Banda faz rock pesado tocado na viola
Fonte: Terra Música
Postado em 22 de agosto de 2006
Uma viola caipira com captador e muita distorção. A fórmula inusitada é um dos segredos da banda Zefirina Bomba, de João Pessoa, na Paraíba. O grupo mostra um rock rápido, direto e sem meias palavras em seu álbum de estréia, que tem o auto-explicativo título Noisecoregroove-cocoenvenenado.
"Quando fui preencher o questionário de inscrição pro programa Banda Antes, da MTV, na parte do gênero, coloquei esse nome por brincadeira", diverte-se Ilsom, guitarrista - ou melhor, violeiro - e vocalista do Zefirina Bomba.
Cabe a ele domar a microfonia das violas que usa. "Às vezes era tão insuportável que no final do show eu destruía a viola", conta.
Seguindo a filosofia "uma viola velha, um captador barato e algumas cordas vagabundas", o Zefirina Bomba injeta peso no cenário do rock nacional, influenciando-se por incendiários como MC5, Stooges e Mutantes com João Cabral de Melo Neto e Glauber Rocha.
E a escolha da viola como instrumento tem uma razão que vai além da mera contingência econômica. "É um instrumento com um som mais agudo, agressivo, rasgado", descreve Ilsom.
Para o vocalista, o clima sossegado de João Pessoa também serve como influência, só que reversa. "A tranqüilidade da cidade deixa a gente inquieto", diz.
A mistura de rock pesado com tons nordestinos já teve outro representante famoso: os Raimundos. "Há essa ponte com a gente por sermos da Paraíba e falarmos palavrão, mas não tem a ver", despista Ilsom. "É mais a necessidade da imprensa de apresentar um novo som comparando com outro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Citando "João 2: 16", Ghost lança videoclipe para a música "Umbra"
Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Carmine Appice revela o que Jimi Hendrix realmente achava do Led Zeppelin
A música preferida de Andre Matos que ele nunca cantou com o Angra
Lista: 50 discos de rock e metal sem uma única música fraca


Rock in Rio: Os cachês e exigências dos artistas na edição de 1991
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda
Metallica: sobre o que fala "For Whom The Bell Tolls"
Fãs pediam que membros do Metallica transassem com suas namoradas?
Rock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos
O significado de "moro com a minha mãe, mas meu pai vem me visitar" em "Pais e Filhos"



