Videotracks aprofunda problemas básicos de Bonfá
Fonte: Terra Música
Postado em 10 de maio de 2004
Hagamenon Brito
Não deve ser fácil, artisticamente, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá conviverem com a sombra da Legião Urbana e de Renato Russo. Além da solidez da obra, a necrofilia pop não poupa ninguém e o ex-grupo e o ex-parceiro continuam vivíssimos na memória dos fãs e rendendo muito dinheiro para a indústria.
Enquanto isso, eles tentam adquirir identidade própria. Depois de criar o selo Rock It! nos 90, produzir trilhas para o cinema (Bufo e Spallanzani, O Homem do Ano) e acompanhar os brothers dos Paralamas, Dado Villa-Lobos finalmente retomou a produção do seu primeiro disco solo. O CD deve sair este ano.
Marcelo Bonfá estreou solo em 2000 com o irregular O Barco Além do Sol e volta a tentar alçar vôo com Bonfá + Videotracks, que inaugura o seu selo, Giz (distribuído pela EMI). O CD aprofunda os problemas básicos do artista: sua deficiência como cantor e a incapacidade de fugir da sombra de Renato.
A fragilidade vocal poderia ser compensada por composições com luz própria. Mas as colaborações com Gian Fabra (baixista que acompanhava a Legião) e Carlos Trilha (que produziu Renato e hoje trabalha até com o Catedral, um sub-Legião) sugerem que Bonfá não está muito preocupado com a questão.
Harmonias climáticas, melodias melancólicas (às vezes, com tessituras eletrônicas) e letras chorosas lembram o pior do neoexistencialismo de Russo/Legião. O single Intolerância é um bom exemplo: "A vingança é mãe da estupidez/ E a intolerância é a mãe de vidas perdidas/ Ignorância, mãe de guerras sem fim".
Gravado no estúdio caseiro do artista, Bonfá + Videotracks vem com um DVD bônus contendo remixes eletrônicos de sete faixas do CD e imagens (os "videotracks") feitas pelos videomakers Luiz Stein, Jera Calderon, Estevão Ciavatta, Gustavo Caldas, Flavio Bidóia, Manuel Moruzzi e Christoph Goldman.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
"Sirius", a música do Alan Parsons Project que toca nos jogos da Copa do Mundo
Bruce Dickinson libera making of de videoclipe gravado no Brasil
A letra que Ozzy Osbourne chamou de "a pior porcaria" que já ouviu
Kiss anuncia relançamento em vinil de seu MTV Unplugged
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
Nita Strauss cresceu acreditando que era descendente de Johann Strauss
Noel Gallagher relembra encontro com Paul McCartney e U2 em bar de São Paulo
Dave Grohl revela quem é, na sua opinião, o maior frontman de todos os tempos
Ace Frehley revela o real motivo de ter ficado de fora do álbum "Psycho Circus"


Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Os detalhes do único encontro de Raul Seixas com Legião Urbana, segundo Marcelo Bonfá



