Def Leppard: Phil Collen fala sobre Jimi Hendrix
Por Rubens Lessa
Fonte: Classic Rock Magazine
Postado em 03 de janeiro de 2007
O guitarrista do DEF LEPPARD falou em janeiro de 2007 à revista Classic Rock, em edição em quem as estrelas do rock (e alguns amantes de rock, comediantes, esportistas, etc) escolheram seus "ícones do rock".
A explicação a seguir é de Collen sobre o motivo de sua escolha por JIMI HENDRIX para a lista: "Eu estava, obviamente, bem ciente de quem era Jimi Hendrix no começo dos anos 70. Meu primo me colocou no rock e ele dizia: ‘Hendrix é do caralho’. E eu realmente gostava dele, mas não como seria mais tarde. Só depois de aprender a tocar guitarra, é que eu realmente comecei a apreciá-lo. Não era só por causa da guitarra não. Tudo sobre Hendrix ia contra a maré. Tudo sobre ele era uma contradição para seu estereótipo de roqueiro".
"Mesmo sob o ponto de vista da roupa que usava, Hendrix era diferente. E o que ele fazia no palco – aquilo era o tipo de coisa que faz você querer ser um músico, especialmente quando se é um garoto. Ainda, o fato de ele ser um negro tocando o que era, basicamente, música de branco – novamente - é muito diferente. Você não tem nada como aquilo agora. Talvez o PRINCE tenha feito algo aqui ou acolá, mas não como Hendrix. Aquilo era muito mais puro. O fato é que eu não acreditei, de fato, nisso tudo até alguns anos mais tarde, quando eu, repentinamente, estava como: ‘Inferno – agora é que caiu a ficha!’. Então, eu comecei a apreciá-lo de forma correta. Logo, eu voltei a ouvi-lo tocar ao vivo e prestar atenção ao que ele realmente fazia. E não era a mesma coisa idiota que qualquer outro estivesse fazendo. Era completamente diferente, e muito mais profundo; era rítmico e melódico; baseado no vocal e na canção. Para mim, ele foi o músico perfeito".
"Tenho certeza que isto, provavelmente, ajudou seu status icônico, morto ainda jovem (Nota: aos 27 anos de idade). Quando alguém faz o mesmo, é óbvio que te reservarão um lugar no coração de todos. Qualquer um, de repente, pode se tornar um herói trágico. Para ser um verdadeiro ìcone, eu creio que você deva aspirar a tal. É como tudo o que beira o Kurt Cobain (do NIRVANA, que se suicidou, aos 27 anos, em 1994). Eu acho que ERIC CLAPTON tem um status icônico e eu não creio que ele deveria ter, pessoalmente, comparado a Hendrix, quem tinha muito mais."
"Teria Hendrix perdido tal status, caso estivesse vivo? Realmente, eu acredito que quando ele morreu, ele estava compondo um material que soava um pouco mais 'suave', se você gostar, e eu acho que ele teria experimentado de tudo; e, realmente, acho que ele teria feito algo realmente muito bom. Eu acredito mesmo que ele teria feito muito mais música boa."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Garotos Podres são interrogados pela polícia por causa da música "Papai Noel Velho Batuta"
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Álbum ao vivo do Scorpions alcança o 2º lugar na parada alemã
Novo álbum do Linkin Park ganha disco de platina tripla no Brasil
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Mick Abrahams, guitarrista original do Jethro Tull, morre aos 82 anos
Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
Por que Frejat demitiu seu guitarrista de longa data: "Eu não saí, fui saído"

O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Joe Elliott (Def Leppard) chorou ao ver anúncio da aposentadoria de David Coverdale
6 bandas que são chamadas de metal farofa mas não deveriam, de acordo com a Loudwire
"Não tenho medo de morrer": Vivian Campbell fala sobre viver há 12 anos com câncer
Hard Rock e Metal: os vinte discos mais vendidos nos EUA
Alexandre Vilella: Empresário fanático pelo Def Leppard


