Canções dos Beatles são um tesouro protegido
Fonte: Terra Música
Postado em 16 de novembro de 2006
O trompete de Penny Lane e o piano de In My Life fundidos nos últimos acordes de Strawberry Fields Forever: não se trata de uma fantasia onírica de um fervoroso admirador dos Beatles e sim um trecho do álbum Love, uma colagem sonora de 80 minutos das canções do lendário conjunto que será lançado no próximo dia 20 em todo o mundo.
O lançamento de Love foi idéia do homem que é apelidado de "o quinto Beatle", seu produtor George Martin, e seu filho Giles. Para isso, eles contaram com a autorização de Paul McCartney, Ringo Starr e as viúvas de John Lennon e George Harrison, Yoko Ono e Olivia Harrison.
Os Martin partiram das matrizes de gravação das canções, cujo som retrabalharam (Love estará disponível em estéreo e em DVD áudio 5.1) e que pertencem essencialmente aos discos posteriores a 1965, caracterizados por inúmeras experimentações em estúdio.
Martin se divertiu selecionando as canções, isolando trechos ou uma parte instrumental e remontando-as de maneira diferente e misturada.
O resultado é simpático, lúdico e psicodélico. Os "beatlemaníacos" se divertirão reconhecendo as canções como numa trívia, mas Love desperta principalmente a vontade de ouvir a obra original. Seu principal interesse reside no fato de que as faixas foram retrabalhadas e remixadas.
As canções dos Beatles são um tesouro protegido zelosamente e continuam rentáveis 36 anos depois do desaparecimento do conjunto. Segundo o Daily Telegraph, a Apple Corps, que administra seu catálogo, pagou em 2005 a soma de 1,85 milhão de euros a Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono e Olivia Harrison.
Às vésperas do lançamento de Love a gravadora EMI se cercou de cuidados para evitar a pirataria. Na apresentação para a imprensa em Paris, no último dia 19 de outubro, um segurança usando detector de metais controlava as câmeras digitais, os gravadores e os celulares dos jornalistas, que tiveram de assinar um termo de confidencialidade.
AFP
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Korzus anuncia a saída do guitarrista Heros Trench, após quase três décadas de parceria
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
"Fui assistir a um show do Angra e aquilo me motivou a montar uma banda", diz Aquiles Priester
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Vocalista original diz que não voltará ao Arch Enemy; "O mistério continua"
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Depressão: 10 músicas que devem ser evitadas
Onze grandes bandas que contam com apenas um integrante original
O profundo significado do termo "Alvorada Voraz", cantado por Paulo Ricardo no RPM
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
O disco que John Lennon disse que os Beatles jamais fariam; "Odiaria um álbum assim"
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
O instrumento original que Paul McCartney assumiria nos Beatles, segundo o próprio
O megahit dos Beatles que inspirou Bon Jovi a lançar novo álbum: "Por que não?"
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A música de Paul McCartney que ele sempre odiou: "Tem uma letra horrível"
As últimas palavras de cortar o coração que George Harrison dirigiu ao amigo Ringo Starr



