Cineasta registra anos dourados do britpop em filme
Fonte: Terra Música
Postado em 28 de fevereiro de 2003
Quem se lembra de quando o Oasis fazia grandes álbuns, a moda britânica reinava nas passarelas internacionais e as Spice Girls dominavam as paradas de sucessos em todo o mundo?
Por um breve momento em meados dos anos 1990, a Grã-Bretanha foi o lugar mais cool onde se podia estar, Londres voltou a ser a "swinging London" de décadas anteriores e o "britpop" foi a música triunfal de uma nova geração.
Alguns anos depois de tudo isso cair por terra, o diretor nascido em Londres John Dower lançou um olhar carinhoso sobre o momento mais cool vivido pela Grã-Bretanha desde os anos 1960, em Live Forever, documentário que ele escreveu e dirigiu e cujo título tirou de um single fundamental do Oasis.
"Na Grã-Bretanha de meados dos anos 1990, a música era maravilhosa, nossa arte e nossa moda eram reconhecidas em todo o mundo, e tudo se interligava e somava para gerar um clima e uma sensação especial", disse Dower, de 32 anos, à Reuters, em entrevista concedida em seu escritório em Londres.
Live Forever, que inclui longas entrevistas com os maiores nomes do britpop - Noel e Liam Gallagher, do Oasis, Jarvis Cocker, do Pulp, e Damon Albarn, do Blur - documenta a "Cool Britannia" dos anos 1990, desde seu nascimento movido a drogas até sua morte repentina.
O filme afirma que a queda da primeira-ministra Margareth Thatcher, em 1990, e o suicídio do ícone grunge norte-americano Kurt Cobain, em 1994, foram os fatos que abriram um espaço musical e político suficiente para que uma nova cultura britânica pudesse florescer.
Um terceiro elemento - o ecstasy, ou "droga do amor", presença constante nas raves - acrescentava um toque extra ao cenário pop.
"A Grã-Bretanha era um lugar horrível para se estar nos anos 1980. Para quem era jovem e curtia música e cultura pop, era um lugar alienante, devido à primeira-ministra Thatcher", contou Dower.
"De repente, nos anos 1990, surgiram uma música e um estilo cheios de confiança. As bandas começaram a fazer música realmente britânica, em parte como reação contra a música americana, especialmente o domínio do grunge", prosseguiu.
Spice Girls
Live Forever documenta a briga alimentada pela mídia entre o Blur e o Oasis e também fala das Spice Girl, a banda de meninas que surfou a onda da "Cool Britannia" até chegar ao topo das paradas de música e cinema.
Quando Tony Blair e o Partido Trabalhista chegaram ao poder, em 1997, a revolução dava a impressão de ter sido ganha. Na realidade, porém, o fim já estava perto.
"Quando ela terminou, foi muito rapidamente. Acho que a morte da princesa Diana, em agosto de 1997, foi um fato muito significativo", disse Dower.
"Tínhamos uma atitude rock and roll, mas quando Diana morreu, o sentimentalismo passou a dominar. Tivemos Elton John e Robbie Williams, que virou o novo som da Grã-Bretanha mais 'amorosa' e, em última análise, mais chata e sem graça."
Hoje, o Oasis já não é a potência musical que foi no passado, e Damon Albarn, do Blur, lidera manifestações pacifistas contra a atitude belicista de Tony Blair em relação ao Iraque.
Talvez seja Noel Gallagher quem melhor tenha resumido a morte rápida do britpop e o caso de amor atual do país com as bandas manufaturadas pela televisão: "Os coreógrafos passaram a dominar o mundo", disse ele no documentário.
Live Forever estréia nos cinemas britânicos em março. Dower espera poder lançar o filme também na América do Norte e no resto da Europa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Andi Deris diz que o Helloween ainda consegue cantar todas as músicas no tom original
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Roger Glover não quer que Deep Purple faça show de despedida
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
O hit do Metallica em que James Hetfield se revolta sobre como sua mãe morreu
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
O hit do Linkin Park que bateu 1 bilhão de plays no Spotify duas vezes
Como o Mutantes forçou os limites e mandou Gilberto Gil e Caetano Veloso para a cadeia
Elvis Presley: De que ele morreu?



5 músicas que os próprios compositores consideram as piores que já escreveram
As 13 músicas de rock que passaram mais de 100 semanas nas paradas britânicas
A banda que acabou de superar os Beatles em ranking de vendas no Reino Unido
O hit que virou hino da Copa sem jabá nem marketing, segundo Regis Tadeu
Oasis quebra marca histórica dos Beatles com álbum de estúdio mais vendido do Reino Unido
Os 16 artistas que que todo mundo deveria ouvir, segundo Bob Dylan
Phil Collins acredita ter descoberto por que Noel Gallagher o chama de "Anticristo"
O clássico dos Beatles que para Noel Gallagher levou a música eletrônica "a outro patamar"
Dez bandas que atingiram o ápice com a primeira música do primeiro disco de estúdio



