Ronnie James Dio: Vocalista comenta sobre possíveis voltas do Sabbath
Por César Enéas Guerreiro
Fonte: Blabbermouth
Postado em 24 de agosto de 2006
O legendário vocalista de heavy metal Ronnie James Dio (DIO, BLACK SABBATH, RAINBOW) foi o artista convidado no programa de rádio "Rockline" em 16 de agosto. Seguem abaixo alguns trechos da conversa:
Sobre o andamento do novo álbum da banda DIO:
"Acho que tivemos tantas turnês nos últimos três anos que... Eu sou do tipo de pessoa que realmente concentra todas as suas forças naquilo que precisa ser feito. Se houver um álbum a ser feito, não quero fazer outra coisa ao mesmo tempo. Então eu não componho enquanto estou em turnê – isso ocupa todo o meu tempo. Portanto fazemos as coisas aos poucos. Começamos a fazer algumas coisas e aprendemos como trabalhar juntos, porque algumas pessoas na banda nunca trabalharam juntas como compositores – pelo menos uma delas não, o Rudy Sarzo, que é o nosso baixista. Ele é nosso baixista há dois anos, e estivemos em turnês por dois anos, então não tivemos nenhuma chance de compor. Então estamos testando algumas coisas aqui e ali e escrevendo um pouco. A turnê não parou ainda – e não vai parar até o fim de outubro – e, quando isso acontecer, poderei me concentrar e iremos compor".
Sobre a possibilidade de relançamentos do DIO/ELF:
"Há conversas sobre remasterizar material do DIO que ainda não foi remasterizado e eu sei que Rhino – através da Waner Bros. - vai fazer algum tipo de box set e acho que será tudo remasterizado, então acho que vocês verão alguma coisa desse tipo. Quanto ao material do ELF, já faz tanto tempo, foi uma parte tão diferente da minha vida, que às vezes penso comigo mesmo: ‘Bem, isso não tem nada a ver com o que estou fazendo agora e com o que tenho feito nos últimos 20 anos’, mas, pensando bem, essa fase se tornou uma parte tão importante do que sou hoje que acho que vamos precisar tratar disso em algum momento. Portanto, digo a você que, após me reunir com meu primo, que foi nosso guitarrista naquela banda, o Rock Feinstein [David ‘Rock’ Feinstein], estamos planejando relançar alguns daqueles álbuns, remasterizados, os álbuns do ELF, e compor duas ou três músicas novas. Então, é, vamos fazer isso sim".
Sobre a possibilidade de outro projetos com Tony Iommi:
"Já compusemos uma [nova] música juntos. O motivo é que haverá um novo lançamento, chamado ‘Black Sabbath: The Dio Years’ – eles já fizeram um, é claro, o ‘Black Sabbath: The Ozzy Years’; que foi o começo e, realmente, a melhor parte de tudo – mas eles decidiram fazer outro, novamente, o ‘Black Sabbath: The Dio Years’, e quisemos deixá-lo um pouco mais especial, não apenas mostrar um material que vocês não ouviram ao vivo. Essas são duas coisas que vocês nunca ouvirão novamente – duas músicas novas. Certamente vamos fazer isso. E nos divertimos muito. Com a que fizemos juntos – aquela que compus com o Tony foi realmente maravilhosa – dá pra perceber que músico magnífico ele é. Vocês se esquecem que já faz uns 10 anos que não trabalho com ele. Então certamente faremos isso. E espero que vocês gostem. Acho que vai ser demais".
Sobre os rumores da sua possível volta ao BLACK SABBATH:
"Sempre há rumores sobre tudo – sobre a volta do RAINBOW, sobra a volta do BLACK SABBATH. O motivo de termos feito isso é que quisemos que esse produto fosse um pouco mais especial que os outros – não somente algo do tipo ‘Aqui está uma faixa ao vivo que você nunca ouviu antes’. Quero dizer, isso é legal, mas tenho certeza que já se ouviu falar disso. Quisemos fazer algo um pouco mais especial, então toda a banda comporia e tocaria essas músicas e... Eles quiseram ouvi-las realmente, então aqui estão elas. Mas não conversamos nada sobre fazer algo além desse projeto. Não, é só pra esse projeto".
Sobre a possibilidade de uma turnê de reunião do RAINBOW:
"Já tentei isso por tanto tempo... Todos nós tentamos, eu acho – Ritchie [Blackmore] e eu, e Cozy [Powel], quando ele era vivo – fazer algo novamente que agradaria as pessoas que foram tão leais conosco, com o RAINBOW, após todos esse anos. Acho que eles mereceram isso – talvez nós mesmos tenhamos merecido, eu não sei. Mas nós tentamos. Chegou a um ponto em que quase aconteceu. Então, infelizmente, Cozy faleceu, e o projeto se desfez. Neste momento, eu diria que isso nunca, nunca vai acontecer de novo. Não nunca haverá um outro RAINBOW – não comigo nele. Tenho outras coisas pra fazer na vida. Ritchie parece estar muito feliz com o que eles está fazendo. Vamos apenas lembrar que essa banda foi brilhante, grande e inovadora e vamos ser gratos pelo fato dela ter existido".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps