Rock and Roll é destaque em três novos títulos
Fonte: Terra Música
Postado em 13 de novembro de 2002
Dois títulos acabam de chegar às livrarias para adicionar mais informações aos inúmeros livros que contam a história do rock. Outra obra promete contar os bastidores da carreira do grupo paulistano Titãs.
Em Dias de Luta -- O Rock e o Brasil dos Anos 80 (Ed. DBA, 400 pgs), o jornalista Ricardo Alexandre fala dos primórdios do rock brasileiro, que tomou fôlego no início dos anos 1980 e deslanchou sobretudo depois do primeiro Rock in Rio.
Ele faz um panorama da carreira de diversas bandas, como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Kid Abelha, traçando um paralelo com os acontecimentos políticos e sociais daquela época até chegar na nova safra musical representada por nomes como o Skank.
O punk rock do Olho Seco e do Ratos de Porão também está presente no livro, escrito com base em seis anos de pesquisa e mais de 100 entrevistas com ícones do rock nacional -- a obra traz depoimentos de Herbert Vianna, Rita Lee, Evandro Mesquita, entre outros.
Já o livro Rock and Roll: Uma História Social (Ed. Record, 490 pgs), do músico norte-americano Paul Friedlander, parte do auge do R&B, de Elvis Presley e da gravadora Motown para revisitar as lendas dos anos 1960 e 1970, o punk da década de 1980 e abordar tendências mais recentes, como o rap.
Para contar os 20 anos de existência do grupo formado por Sérgio Britto, Branco Mello, Charles Gavin, Paulo Miklos, Toni Bellotto, Marcelo Fromer, Nando Reis e Arnaldo Antunes, os jornalistas Luiz André Alzer e Hérica Marmo compuseram A Vida Até Parece Uma Festa -- Toda a História dos Titãs (Ed Record, 305 pgs).
A obra narra a carreira do grupo em 18 capítulos intitulados por trechos de músicas da banda, desde quando os amigos se conheceram em um colégio de São Paulo, nos anos 1970, até a formação do Titãs e todos os fatos e lendas das últimas duas décadas, incluindo as prisões de alguns dos integrantes por posse de drogas, a gravação do Acústico MTV e a morte de Marcelo Fromer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
O dia que João Gordo xingou Ayrton Senna por piloto se recusar a dar entrevista a ele
Dave Mustaine: "Lars Ulrich não é um bom baterista; qualquer bom baterista vai te dizer isso!"
Zakk Wylde aponta o primeiro riff de Metal da história; não é do Black Sabbath


7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
O membro dos Titãs que presenciou no local os atentados de 11 de setembro de 2001
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical
O verso de "Igreja" que fazia Arnaldo Antunes deixar palco dos Titãs por desconforto
A opinião de Ricardo Confessori sobre Titãs, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, Capital e Ira!



