Música de David Bowie em viagem espacial
Fonte: UOL Música
Postado em 20 de outubro de 2004
A empresa de viagens espaciais Virgin Galactic, empreendimento do milionário britânico Richard Branson, utilizará a música "Space Oddity", de David Bowie, como trilha sonora de seu primeiro vôo comercial.
A música foi escolhida numa votação promovida pelo site da gravadora Virgin (empresa do mesmo grupo da Galactic). Na enquete, a música de Bowie venceu títulos como "Walking on the Moon", do Police; "Man on the Moon", do R.E.M, e "All Aroud the World", do Oasis.
Branson anunciou o primeiro vôo da companhia para 2007. Inicialmente, os vôos terão uma duração de três horas e custarão cerca de R$ 500 mil (100 mil libras esterlinas). A primeira "decolagem" acontecerá no deserto de Mojave, na Califórnia, EUA.
O empreendimento custou ao milionário britânico cerca de R$ 70 mi (14 milhões de libras).
Sucesso de 1969, a música "Space Oddity" foi inspirada num vôo da missão Apollo 8, da agência espacial americana, primeira espaçonave a orbitar a Lua.
O vôo teve momentos de grande tensão, quando os tripulantes do foguete perderam temporariamente contato com a base de comando na Terra.
A escolha da música é no mínimo inusitada, já que em "Space Oddity" a tripulação da nave não tem a mesma sorte dos astronautas da Apolo 8, que retornaram à Terra sãos e salvos.
Na composição de Bowie, o personagem "major Tom" perde definitivamente contato com a Terra e se perde no espaço, enquanto a base de comando repete "can you hear me major Tom?" ("você me ouve, major Tom?"), refrão da música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps