendário bluesman, inspirado no livro "Can't Be Satisfied: The Life And Times Of Muddy Waters", de Robert Gordon, um dos produtos do vídeo, ao lado de Morgan Neville, que traz trechos de shows, entrevistas com familiares, ex-namoradas e ex-integrantes das bandas de Waters, além de depoimentos de personalidades, tais como Keith Richards, B.B.King e Bonnie Raitt.
Embora não tenha sido o primeiro a usar uma guitarra elétrica, Waters, nascido no Mississipi em 1913, cujo nome de batismo era McKinley Morganfield, é considerado o principal responsável pela transição do blues rural ao blues urbano, além de ter formado a primeira banda de blues elétrico ainda nos anos 50, por onde passaram, dentre outros, Little Walter, Otis Spann, Earl Hooker, Jimmy Rogers e Willie Dixon.
Em 1960, gravou o "Muddy Waters at Newport", álbum que influenciou uma geração inteira de músicos, que posteriormente formariam grupos que entrariam para a história do Rock, tais como Beatles, Yardbirds, Steppenwolf, Allman Brothers, Stevie Ray Vaughan e muitos outros.
Nos anos setenta, abandona sua antiga gravadora (Chess Records), e lança alguns discos produzidos por Johnny Winter, além de registrar uma participação histórica no filme "The Last Waltz" do The Band.
No início da década seguinte, começa a sofrer alguns problemas de saúde, e acaba falecendo em Chicago, em abril de 1983, devido a um ataque cardíaco.
E, como se não bastasse tudo isto, é de sua autoria uma canção, cujo título acabaria servindo de inspiração para o nome de uma das maiores bandas de Rock de todos os tempos.
O nome da canção? "Rollin' Stone"...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps