Blog Cena: Beatles, Led e outros que "fizeram feio" ao vivo
Por Gabriel Menezes
Fonte: Blog Cena
Postado em 01 de novembro de 2009
Até mesmo as maiores bandas de rock da história passaram por momentos ruins em cima dos palcos. Fatores como problemas pessoais dos integrantes, falta de ensaio, ou até mesmo a falta de estrutura dos concertos da época fizeram com que estes grupos realizassem apresentações muito aquém de suas capacidades.
Este foi o principal motivo que levou em 1966 os BEATLES a desistirem de fazer shows. Eles acreditavam que suas músicas, que estavam com arranjos cada vez mais trabalhados, eram impossíveis de reproduzir ao vivo. Além disso, a gritaria das mulheres era cada vez maior nas apresentações e no final das contas não dava pra ouvir nada do que eles tocavam.
Os integrantes do Fab Four falaram sobre esta situação em diversas entrevistas. RINGO STARR afirmou que no final eles estavam tocando extremamente mal e que chegaram ao cúmulo de tocar músicas distintas ao mesmo tempo em um show. Mas nada disso importava, porque ninguém conseguia ouvir nada.
Caso parecido aconteceu com o LED ZEPPELIN. A banda, desde que ficou famosa, sempre chamou a atenção pela habilidade musical de seus integrantes. Acontece que a partir de 1977 as apresentações ao vivo do grupo tiveram uma queda drástica de qualidade, a qual, muitos relacionam ao início do vício do guitarrista JIMMY PAGE em heroína.
Mas um dos momentos mais constrangedores que a banda passou em cima dos palcos aconteceu em uma reunião em 1985, durante o Live Aid. Na apresentação, que teve a participação especial de Phil Collins na bateria, os três membros do LED estavam claramente fora de forma.
Outro artista que também gerou críticas neste sentido foi CHUCK BERRY. O guitarrista, que atualmente está com 83 anos, continua fazendo shows ao vivo e decepciona grande parte dos fãs que vão assisti-lo. No concerto no Brasil em 2008 não foi diferente. Além de ter errado grande parte das músicas, o show não chegou a ter uma hora de duração.
O Blog Cena traz um texto com detalhes sobre estas histórias. Leia aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
O gênero musical que tomou o lugar do rock, de acordo com Roger Daltrey
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
A banda que ajudou a inventar o punk mesmo longe de Londres e Nova York
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
A estratégia que Frejat usou em "Puro Êxtase" para não ser acusado de apologia
A música "conceitual" que Bruce Dickinson já considerou a melhor canção do Iron Maiden
Geddy Lee elege os dois maiores solos de guitarra de todos os tempos
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
O instrumento original que Paul McCartney assumiria nos Beatles, segundo o próprio
O megahit dos Beatles que inspirou Bon Jovi a lançar novo álbum: "Por que não?"
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
As dez músicas dos Beatles que eram preferidas de Ozzy Osbourne
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
A droga pesada que John Lennon e Yoko usaram pelo "que os Beatles faziam com a gente"
Os álbuns dos Beatles que George Harrison considerava "horríveis"



