Baixista do UFO relembra Fastway e Ozzy
Por Bruno Braz
Fonte: Brave Words
Postado em 01 de abril de 2007
Marko Syrjälä, do site Metal-Rules.com, conversou recentemente com o lendário baixista do UFO, Pete Way, sobre vários assuntos, incluindo sua rápida participação com o FASTWAY e OZZY OSBOURNE. Segue alguns trechos da conversa:
Metal-Rules.com: Você começou o Fastway junto com o Fast Eddie Clarke (ex-MOTÖRHEAD), como isso aconteceu?
Pete Way: "O UFO fazia muitas turnês e ninguém estava muito ligado nisso. Eu não diria que tudo estava indo ladeira abaixo, mas era apenas mais uma daquelas coisas, outro hotel, outra turnê, e lá estavam muitas pessoas falando sobre todo mundo pelas costas, então eu decidi que iria cair fora daquilo. Na verdade, aconteceu por intermédio do fotógrafo Ross Halfin, ele conhecia o Twisted Sister e eles estavam tocando em clubes em Nova Iorque e gostavam muito do UFO, então ele me perguntou se eu produziria o álbum deles ["Under the Blade" (1982)]. Dizer que eu produzi o álbum seria errado, já que eu ficava bebendo enquanto assistia eles tocando. Eu conhecia o [Fast] Eddie há muito tempo, obviamente através do Lemmy, e ele entrou em contato e disse que nós deveríamos formar uma banda juntos, se eu não estivesse fazendo nada. Então nós procuramos por um vocalista e um baterista, conseguimos o Jerry Shirley porque nós gostamos do HUMBLE PIE antigo e pegamos o Dave King, ele havia mandado uma fita. Era apenas o Eddie e eu por mais ou menos três ou quatro meses trabalhando pra formar a banda. Ao mesmo tempo, eu estava trabalhando com o Twisted Sister."
Metal-Rules.com: Aliás, o Fastway tocará no próximo verão no Sweden Rock Festival, onde você também já tocou com o UFO.
Pete Way: "Hum, o Dave King vai cantar?"
Metal-Rules.com: Não, parece que é uma formação totalmente nova.
Pete Way: "Não acho que o Dave iria querer trabalhar com o Eddie novamente, e ele ainda tem a banda dele (FLOGGING MOLLY) aonde ele faz um bom trabalho. Eu o vejo de vez em quando, eu gosto dele. Estávamos inclusive pensando em fazer um novo álbum do Fastway, eu e Dave e possivelmente o Jerry. Cheguei a ligar pro Dave pra perguntar sobre isso e ele me disse que estava em turnê com o Flogging Molly, o que dificultaria tudo. Então uma coisa levou à outra e eu acabei continuando com o UFO".
Metal-Rules.com: O Motörhead também tocará no SRF, no mesmo dia que o Fastway...
Pete Way: "Wow, agora deixa eu falar isso... eu conheço o Lemmy desde que o Motörhead tocava pra dez pessoas e ele me disse 'porra, eu te odeio, Pete', e quando eu perguntei qual o motivo ele explicou: 'porque você fez daquele babaca uma estrela, com o Fastway!'. Sério, o Eddie saiu fora em Nova Iorque (lá em 1982) e por isso o Lemmy não quer nada com ele".
Metal-Rules.com: Depois que a coisa com o Fastway desandou, você se juntou ao Ozzy Osbourne para uma turnê na Europa?
Pete Way: "Eu fiz apenas os shows ingleses. Mas o que aconteceu quando eu comecei com o Fastway foi que a Chrysalis Records quis assinar com a gente, mas a CBS Records apareceu com uma oferta melhor e eu aceitei imediatamente. A Chrysalis queria, mas eles não chegaram a um acordo. Eu não sabia que no meu contrato com a Chrysalis eu era um membro-chave para a banda, então eles iriam processar a mim e a CBS. Então eu não poderia tocar com o Fastway a não ser que o Fastway assinasse com a Chrysalis. Então a Chrysalis disse que me daria o meu próprio acordo se eu ficasse com eles, e eu disse pro Eddie e para a direção que eu não iria segurar tudo por causa dos problemas legais. Eu trabalhei em todas as músicas, fui na verdade o co-autor de todas, fiz todos os ensaios, mas era mais fácil pra eles trazer um baixista pra eles poderem fazer uma turnê. Claro que o álbum foi um sucesso".
"Então o Ozzy me ligou, nós somos amigos, mas eu não o via há um bom tempo, ele ligou e disse: 'escuta, nós precisamos de um baixista, você não está fazendo nada, o que você acha de vir em uma turnê comigo, eu te pagarei muito bem'. Foi a Sharon, claro, que organizou toda a negociação e eu fiz cerca de dez shows com eles. Não posso dizer que foi a minha melhor performance, pois eu acho a música dele... não diria difícil de tocar, mas eu não tive muito tempo pra ensaiar e a música não se adapta muito bem ao meu estilo. Foi por isso que o WAYSTED tocou com o Ozzy na América e acho que em alguns outros lugares também. A Sharon disse 'você nos ajudou, agora o Waysted pode fazer a turnê do Ozzy na América.' E claro que ele era gigante lá e eu era seu amigo, então na verdade eu estava viajando com o Ozzy por conta própria".
Leia mais no metal-rules.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
A tragédia que fez nascer um dos álbuns de rock mais subestimados dos anos 1990
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
A banda que se diz esquecida na história do metal; até o Ozzy os reconhecia
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Paul Di'Anno deixou mensagem tocante ao público em um de seus últimos shows
Família de Joey Jordison compartilha primeiro desenho do "S" tribal do Slipknot
O guitarrista que Eric Clapton sentia repulsa por ser a "coisa mais pesada" que ouviu na vida
Lars Ulrich, do Metallica, é um bom baterista? Mike Portnoy explica

A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
A banda de rock clássico que é gigante e nunca fez sucesso nos EUA (e o motivo por trás)
Ozzy só fez sucesso por causa dos músicos ao redor dele, diz guitarrista da UFO
O disco dos anos 1980 que Regis Tadeu considera um dos mais subestimados de todos os tempos



