Baixista do UFO relembra Fastway e Ozzy

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Bruno Braz, Fonte: Brave Words, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 01/04/07. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Marko Syrjälä, do site Metal-Rules.com, conversou recentemente com o lendário baixista do UFO, Pete Way, sobre vários assuntos, incluindo sua rápida participação com o FASTWAY e OZZY OSBOURNE. Segue alguns trechos da conversa:

806 acessosOzzy Osbourne: escolhendo álbum do Alice in Chains no seu Top 105000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1984

Metal-Rules.com: Você começou o Fastway junto com o Fast Eddie Clarke (ex-MOTÖRHEAD), como isso aconteceu?

Pete Way: "O UFO fazia muitas turnês e ninguém estava muito ligado nisso. Eu não diria que tudo estava indo ladeira abaixo, mas era apenas mais uma daquelas coisas, outro hotel, outra turnê, e lá estavam muitas pessoas falando sobre todo mundo pelas costas, então eu decidi que iria cair fora daquilo. Na verdade, aconteceu por intermédio do fotógrafo Ross Halfin, ele conhecia o Twisted Sister e eles estavam tocando em clubes em Nova Iorque e gostavam muito do UFO, então ele me perguntou se eu produziria o álbum deles ["Under the Blade" (1982)]. Dizer que eu produzi o álbum seria errado, já que eu ficava bebendo enquanto assistia eles tocando. Eu conhecia o [Fast] Eddie há muito tempo, obviamente através do Lemmy, e ele entrou em contato e disse que nós deveríamos formar uma banda juntos, se eu não estivesse fazendo nada. Então nós procuramos por um vocalista e um baterista, conseguimos o Jerry Shirley porque nós gostamos do HUMBLE PIE antigo e pegamos o Dave King, ele havia mandado uma fita. Era apenas o Eddie e eu por mais ou menos três ou quatro meses trabalhando pra formar a banda. Ao mesmo tempo, eu estava trabalhando com o Twisted Sister."

Metal-Rules.com: Aliás, o Fastway tocará no próximo verão no Sweden Rock Festival, onde você também já tocou com o UFO.

Pete Way: "Hum, o Dave King vai cantar?"

Metal-Rules.com: Não, parece que é uma formação totalmente nova.

Pete Way: "Não acho que o Dave iria querer trabalhar com o Eddie novamente, e ele ainda tem a banda dele (FLOGGING MOLLY) aonde ele faz um bom trabalho. Eu o vejo de vez em quando, eu gosto dele. Estávamos inclusive pensando em fazer um novo álbum do Fastway, eu e Dave e possivelmente o Jerry. Cheguei a ligar pro Dave pra perguntar sobre isso e ele me disse que estava em turnê com o Flogging Molly, o que dificultaria tudo. Então uma coisa levou à outra e eu acabei continuando com o UFO".

Metal-Rules.com: O Motörhead também tocará no SRF, no mesmo dia que o Fastway...

Pete Way: "Wow, agora deixa eu falar isso... eu conheço o Lemmy desde que o Motörhead tocava pra dez pessoas e ele me disse 'porra, eu te odeio, Pete', e quando eu perguntei qual o motivo ele explicou: 'porque você fez daquele babaca uma estrela, com o Fastway!'. Sério, o Eddie saiu fora em Nova Iorque (lá em 1982) e por isso o Lemmy não quer nada com ele".

Metal-Rules.com: Depois que a coisa com o Fastway desandou, você se juntou ao Ozzy Osbourne para uma turnê na Europa?

Pete Way: "Eu fiz apenas os shows ingleses. Mas o que aconteceu quando eu comecei com o Fastway foi que a Chrysalis Records quis assinar com a gente, mas a CBS Records apareceu com uma oferta melhor e eu aceitei imediatamente. A Chrysalis queria, mas eles não chegaram a um acordo. Eu não sabia que no meu contrato com a Chrysalis eu era um membro-chave para a banda, então eles iriam processar a mim e a CBS. Então eu não poderia tocar com o Fastway a não ser que o Fastway assinasse com a Chrysalis. Então a Chrysalis disse que me daria o meu próprio acordo se eu ficasse com eles, e eu disse pro Eddie e para a direção que eu não iria segurar tudo por causa dos problemas legais. Eu trabalhei em todas as músicas, fui na verdade o co-autor de todas, fiz todos os ensaios, mas era mais fácil pra eles trazer um baixista pra eles poderem fazer uma turnê. Claro que o álbum foi um sucesso".

"Então o Ozzy me ligou, nós somos amigos, mas eu não o via há um bom tempo, ele ligou e disse: 'escuta, nós precisamos de um baixista, você não está fazendo nada, o que você acha de vir em uma turnê comigo, eu te pagarei muito bem'. Foi a Sharon, claro, que organizou toda a negociação e eu fiz cerca de dez shows com eles. Não posso dizer que foi a minha melhor performance, pois eu acho a música dele... não diria difícil de tocar, mas eu não tive muito tempo pra ensaiar e a música não se adapta muito bem ao meu estilo. Foi por isso que o WAYSTED tocou com o Ozzy na América e acho que em alguns outros lugares também. A Sharon disse 'você nos ajudou, agora o Waysted pode fazer a turnê do Ozzy na América.' E claro que ele era gigante lá e eu era seu amigo, então na verdade eu estava viajando com o Ozzy por conta própria".

Leia mais no metal-rules.com.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Setlist e vídeos de primeiro show com Zakk Wylde

806 acessosOzzy Osbourne: escolhendo álbum do Alice in Chains no seu Top 102394 acessosOzzy Osbourne: em vídeo 3D, as mudanças em sua aparência0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Ozzy Osbourne"

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Um tocante tributo a Lemmy na Rolling Stone

O ExorcistaO Exorcista
A relação de músicas do Purple e Ozzy com o filme

South ParkSouth Park
Aparições de estrelas do rock no desenho

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Ufo"0 acessosTodas as matérias sobre "Fastway"0 acessosTodas as matérias sobre "Ozzy Osbourne"0 acessosTodas as matérias sobre "Twisted Sister"

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1984

Duff McKaganDuff McKagan
3 litros de vodka, 3 gramas e meio de cocaína, e mais...

Legião UrbanaLegião Urbana
O dia em que Renato calou a plateia do Programa Livre

5000 acessosMusic Radar: Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos5000 acessosSlipknot: banda trolla repórter da Multishow antes de show no RIR5000 acessosSimone Simons: "Rammstein me faz querer mexer a bunda"5000 acessosPinouvido: A cena da morte de Kurt Cobain em infográfico5000 acessosMetallica: Robert Trujillo "explica" ausência de Kirk Hammett5000 acessosMetal Open Air: Em 2012, o maior fiasco da história do Heavy Metal no Brasil!

Sobre Bruno Braz

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online