Def Leppard: Phil Collen fala sobre Jimi Hendrix
Por Rubens Lessa
Fonte: Classic Rock Magazine
Postado em 03 de janeiro de 2007
O guitarrista do DEF LEPPARD falou em janeiro de 2007 à revista Classic Rock, em edição em quem as estrelas do rock (e alguns amantes de rock, comediantes, esportistas, etc) escolheram seus "ícones do rock".
A explicação a seguir é de Collen sobre o motivo de sua escolha por JIMI HENDRIX para a lista: "Eu estava, obviamente, bem ciente de quem era Jimi Hendrix no começo dos anos 70. Meu primo me colocou no rock e ele dizia: ‘Hendrix é do caralho’. E eu realmente gostava dele, mas não como seria mais tarde. Só depois de aprender a tocar guitarra, é que eu realmente comecei a apreciá-lo. Não era só por causa da guitarra não. Tudo sobre Hendrix ia contra a maré. Tudo sobre ele era uma contradição para seu estereótipo de roqueiro".
"Mesmo sob o ponto de vista da roupa que usava, Hendrix era diferente. E o que ele fazia no palco – aquilo era o tipo de coisa que faz você querer ser um músico, especialmente quando se é um garoto. Ainda, o fato de ele ser um negro tocando o que era, basicamente, música de branco – novamente - é muito diferente. Você não tem nada como aquilo agora. Talvez o PRINCE tenha feito algo aqui ou acolá, mas não como Hendrix. Aquilo era muito mais puro. O fato é que eu não acreditei, de fato, nisso tudo até alguns anos mais tarde, quando eu, repentinamente, estava como: ‘Inferno – agora é que caiu a ficha!’. Então, eu comecei a apreciá-lo de forma correta. Logo, eu voltei a ouvi-lo tocar ao vivo e prestar atenção ao que ele realmente fazia. E não era a mesma coisa idiota que qualquer outro estivesse fazendo. Era completamente diferente, e muito mais profundo; era rítmico e melódico; baseado no vocal e na canção. Para mim, ele foi o músico perfeito".
"Tenho certeza que isto, provavelmente, ajudou seu status icônico, morto ainda jovem (Nota: aos 27 anos de idade). Quando alguém faz o mesmo, é óbvio que te reservarão um lugar no coração de todos. Qualquer um, de repente, pode se tornar um herói trágico. Para ser um verdadeiro ìcone, eu creio que você deva aspirar a tal. É como tudo o que beira o Kurt Cobain (do NIRVANA, que se suicidou, aos 27 anos, em 1994). Eu acho que ERIC CLAPTON tem um status icônico e eu não creio que ele deveria ter, pessoalmente, comparado a Hendrix, quem tinha muito mais."
"Teria Hendrix perdido tal status, caso estivesse vivo? Realmente, eu acredito que quando ele morreu, ele estava compondo um material que soava um pouco mais 'suave', se você gostar, e eu acho que ele teria experimentado de tudo; e, realmente, acho que ele teria feito algo realmente muito bom. Eu acredito mesmo que ele teria feito muito mais música boa."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
Torture Squad substituirá Fear Factory no Bangers Open Air
Max Cavalera passou a se interessar mais ainda por metal depois que ficou sóbrio
Edu Falaschi anuncia Roy Khan e Veronica Bordacchini como cantores convidados de "MI'RAJ"

O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
WatchMojo: os 10 guitarristas mais subestimados de todos os tempos


