Rita Lee namora Beatles e Mutantes em show pela TV
Fonte: UOL Música
Postado em 25 de julho de 2003
da Folha de S.Paulo
Vendido como "a consagração de Rita Lee na Argentina", o espetáculo que o canal pago Film & Arts exibe hoje à noite parece mais um show sereno da artista, oferecido em novembro de 2002 a um público também sereno em Buenos Aires.
A tônica é o show "Bossa'n'Beatles", baseado no repertório de "Aqui, Ali, em Qualquer Lugar" (2001), em que Rita se dedicou a reinterpretar e/ou traduzir para o português clássicos dos Beatles.
Entre um sucesso beatle e outro, ela faz a canastrona e canta "Besame Mucho", fala, arranha o "portunhol" e esbanja críticas veladas a personalidades brasileiras como Pelé ("Que nunca assume paternidade nenhuma").
A vítima preferencial, no entanto, é a loura Xuxa, que já viveu aventuras e desventuras em turnês pela América Latina.
Primeiro, Rita Lee estranha a casa lotada de seu show e pergunta: "Não estão me confundindo com Xuxa?". Depois, entra fantasiada de loura sensual --mas com um nariz de palhaço plantado no meio da face.
Apresenta-se como Xuxa, fazendo a voz infantil de sua personagem Gungun, fala tolices e emenda com uma canção dos Mutantes. O público argentino assusta Rita ao aplaudir a simples menção ao nome do conjunto tropicalista. E ela vai de "Panis et Circensis", de Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Os Mutantes voltam, tácitos, em "Lucy in the Sky with Diamonds", que se revela prima mais velha de "Panis et Circensis" e explica afinal a razão de ser do show "Bossa'n'Beatles".
A psicodelia dos Beatles pós-1966 era matriz para a reinvenção do rock brasileiro pelos Mutantes dois anos depois, também pelo filtro psicodélico.
Ao cantar Beatles meio contrariada, Rita pesquisa seu passado histórico nos Mutantes --e é entendida por brasileiros, argentinos e até pelos ETs evocados em sua incrível performance ao Theremin, em "Alô, Alô, Marciano".
A contrariedade permanece. Mas a própria Rita diz: "Ah, esta aqui é linda", antes de cantar "All My Loving". Rita-Gungun conhece a própria beleza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Dave Mustaine elogia performance vocal de James Hetfield em "Ride the Lightning"
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
O que impediu o Sepultura de ser tão grande quanto Metallica ou Slipknot?
O álbum do Queen considerado "o mais bem gravado da história do rock" por Axl Rose em 87
O motivo pelo qual as músicas dos Ramones eram todas curtas, segundo Johnny e Tommy

Como surgiu a amizade e admiração mútua entre Rita Lee e Brigitte Bardot
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
O dia que um cara chamado "Dudu Bonde Errado" uniu RPM, Rita Lee e Camisa de Vênus
O presente esperado por muitos que Rita Lee deixou para Maria Bethânia após sua morte



