SOMA pela inclusão social e ação participativa

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Lu Sales
Enviar correções  |  Ver Acessos

Na sexta-feira, dia 18 de julho, acontece no bairro do Méier, zona norte do Rio de Janeiro, a segunda edição do Arte na Rua, evento produzido pelo Movimento SOMA - Sociedade Organizada pela Música Alternativa.

Separados no nascimento: Paul Stanley e Sidney MagalMônica Guedes: "seus heróis morreram de overdose, os meus morrem na estrada, trabalhando"

Com o tema Rock em Defesa da Cultura Livre, o intuito da manifestação é levar ao público diferentes tipos de arte, como música, teatro e poesia, e de forma totalmente gratuita, fortalecendo assim a resistência cultural alternativa desvinculada, ou seja, aquela cuja produção não está pré-vinculada ao grande capital.

O evento tem início às 18 horas e terá a duração de quatro horas, terminando impreterivelmente às 22 horas; a produção arrecadará também alimentos para doar a uma instituição local.

O SOMA é um movimento cultural criado em julho de 2007, tendo como principais bandeiras o profissionalismo da chamada cena independente, a luta contra o jabá (especialmente o 'pagar para tocar'), a divulgação mútua entre os artistas e a união do cenário. Entre os parceiros do SOMA estão músicos, produtores, atores, poetas e selos musicais, além do Circo Voador, onde são realizadas as reuniões do Movimento, que ocorrem quinzenalmente. As reuniões e encontros são sempre feitos em forma de debates, sendo o objetivo maior a conscientização das pessoas envolvidas e profissionais do meio, a fim de procurar soluções que visem a auto-valorização e a defesa dos interesses da Cultura Alternativa.

As pessoas envolvidas com o Movimento apostam na Cultura como agente diminuidor da violência e que a falta desta pode levar à violência, que por isto é fundamental levar as diversas formas de Cultura ao alcance do povo; daí a importância de se fazer eventos gratuitos em praças e locais públicos. Na opinião deles, não basta somente o Estado apertar a segurança pública e promover ações para reintegração da sociedade; é preciso que cada um se sinta parte do mesmo todo. O Arte na Rua é a tentativa das pessoas envolvidas com o SOMA de dar a sua contribuição social, promovendo a Cultura ao acesso de todos.

Seguem as informações completas sobre o evento:

Serviço:
Arte na Rua - Rock em Defesa da Cultura Livre
Data: Sexta-feira, 18/07/2008
Local: Praça do Méier (Dias da Cruz em frente ao Mc Donalds) - Rio de Janeiro
Horário: 18 às 22 horas
Shows com Agnus Graal, Consciência Tranquila e Lado 2
Teatro, Poesia e Conscientização
Grátis
Arte Solidária: Leve 1 kg de alimento não-perecível

Mais informações sobre o Arte na Rua e Movimento SOMA em:

Site oficial: www.somacultural.org
Blog: www.rocksoma.blogspot.com
Fotolog: www.fotolog.com/vamos_somar.
Comunidade no Orkut: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=36069087



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Notícias

Separados no nascimento: Paul Stanley e Sidney MagalSeparados no nascimento
Paul Stanley e Sidney Magal

Mônica Guedes: seus heróis morreram de overdose, os meus morrem na estrada, trabalhandoMônica Guedes
"seus heróis morreram de overdose, os meus morrem na estrada, trabalhando"


Sobre Lu Sales

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.