Cineasta registra anos dourados do britpop em filme
Fonte: Terra Música
Postado em 28 de fevereiro de 2003
Quem se lembra de quando o Oasis fazia grandes álbuns, a moda britânica reinava nas passarelas internacionais e as Spice Girls dominavam as paradas de sucessos em todo o mundo?
Por um breve momento em meados dos anos 1990, a Grã-Bretanha foi o lugar mais cool onde se podia estar, Londres voltou a ser a "swinging London" de décadas anteriores e o "britpop" foi a música triunfal de uma nova geração.
Alguns anos depois de tudo isso cair por terra, o diretor nascido em Londres John Dower lançou um olhar carinhoso sobre o momento mais cool vivido pela Grã-Bretanha desde os anos 1960, em Live Forever, documentário que ele escreveu e dirigiu e cujo título tirou de um single fundamental do Oasis.
"Na Grã-Bretanha de meados dos anos 1990, a música era maravilhosa, nossa arte e nossa moda eram reconhecidas em todo o mundo, e tudo se interligava e somava para gerar um clima e uma sensação especial", disse Dower, de 32 anos, à Reuters, em entrevista concedida em seu escritório em Londres.
Live Forever, que inclui longas entrevistas com os maiores nomes do britpop - Noel e Liam Gallagher, do Oasis, Jarvis Cocker, do Pulp, e Damon Albarn, do Blur - documenta a "Cool Britannia" dos anos 1990, desde seu nascimento movido a drogas até sua morte repentina.
O filme afirma que a queda da primeira-ministra Margareth Thatcher, em 1990, e o suicídio do ícone grunge norte-americano Kurt Cobain, em 1994, foram os fatos que abriram um espaço musical e político suficiente para que uma nova cultura britânica pudesse florescer.
Um terceiro elemento - o ecstasy, ou "droga do amor", presença constante nas raves - acrescentava um toque extra ao cenário pop.
"A Grã-Bretanha era um lugar horrível para se estar nos anos 1980. Para quem era jovem e curtia música e cultura pop, era um lugar alienante, devido à primeira-ministra Thatcher", contou Dower.
"De repente, nos anos 1990, surgiram uma música e um estilo cheios de confiança. As bandas começaram a fazer música realmente britânica, em parte como reação contra a música americana, especialmente o domínio do grunge", prosseguiu.
Spice Girls
Live Forever documenta a briga alimentada pela mídia entre o Blur e o Oasis e também fala das Spice Girl, a banda de meninas que surfou a onda da "Cool Britannia" até chegar ao topo das paradas de música e cinema.
Quando Tony Blair e o Partido Trabalhista chegaram ao poder, em 1997, a revolução dava a impressão de ter sido ganha. Na realidade, porém, o fim já estava perto.
"Quando ela terminou, foi muito rapidamente. Acho que a morte da princesa Diana, em agosto de 1997, foi um fato muito significativo", disse Dower.
"Tínhamos uma atitude rock and roll, mas quando Diana morreu, o sentimentalismo passou a dominar. Tivemos Elton John e Robbie Williams, que virou o novo som da Grã-Bretanha mais 'amorosa' e, em última análise, mais chata e sem graça."
Hoje, o Oasis já não é a potência musical que foi no passado, e Damon Albarn, do Blur, lidera manifestações pacifistas contra a atitude belicista de Tony Blair em relação ao Iraque.
Talvez seja Noel Gallagher quem melhor tenha resumido a morte rápida do britpop e o caso de amor atual do país com as bandas manufaturadas pela televisão: "Os coreógrafos passaram a dominar o mundo", disse ele no documentário.
Live Forever estréia nos cinemas britânicos em março. Dower espera poder lançar o filme também na América do Norte e no resto da Europa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O clássico do Anthrax que influenciou "Schizophrenia", do Sepultura
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Ôôôôôeeee: Sílvio Santos aprovou montagem com Steve Harris
O motivo pelo qual Paul Stanley não toca mais guitarra desde o fim do Kiss
A lenda do Rock que cometeu um assassinato e teve os advogados pagos por Mick Jagger


Liam Gallagher elogia fãs brasileiros após shows do Oasis no Brasil
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
Lars Ulrich, baterista do Metallica, largou a cocaína por causa do Oasis
Membro original dos Sex Pistols esculacha o Oasis, e Liam Gallagher não deixa barato



