Kid Vinil: "Onde é que está meu rock and roll?"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo Música
Postado em 13 de julho de 2009
O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL, escreveu em sua coluna no Yahoo! a respeito do Dia Mundial Do Rock. Confira um trecho do artigo.
"Nesta segunda-feira, 13 de julho, comemora-se o Dia Mundial do Rock. O mais engraçado é que as publicações lá fora não dão a mínima para essa data. Lembrando que essa data foi estabelecida a partir do 'Live Aid', na década de 80.
Aqui no Brasil, as comemorações sempre acontecem, mas gostaria de saber porque os norte-americanos e os ingleses em especial nem se importam com a data. Será pela simples razão de que para as bandas de lá todo dia é dia de rock e o estilo faz parte do cotidiano daqueles jovens?
Diante de tantas novas bandas e tendências dentro do rock, resolvi passar para vocês algumas dicas do meu 'mapa da mina' para encontrar novas bandas e ao mesmo tempo conferir a avaliação de críticos com bom senso para não se perder nesse mar de novidades.
O site que mais pesquiso atualmente é o Pitchfork. Lá encontro críticas de novidades lançadas em álbuns e músicas. Na sessão de relançamentos, eles sempre destacam coisas boas, como neste mês, em que publicaram as melhores reedições dos álbuns 'Reckoning' do REM, 'Hot Buttered Soul' de Isaac Hayes e 'Ill Comunication' dos Beastie Boys. Lá você encontra também vídeos exclusivos ao vivo e noticias da cena indie rock.
Do lado britânico, o semanário New Musical Express é bem completo no assunto indie pop e para saber qual grupo é o 'hype' do momento. A parte das críticas e dos lançamentos em singles com músicas recomendadas também deve ser pesquisada semanalmente no site da publicação.
A revista MOJO é outra publicação inglesa que eu considero bem completa e objetiva. Vai do rock clássico ao moderno. Diariamente, no site, a MOJO tem uma seção chamada 'Disc Of The Day' onde eles resgatam algum clássico da história do rock, independente da época, tem sempre um bom disco recomendado.
Para os indies mais antenados, recomendo o site da revista Artrocker, que vai fundo nas novidades do indie rock sem se prender a modismos. Sempre há boas recomendações. Na semana passada, eles fizeram uma matéria sobre o novo rock japonês, influenciado pelo punk.
Tem também os sites que eu encontro certas pérolas até da nossa música, elogiada pelos gringos. Nas últimas semanas, descobri duas coisas interessantes. A primeira foi na página da loja Other Music, de Manhattan (EUA), onde eles recomendavam o álbum do Pernambucano Lula Cortes chamado 'Rosa de Sangue', gravado em 1980. Um disco obscuro dessa mistura de rock com elementos da música nordestina e uma agradável surpresa.
Lula Cortes gravou na década de 70 ao lado de Zé Ramalho um dos discos mais raros dessa mistura do rock brasileiro com ritmos regionais, o álbum 'Paêbirú'. Lançado somente na Europa, esse disco se tornou peça de colecionadores."
A matéria completa pode ser conferida aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
Para Regis Tadeu, só existe uma coisa mais chata que o som do Dream Theater
A música que o Rush não queria gravar e se tornou uma das mais famosas; "mudou nossas vidas"
Tony Iommi revela seu álbum favorito do Deep Purple; "uma música clássica após a outra"


Kid Vinil: cantor lutou pela vida e ficou mais de um mês internado



