Canções dos Beatles são um tesouro protegido
Fonte: Terra Música
Postado em 16 de novembro de 2006
O trompete de Penny Lane e o piano de In My Life fundidos nos últimos acordes de Strawberry Fields Forever: não se trata de uma fantasia onírica de um fervoroso admirador dos Beatles e sim um trecho do álbum Love, uma colagem sonora de 80 minutos das canções do lendário conjunto que será lançado no próximo dia 20 em todo o mundo.
O lançamento de Love foi idéia do homem que é apelidado de "o quinto Beatle", seu produtor George Martin, e seu filho Giles. Para isso, eles contaram com a autorização de Paul McCartney, Ringo Starr e as viúvas de John Lennon e George Harrison, Yoko Ono e Olivia Harrison.
Os Martin partiram das matrizes de gravação das canções, cujo som retrabalharam (Love estará disponível em estéreo e em DVD áudio 5.1) e que pertencem essencialmente aos discos posteriores a 1965, caracterizados por inúmeras experimentações em estúdio.
Martin se divertiu selecionando as canções, isolando trechos ou uma parte instrumental e remontando-as de maneira diferente e misturada.
O resultado é simpático, lúdico e psicodélico. Os "beatlemaníacos" se divertirão reconhecendo as canções como numa trívia, mas Love desperta principalmente a vontade de ouvir a obra original. Seu principal interesse reside no fato de que as faixas foram retrabalhadas e remixadas.
As canções dos Beatles são um tesouro protegido zelosamente e continuam rentáveis 36 anos depois do desaparecimento do conjunto. Segundo o Daily Telegraph, a Apple Corps, que administra seu catálogo, pagou em 2005 a soma de 1,85 milhão de euros a Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono e Olivia Harrison.

Às vésperas do lançamento de Love a gravadora EMI se cercou de cuidados para evitar a pirataria. Na apresentação para a imprensa em Paris, no último dia 19 de outubro, um segurança usando detector de metais controlava as câmeras digitais, os gravadores e os celulares dos jornalistas, que tiveram de assinar um termo de confidencialidade.
AFP
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A banda de abertura que fez Ritchie Blackmore querer trocar: "Vocês são atração principal"
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
Dave Mustaine diz que ex-integrantes não participarão da última tour do Megadeth
Rafael Bittencourt relembra sofrimento íntimo com Clorox no lugar indevido
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
Tarja Turunen explica porque é difícil para ela ouvir os primeiros álbuns do Nightwish
As 10 melhores músicas que o AC/DC lançou após "Back in Black", segundo a Classic Rock
O clássico do Sepultura que traz a mesma nota repetida inúmeras vezes
Os 10 maiores álbuns da história do grunge, em lista do Brave Words
Bruce Dickinson revela qual a sua música favorita do Led Zeppelin
O motivo pelo qual Ozzy Osbourne dispensou Zakk Wylde, segundo o próprio guitarrista

Rapper brasileiro vence Yoko Ono em batalha judicial pelo nome
Paul McCartney confirma dueto com Ringo Starr em seu novo álbum
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt
O álbum dos Beatles que John Lennon chamou de horrível de fazer: "Condição bem ruim"
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A canção dos Beatles em que John Lennon tentou usar uma camisinha para gravar


