Encontradas 500 fitas com gravações inéditas dos Beatles
Fonte: IG Último Segundo
Postado em 11 de janeiro de 2003
Um lote de 500 fitas cassete com gravações inéditas dos "Beatles", roubadas nos anos setenta, foi encontrado durante uma operação policial contra a pirataria musical no Reino Unido e na Holanda.
As fitas têm um valor "incalculável", segundo a polícia britânica, que hoje informou que duas pessoas foram detidas esta manhã no oeste de Londres e outras quatro nas proximidades de Amsterdã, todas envolvidas no roubo das gravações.
A valiosa descoberta é resultado de uma investigação de um ano, da qual participaram as polícias britânica e holandesa, além da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI).
"Este é um bom exemplo de como uma operação internacional conjunta, formada pelo setor privado e pela polícia, pode combater crimes dessa natureza", disse o inspetor da polícia de Londres Paul Johnston.
As fitas cassete contêm as chamadas "sessões do Get Back", que foram gravadas em 1969 e iriam fazer parte de um disco homônimo, projeto que acaabou sendo abandonado pelo quarteto de Liverpool.
Além disso, as fitas contêm dúzias de canções e esboços de composições que os "Beatles" (John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star) ensaiaram, mas não chegaram a lançar.
Algumas das canções gravadas nessas sessões, incluída o hit "Get Back", acabariam saindo no álbum "Let It Be" (1970), gravado no famoso estúdio londrinos de Abbey Road.
Durante anos, fãs dos "Beatles" conseguiram cópias piratas das "sessões de Get Back" no Reino Unido, na Europa e nos Estados Unidos. No entanto, o paradeiro das versões originais dessas músicas ainda é desconhecido.
Depois do anúncio da descoberta das fitas, o presidente da IFPI, Jay Berman, comentou que a operação policial reflete o "extraordinário nível de cooperação internacional que é necessário para combater as sofisticadas estratégias dos piratas musicais organizados".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
A profissão pós-Megadeth que Mustaine gostaria de seguir, e até cortaria o cabelo para tal
Membro original dos Sex Pistols esculacha o Oasis, e Liam Gallagher não deixa barato
O que significa "Cegos do Castelo", cantado por Nando Reis no megahit dos Titãs
Kerry King, guitarrista do Slayer, acha que Black Metal norueguês é uma merda


O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Os quatro únicos clássicos dos Beatles que concorreram ao Grammy e perderam
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
Aos 85 anos, Ringo Starr anuncia novo álbum, "Long Long Road"
Mikael Åkerfeldt explica o que o faz considerar Opeth e Beatles progressivos
O momento em que George Harrison passou a respeitar Ringo Starr como compositor
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
Filho de Ringo Starr já disse que não considerava o pai um grande baterista
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos



