Encontradas 500 fitas com gravações inéditas dos Beatles
Fonte: IG Último Segundo
Postado em 11 de janeiro de 2003
Um lote de 500 fitas cassete com gravações inéditas dos "Beatles", roubadas nos anos setenta, foi encontrado durante uma operação policial contra a pirataria musical no Reino Unido e na Holanda.
As fitas têm um valor "incalculável", segundo a polícia britânica, que hoje informou que duas pessoas foram detidas esta manhã no oeste de Londres e outras quatro nas proximidades de Amsterdã, todas envolvidas no roubo das gravações.
A valiosa descoberta é resultado de uma investigação de um ano, da qual participaram as polícias britânica e holandesa, além da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI).
"Este é um bom exemplo de como uma operação internacional conjunta, formada pelo setor privado e pela polícia, pode combater crimes dessa natureza", disse o inspetor da polícia de Londres Paul Johnston.
As fitas cassete contêm as chamadas "sessões do Get Back", que foram gravadas em 1969 e iriam fazer parte de um disco homônimo, projeto que acaabou sendo abandonado pelo quarteto de Liverpool.
Além disso, as fitas contêm dúzias de canções e esboços de composições que os "Beatles" (John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star) ensaiaram, mas não chegaram a lançar.
Algumas das canções gravadas nessas sessões, incluída o hit "Get Back", acabariam saindo no álbum "Let It Be" (1970), gravado no famoso estúdio londrinos de Abbey Road.
Durante anos, fãs dos "Beatles" conseguiram cópias piratas das "sessões de Get Back" no Reino Unido, na Europa e nos Estados Unidos. No entanto, o paradeiro das versões originais dessas músicas ainda é desconhecido.
Depois do anúncio da descoberta das fitas, o presidente da IFPI, Jay Berman, comentou que a operação policial reflete o "extraordinário nível de cooperação internacional que é necessário para combater as sofisticadas estratégias dos piratas musicais organizados".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps