Radical lança etnografia do rock alternativo
Por lory dos Santos
Fonte: Radical Livros
Postado em 18 de maio de 2008
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A Radical Livros acaba de lançar seu novo livro, "Rock Underground: uma etnografia do rock alternativo". Neste instigante ensaio, o escritor Pablo Ornelas Rosa nos mostra como funciona a chamada "cena alternativa" do rock no Brasil tomando como estudo de caso o funcionamento de um bar dedicado a shows de rock underground em Florianópolis — local que acabaria fechado por conta da truculência policial.
Em seu primeiro livro, Ornelas faz uma análise precisa do comportamento de músicos, fãs e demais personagens que interagem no microcosmo da cena musical alternativa em nosso país. O local e a cidade específicas aqui analisadas servem como retrato, na verdade, do mesmo tipo de lógica econômica e social que atravessa a cena alternativa brasileira em qualquer grande centro urbano e até mesmo em cidades do interior do país.
Músico participante da cena e sociólogo com atuação em projetos relacionados à juventude, Pablo Rosa consegue uma percepção do movimento ao mesmo tempo rigorosa e viva, como interessado direto no tema. Com isso, o que temos é um belo livro que, sem perder o rigor conceitual, é uma leitura extremamente agradável.
Como escreve Luiz Eduardo Soares, no prefácio que apresenta esse trabalho: "Os roqueiros vão curtir, os mais velhos vão recordar, os menos sintonizados com esse mundo vão ter a oportunidade de visitá-lo e os intrigados com as asperezas dos jovens, nossos novos bárbaros, vão descobrir espelhos surpreendentes, para examinar a própria intolerância."
Título: Rock Underground: uma etnografia do rock alternativo
Autor: Pablo Ornelas Rosa
Editora: Radical Livros
Número de páginas: 172
Formato: 12 cm x 18 cm
Preço: R$ 29,00
Sobre a Radical Livros:
A Radical Livros é uma editora de São Paulo que estreou no mercado de livros com o título "A Filosofia do Punk", de Craig O’Hara. Depois disso, publicaram "Guerras por água", da ativista indiana Vandana Shiva que pode ser vista no DVD Corporações e passaram a distribuir um livro originalmente editado pelo coletivo anarquista Luta Libertária, "Anarquistas Expropriadores", do argentino Osvaldo Bayer. O último lançamento da editora é o livro "Rock Underground: uma etnografia do rock alternativo, de Pablo Ornelas Rosa", que retrata o universo da música underground em nosso país. Os próximos títulos da editora priorizam temas críticos do capitalismo contemporâneo e assuntos correlatos.
Mais informações em www.radicallivros.com.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
O apelido irônico que Cazuza recebeu após constante ajuda de Djavan na vida noturna
Fama de chato de Udo Dirkschneider se justifica? Brasileiro que toca na banda esclarece
O músico que, para John Lennon, começou tudo o que conhecemos; "Antes dele não havia nada"


Heavy Metal: "cristãos podem aprender muito com o gênero"
A cena que Ney Matogrosso viu no quartel que o fez ver que entre homens pode existir amor
Iron Maiden, Aquiles Priester e a foto de uma vida
Andre Matos declara: "O Angra tinha que acabar!"
Doors - Perguntas e respostas e curiosidades
As regras do Prog Metal



