Def Leppard: Phil Collen fala sobre Jimi Hendrix
Por Rubens Lessa
Fonte: Classic Rock Magazine
Postado em 03 de janeiro de 2007
O guitarrista do DEF LEPPARD falou em janeiro de 2007 à revista Classic Rock, em edição em quem as estrelas do rock (e alguns amantes de rock, comediantes, esportistas, etc) escolheram seus "ícones do rock".
A explicação a seguir é de Collen sobre o motivo de sua escolha por JIMI HENDRIX para a lista: "Eu estava, obviamente, bem ciente de quem era Jimi Hendrix no começo dos anos 70. Meu primo me colocou no rock e ele dizia: ‘Hendrix é do caralho’. E eu realmente gostava dele, mas não como seria mais tarde. Só depois de aprender a tocar guitarra, é que eu realmente comecei a apreciá-lo. Não era só por causa da guitarra não. Tudo sobre Hendrix ia contra a maré. Tudo sobre ele era uma contradição para seu estereótipo de roqueiro".
"Mesmo sob o ponto de vista da roupa que usava, Hendrix era diferente. E o que ele fazia no palco – aquilo era o tipo de coisa que faz você querer ser um músico, especialmente quando se é um garoto. Ainda, o fato de ele ser um negro tocando o que era, basicamente, música de branco – novamente - é muito diferente. Você não tem nada como aquilo agora. Talvez o PRINCE tenha feito algo aqui ou acolá, mas não como Hendrix. Aquilo era muito mais puro. O fato é que eu não acreditei, de fato, nisso tudo até alguns anos mais tarde, quando eu, repentinamente, estava como: ‘Inferno – agora é que caiu a ficha!’. Então, eu comecei a apreciá-lo de forma correta. Logo, eu voltei a ouvi-lo tocar ao vivo e prestar atenção ao que ele realmente fazia. E não era a mesma coisa idiota que qualquer outro estivesse fazendo. Era completamente diferente, e muito mais profundo; era rítmico e melódico; baseado no vocal e na canção. Para mim, ele foi o músico perfeito".
"Tenho certeza que isto, provavelmente, ajudou seu status icônico, morto ainda jovem (Nota: aos 27 anos de idade). Quando alguém faz o mesmo, é óbvio que te reservarão um lugar no coração de todos. Qualquer um, de repente, pode se tornar um herói trágico. Para ser um verdadeiro ìcone, eu creio que você deva aspirar a tal. É como tudo o que beira o Kurt Cobain (do NIRVANA, que se suicidou, aos 27 anos, em 1994). Eu acho que ERIC CLAPTON tem um status icônico e eu não creio que ele deveria ter, pessoalmente, comparado a Hendrix, quem tinha muito mais."
"Teria Hendrix perdido tal status, caso estivesse vivo? Realmente, eu acredito que quando ele morreu, ele estava compondo um material que soava um pouco mais 'suave', se você gostar, e eu acho que ele teria experimentado de tudo; e, realmente, acho que ele teria feito algo realmente muito bom. Eu acredito mesmo que ele teria feito muito mais música boa."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
Lzzy Hale explica por que o metal foi feito para quem não se encaixa nos padrões
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
Existe alguma banda melhor que o Iron Maiden ao vivo? Steve Harris e Bruce Dickinson respondem

Def Leppard promete a música mais acelerada da carreira em próximo disco
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
6 bandas que são chamadas de metal farofa mas não deveriam, de acordo com a Loudwire
Baixista de grande banda inglesa diz que tem o melhor trampo do mundo


