IRA volta ao RJ para shows acústicos
Por Rafael Carnovale
Fonte: Site Agência Produtora
Postado em 16 de setembro de 2004
(Press Release)
"O Acústico do Ira foi pra mim um momento realmente especial. Pra mim, que cresci admirando e ouvindo os caras, foi um sonho. Me senti uma mocinha, que pela primeira vez consegue permissão pra ficar até tarde acordada e participar da festa dos adultos. Uma honra, um prazer, um deleite." Pitty
"Desde o primeiro momento em que conhecemos o IRA!, ficou estampada a força e a representatividade de suas canções no emergente cenário do rock brasileiro dos anos 80. O IRA! sempre foi fonte de inspiração tanto para as bandas da nossa geração como para as gerações seguintes, até os dias de hoje. Não se importando com as idas e vindas dos modismos ou a onda do momento, o IRA! sempre seguiu uma trajetória coerente e digna de suas propostas, ao longo de uma carreira vitoriosa. É por isso que Os Paralamas se sentem honrados de participar deste momento especial com nossos amigos, no Acústico MTV IRA! Astral total!" Os Paralamas do Sucesso
De tão presentes em nossas vidas, as músicas do Ira! passam a fazer parte dela. E foi preciso ouvi-las de uma forma totalmente diferente para que eu redescobrisse o quanto são boas.
Confesso que estava apreensivo pra saber como essa banda tão querida iria se aventurar pelo formato acústico, mas o Ira! mostrou que continua com o bom gosto e a honestidade de sempre. O acerto vem desde a feliz escolha dos músicos que complementaram a banda, até o repertório, que incluiu "Pra ficar comigo", versão para Train in Vain, música que encerra o clássico álbum London Calling, do The Clash e foi escolhida para abrir esse acústico.
Os arranjos das músicas do show foram impecáveis, às vezes complexos mas nunca pretensiosos. Tudo na medida. E olha que misturar cello, percussão e rock não é coisa fácil. Mas a banda conseguiu achar Jonas Moncaio, um celista que entendeu o espírito rock do Ira! e Beto Paciello, um pianista, que trouxe toques de Alladin Sane a várias músicas, os backings competentes de Lino Cris e o charme feminino da percussão de Michele Abu. Completando o time, o ex-Charlie Brown Jr, Thiago, mostrou que virtuosismo também é saber fazer uma ótima base e ressaltar a maestria de Scandurra e seu violão.
Sei que já é quase um lugar-comum afirmar que o Ira! tem um dos melhores guitarristas do Brasil, mas pra quem ainda tem dúvidas, basta ouvir a versão de "Dias de Luta" em que Scandurra faz um acertado solo com acento flamenco, ou simplesmente prestar atenção aos belos detalhes de seu violão que enriquecem todas as faixas do CD.
Esse disco mostra que o Ira! amadureceu e aprendeu a valorizar o que tem de melhor sem perder o tesão e a garra do começo de carreira, e prova que foram influência pra muita gente bacana, como a Pitty, que dividiu os vocais com Nasi na faixa "Eu quero sempre Mais" e Samuel Rosa do Skank, que cantou em "Tarde Vazia" e até Os Paralamas do Sucesso, cujos três membros participaram de uma belíssima versão de "Envelheço na Cidade", que terminou com um novo trecho, de levada quase country.
Novidades como essa marcaram toda a gravação. "Flores em Você", por exemplo, aparece aqui em uma versão enxuta, com mais atenção aos vocais seguros de Nasi, complementados pela cozinha segura e competente de André Jung e Gaspa.
Outras faixas que merecem atenção são "Tanto quanto eu", e "15 anos", que na gravação deixou muito marmanjo com lágrimas nos olhos.
Os fãs mais exigentes podem ainda se deliciar com as cinco músicas inéditas: "Por amor", "Poço de sensibilidade", "Flerte fatal", linda canção com um refrão poderoso e uma letra reveladora, a já citada "Pra ficar comigo, (Train in vain), e "Muito além do jardim", que estará presente apenas no DVD.
O disco termina com uma das primeiras músicas do Ira!, "Núcleo Base". Definitivamente, os tais dias de luta só fizeram bem a eles.
Zé Antônio Algodoal
Diretor de Programas MTV
Maio 2004
A banda paulista IRA! retorna ao Rio de Janeiro para dois shows de divulgação do aclamado "Acústico MTV" (lançado em CD e DVD).
Serviço:
Ira - Acústico
Canecão, dias 18 e 19 de setembro.
Preços:
Setor A 60,00
Setor B 50,00
Poltronas Numeradas 35,00
Frisa Central 50,00
Balcão Nobre 40,00
Mezanino 40,00
Pista 30,00
Horários
- Sábado
Abertura do salão 20:00h
Show às 22:00h
- Domingo
Abertura do salão 19:00h
Show às 20:30h.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Novo álbum do Sleep Token é escolhido o pior do ano por tradicional jornal
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Sleep Token ganha disco de ouro no Reino Unido com novo álbum
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Cinco bandas de heavy metal que nunca trocaram de vocalista - Parte I
Metal Cristão: As 10 melhores bandas, segundo a Hardwired
A resposta de Andreas Kisser a jornalista que questionou seu rótulo de "arroz de festa"

"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A opinião de Humberto Gessinger sobre Nasi se posicionar politicamente em show
A diferença fundamental entre o Ira! e os Paralamas do Sucesso, segundo Nasi



