Bangers protestam contra tratamento da mídia
Por Alexandre Lenharo Morgado
Fonte: Blabbermouth
Postado em 24 de agosto de 2006
(Tradução de matéria publicada originalmente no Blabbermouth)
A Hessian Studies Society, auto-descrita como uma instituição cultural sem fins lucrativos dedicado a preservar e promover a cultura do "metal underground", ou da música de Heavy Metal produzida fora do punhado de companhias que controlam os maiores selos de gravadores e a mídia de reportagem, soltou o seguinte press-release:
"O dinheiro controla nossa sociedade, e determina o que será reportado na mídia, que é o motivo pelo qual metalheads através da América estão objetando contra a recente série de artigos tentando dominar sua cultura com normas de 'status quo'.
Eu abri o site CNN.com e pensei: 'Porque eles não deixam que falemos por nós mesmos?' - disse um metalhead de Houston, Texas chamado Steve Craig, sobre o artigo 'Metal passa por uma reformulação: Foco de Bandas em política ao invés de festas' (disponível neste link). Craig, que troca em uma banda de Houston BAHIMIRON, disse que sentiu que a cultura do metal existe independentemente da mídia comercial, e que agora estava sendo banalizada pelo artigo.
Esta indignação pode parecer incialmente exagerada, mas ela se dá principalmente pelo fato de que a mídia americana nomeou nos anos 80 as bandas do estilo que conhecemos mundialmente como Hard Rock (também chamadas no Brasil de "farofa" ou "glam rock") como bandas de 'Heavy Metal'. Por este motivo, com o advento da diminuição da popularidade de bandas como Poison, Skid Row e Motley Crue, e o aumento da popularidade de bandas de Heavy Metal e Nu Metal nos anos 90, esta 'mudança' de tema foi percebida pela mídia.
Em seu artigo, 'Metal Underground Discorda de Tendência Política Comercial', eles apontam que metalheads sempre tiveram crenças políticas, e que nunca precisaram de uma reformulação. Mais e mais, essa 'reformulação' envolve trazer estas crenças políticas mais para dentro das normas, ao invés de apreciá-las por sua visão única e cheia de opiniões sobre a cultura Ocidental.
'Eles estão tentando fazer como com todo o resto', ele disse. 'Aceitar o mesmo modo de pensar, que é humanismo e materialismo sendo as únicas formas de viver. Isso não é verdade.
A Hessien Studies Society mostrou seu comprometimento com a preservação e promoção da cultura do 'underground metal' ou música de Heavy Metal e interviu, e está organizando protestos no mundo todo.
O artigo, que pode ser visto online em Hessian.org, critica a mídia por trazer notícias para um produto e negar a veracidade da única e vital subcultura do heavy metal underground.
O termo Hessians: Hessians, ou metalheads, headbangers, threshers, heshers, rivetheads, metalians and lonhairs, é parte de um movimento cultural fundado no Ocidente industrial sobre a idéia de que 'nosso vôo imerso em medo dos aspectos mais grosseiros da natureza nos levam uma existência sem espiritualidade, e que apenas a música heavy metal pode restaurar nossos espíritos, e assim a existência do gosto pela vida'. A Hessian Studies Society busca estudar a acultura Hessian, promovê-la e defendê-la no campo de batalha das idéis, que é a sociedade moderna."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps