Canções dos Beatles são um tesouro protegido
Fonte: Terra Música
Postado em 16 de novembro de 2006
O trompete de Penny Lane e o piano de In My Life fundidos nos últimos acordes de Strawberry Fields Forever: não se trata de uma fantasia onírica de um fervoroso admirador dos Beatles e sim um trecho do álbum Love, uma colagem sonora de 80 minutos das canções do lendário conjunto que será lançado no próximo dia 20 em todo o mundo.
O lançamento de Love foi idéia do homem que é apelidado de "o quinto Beatle", seu produtor George Martin, e seu filho Giles. Para isso, eles contaram com a autorização de Paul McCartney, Ringo Starr e as viúvas de John Lennon e George Harrison, Yoko Ono e Olivia Harrison.
Os Martin partiram das matrizes de gravação das canções, cujo som retrabalharam (Love estará disponível em estéreo e em DVD áudio 5.1) e que pertencem essencialmente aos discos posteriores a 1965, caracterizados por inúmeras experimentações em estúdio.
Martin se divertiu selecionando as canções, isolando trechos ou uma parte instrumental e remontando-as de maneira diferente e misturada.
O resultado é simpático, lúdico e psicodélico. Os "beatlemaníacos" se divertirão reconhecendo as canções como numa trívia, mas Love desperta principalmente a vontade de ouvir a obra original. Seu principal interesse reside no fato de que as faixas foram retrabalhadas e remixadas.
As canções dos Beatles são um tesouro protegido zelosamente e continuam rentáveis 36 anos depois do desaparecimento do conjunto. Segundo o Daily Telegraph, a Apple Corps, que administra seu catálogo, pagou em 2005 a soma de 1,85 milhão de euros a Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono e Olivia Harrison.
Às vésperas do lançamento de Love a gravadora EMI se cercou de cuidados para evitar a pirataria. Na apresentação para a imprensa em Paris, no último dia 19 de outubro, um segurança usando detector de metais controlava as câmeras digitais, os gravadores e os celulares dos jornalistas, que tiveram de assinar um termo de confidencialidade.
AFP
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
A canção polêmica dos anos 80 que Roger Waters destacou entre as melhores
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
Axl Rose: o sábio e inteligente conselho para quem quer fazer uma tatuagem
O maior cantor, compositor e showman, segundo Ritchie Blackmore: "Ninguém compete"
Freedom of Expression: o tema do Globo Repórter


O álbum do Radiohead que Thom Yorke comparou aos Beatles; "podemos fazer o que quisermos"
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O dia que John Lennon explicou o que ninguém entendia sobre George Martin e os Beatles
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
O show de 1973 em que o Led Zeppelin tirou dos Beatles um recorde de 8 anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Por que o clássico "Rubber Soul", dos Beatles, recebeu esse nome estranho
John Lennon e a sua complicada relação com a fama
Quando Paul McCartney percebeu que John Lennon escrevia melhor que ele
A banda que Iggor Cavalera considera "mil vezes" mais importante que Beatles e Stones



