Vendas de LPs ganham novo ânimo na Grã-Bretanha
Fonte: UOL Música
Postado em 11 de julho de 2005
LONDRES (Reuters) - Os discos de vinil, abandonados quando surgiram novos formatos para se ouvir música, estão passando por um momento de recuperação na Grã-Bretanha alimentado principalmente por fãs de rock'n'roll.
Ao mesmo tempo, os downloads de música digital estão crescendo em mais de sete vezes, para 5,5 milhões no segundo trimestre -- um fato complicador para a indústria que tenta combater a pirataria online oferecendo alternativas legais.
As vendas de longplays, o maior formato dos discos de vinil, elevaram-se em 87 por cento, para 288.780, no segundo trimestre em relação ao ano passado, segundo dados do Instituto Fonográfico Britânico. Os números foram influenciados pelo relançamento de uma edição especial do disco "Number of the Beast" da banda Iron Maiden.
Novas bandas como Babyshambles, Kaiser Chiefs e Franz Ferdinand também estão entre as de maiores vendas de discos de vinil.
Em termos de vendas, os discos de vinil já foram há muito tempo eclipsados pelos CDs. Alguns fãs de música e DJs, no entanto, ainda preferem o som analógico do formato mais antigo.
As vendas de álbuns em todos os formatos caíram 1,7 por cento, para 31,7 milhões no segundo trimestre. Com lançamentos de bandas grandes como Coldplay, Gorillaz e Oasis, os álbuns de artistas tiveram vendas 2,2 por cento maiores, enquanto as coletâneas e compilações recuaram 14,2 por cento.
O álbum mais vendido no período do "X&Y", do Coldplay, e o single mais comercializado foi "Axel F", do Crazy Frog.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps