Jane's Addiction volta depois de 13 anos
Fonte: Terra Música
Postado em 07 de julho de 2003
Armar uma campanha promocional para uma banda veterana que está fora dos holofotes por um bom tempo é um trabalho duro. Mas a Capitol Records está decidida a enfrentar a árdua tarefa de reintroduzir um grupo que não lança um disco novo há 13 anos. Por sorte, a campanha por trás da pioneira banda alternativa de rock se encaixa em Strays, do Jane's Addiction, que tem data de lançamento para 22 de julho e recebeu um grande impulso de pré-lançamento de seu primeiro single, Just Because.
A canção é o número quatro na parada de Rock Moderno depois de quatro semanas, colocando de volta o Jane's Addiction ao topo no formato em que emplacaram cinco top 15 hits entre 1988 e 1991. A tremenda responsabilidade vem bem a calhar com Strays, bem como a revivida turnê Lollapalooza, que a banda vai abrir pela primeira vez desde sua turnê inaugural em 1991.
Janes Addiction - Mais Novidades
"Tínhamos de ter certeza de colocar o Jane's de volta ao seu centro natural", explicou o diretor senior de marketing Ricky Riker. "Nós distribuímos várias centenas de stikers em clubs noturnos de rock e lojas de tatoo para relembrar aos garotos que o Jane's está de volta".
Uma vez que Just Because entrou na programação das rádios no começo de junho, a Capitol se "moveu para deixar a banda mais acessível", de acordo com Riker. Jane's fez aparições surpresa no festival promovido pela WBCN Boston, KROQ Los Angeles e WHFS Baltimore, deixando claro para os fãs que o "Jane's está abrindo o Lollapalooza, tem um novo disco para ser lançado em breve e uma nova grande música nas rádios", disse Riker.
Como um incentivo para os compradores, uma edição limitada de Strays vai incluir um bônus de 30 minutos em DVD, apresentando versões ao vivo de três novas músicas, entrevista e imagens de estúdio. "Queríamos que isso fosse algo que os fãs do Jane's olhassem como um prêmio para ser adicionado a sua coleção", acrescenta o executivo.
E apesar do festival Lollapalooza começar em 5 de julho em Indianápolis e duas semanas antes do lançamento de Strays nas lojas, a Capitol espera que os fãs que fizerem uma pré-compra receba o download do álbum completo na data inicial do festival. "A banda está na estrada, e queremos que as pessoas conheçam as novas músicas", comentou o vice-presidente de novas mídias Ted Mico. "Mas queremos fazer isso de uma forma que possamos também vender discos".
De volta ao groove
A primeira encarnação do Jane's Addiction - o líder Perry Farrell, o guitarrista Dave Navarro, o baixista Eric Avery e o baterista Stephen Perkins - se separou em 1991, justamente no momento em que o rock alternativo estava explodindo nas paradas genéricas.
Seus membros fizeram vários projetos antes de se reunirem para uma turnê em 1997, tirando Avery, que foi substituído por Flea, do Red Hot Chili Peppers e depois por Marty LeNoble, do Porno for Pyros. De acordo com Navarro, a banda não levou à sério a volta ao estúdio até a turnê de 2001.
"Vimos como a coisa estava se encaminhando, e como ficamos interessados", ele disse. "Foi então que Perry disse 'O que vocês acham de fazermos outro disco, pois não podemos continuar a turnê sem novas músicas. Vamos ficar loucos'. Eu disse que concordava. Quero dizer, adoro nosso repertório, mas vamos lá! Que tal tocar outra coisa?", continuou o guitarrista.
A música em Strays não trai a década que a separa de Ritual de lo Habitual, de 1990, que vendeu 1,1 milhão de cópias nos EUA. Produzido por Bob Ezrin (Pink Floyd, Kiss, Lou Reed), o novo set está inundado com a assinatura pesada e psicodélica da banda.
Entre os destaques estão o groove Wrong Girl e The Riches e o rock intenso Price I Pay, Just Because e To Match the Sun, que Farrell descreve como uma "canção de amor profunda sobre um sujeito que tem de viajar muito e deixa para trás sua amada".
Além de Suffer Some e da acústica Everybody's Friend, todas as canções foram escritas no estúdio. Navarro disse que as sessões "explodiram em um novo nível" quando o baixista Chris Chaney se juntou à banda (faixas gravadas quando LeNoble tinha brigado). O guitarrista também credita Ezrin por ajudar a banda a "transformar canções que não acreditávamos muito".
Na estrada
Farrell diz que o novo material vai estar muito presente no setlist da banda no Lollapalooza. "Nós queremos dar às pessoas algo para as pessoas que nunca ouviram as músicas antigas do Jane's", ele disse, "mas ao mesmo tempo, estamos entusiasmados para mostrar a eles o novo material gravado 13 anos depois".
Em cada show do Lollapalooza, o público terá a chance de conhecer a banda ou ter um upgrade de seus ingressos ao participar do jogo interativo Mindfield. Em um futuro item de interatividade, Mico disse que os fãs terão a oportunidade de remixar músicas do Jane's e de outras bandas participantes do Lollapalooza usando material divulgado no em breve relançado site do Jane's, o www.janesaddiction.com
Farrel e Navarro insistem que Strays não é um projeto único e sim que marca o fato de serme novamente uma banda funcionando 24 horas por dia. "Eu sai e percebi que fiz alguns bons discos, mas cheguei a conclusão depois dessa jornada de que não existe lugar melhor que nossa casa", disse Farrell. "Era só uma questão de tempo para nós para chegarmos nesse ponto. Não entendam isso como mais uma reunião. Esse é o ponto em que a banda está nesse exato momento".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
O álbum da fase clássica do Genesis que Phil Collins disse que só tinha uma música boa
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
A noite no hospital que deu origem a um hit emotivo dos anos 2000
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
A única música brasileira que Renato Russo incluiu na lista de maiores lançamentos de 1988
Aquiles Priester: os álbuns que marcaram o baterista
A instrumental do Iron Maiden que não tem solo e representa som de temido exército

Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980



