Def Leppard: Phil Collen fala sobre Jimi Hendrix
Por Rubens Lessa
Fonte: Classic Rock Magazine
Postado em 03 de janeiro de 2007
O guitarrista do DEF LEPPARD falou em janeiro de 2007 à revista Classic Rock, em edição em quem as estrelas do rock (e alguns amantes de rock, comediantes, esportistas, etc) escolheram seus "ícones do rock".
A explicação a seguir é de Collen sobre o motivo de sua escolha por JIMI HENDRIX para a lista: "Eu estava, obviamente, bem ciente de quem era Jimi Hendrix no começo dos anos 70. Meu primo me colocou no rock e ele dizia: ‘Hendrix é do caralho’. E eu realmente gostava dele, mas não como seria mais tarde. Só depois de aprender a tocar guitarra, é que eu realmente comecei a apreciá-lo. Não era só por causa da guitarra não. Tudo sobre Hendrix ia contra a maré. Tudo sobre ele era uma contradição para seu estereótipo de roqueiro".
"Mesmo sob o ponto de vista da roupa que usava, Hendrix era diferente. E o que ele fazia no palco – aquilo era o tipo de coisa que faz você querer ser um músico, especialmente quando se é um garoto. Ainda, o fato de ele ser um negro tocando o que era, basicamente, música de branco – novamente - é muito diferente. Você não tem nada como aquilo agora. Talvez o PRINCE tenha feito algo aqui ou acolá, mas não como Hendrix. Aquilo era muito mais puro. O fato é que eu não acreditei, de fato, nisso tudo até alguns anos mais tarde, quando eu, repentinamente, estava como: ‘Inferno – agora é que caiu a ficha!’. Então, eu comecei a apreciá-lo de forma correta. Logo, eu voltei a ouvi-lo tocar ao vivo e prestar atenção ao que ele realmente fazia. E não era a mesma coisa idiota que qualquer outro estivesse fazendo. Era completamente diferente, e muito mais profundo; era rítmico e melódico; baseado no vocal e na canção. Para mim, ele foi o músico perfeito".
"Tenho certeza que isto, provavelmente, ajudou seu status icônico, morto ainda jovem (Nota: aos 27 anos de idade). Quando alguém faz o mesmo, é óbvio que te reservarão um lugar no coração de todos. Qualquer um, de repente, pode se tornar um herói trágico. Para ser um verdadeiro ìcone, eu creio que você deva aspirar a tal. É como tudo o que beira o Kurt Cobain (do NIRVANA, que se suicidou, aos 27 anos, em 1994). Eu acho que ERIC CLAPTON tem um status icônico e eu não creio que ele deveria ter, pessoalmente, comparado a Hendrix, quem tinha muito mais."
"Teria Hendrix perdido tal status, caso estivesse vivo? Realmente, eu acredito que quando ele morreu, ele estava compondo um material que soava um pouco mais 'suave', se você gostar, e eu acho que ele teria experimentado de tudo; e, realmente, acho que ele teria feito algo realmente muito bom. Eu acredito mesmo que ele teria feito muito mais música boa."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
Robert Plant admite que morte do filho mudou relação com o Led Zeppelin
Slipknot orientou Eloy Casagrande a tocar como Joey Jordison? O próprio responde
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Delain anuncia saída de vocalista e mudança de formato para a continuidade
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
Bruce Dickinson impressiona John Bush, vocalista do Armored Saint
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
Metallica divulga performance ao vivo de "...And Justice for All"
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs

Guitarrista do Def Leppard entende que precisamos "abraçar" a IA
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda que abriu caminho nos EUA antes de Def Leppard e Iron Maiden
O clássico do hard rock dos anos 1980 que banda achou tão ruim que regravou
Def Leppard anuncia box-set e divulga cover inédito dos Beatles
Rick Allen: o baterista que merece todo o respeito do mundo


