Blog Cena: Beatles, Led e outros que "fizeram feio" ao vivo
Por Gabriel Menezes
Fonte: Blog Cena
Postado em 01 de novembro de 2009
Até mesmo as maiores bandas de rock da história passaram por momentos ruins em cima dos palcos. Fatores como problemas pessoais dos integrantes, falta de ensaio, ou até mesmo a falta de estrutura dos concertos da época fizeram com que estes grupos realizassem apresentações muito aquém de suas capacidades.
Este foi o principal motivo que levou em 1966 os BEATLES a desistirem de fazer shows. Eles acreditavam que suas músicas, que estavam com arranjos cada vez mais trabalhados, eram impossíveis de reproduzir ao vivo. Além disso, a gritaria das mulheres era cada vez maior nas apresentações e no final das contas não dava pra ouvir nada do que eles tocavam.
Os integrantes do Fab Four falaram sobre esta situação em diversas entrevistas. RINGO STARR afirmou que no final eles estavam tocando extremamente mal e que chegaram ao cúmulo de tocar músicas distintas ao mesmo tempo em um show. Mas nada disso importava, porque ninguém conseguia ouvir nada.
Caso parecido aconteceu com o LED ZEPPELIN. A banda, desde que ficou famosa, sempre chamou a atenção pela habilidade musical de seus integrantes. Acontece que a partir de 1977 as apresentações ao vivo do grupo tiveram uma queda drástica de qualidade, a qual, muitos relacionam ao início do vício do guitarrista JIMMY PAGE em heroína.
Mas um dos momentos mais constrangedores que a banda passou em cima dos palcos aconteceu em uma reunião em 1985, durante o Live Aid. Na apresentação, que teve a participação especial de Phil Collins na bateria, os três membros do LED estavam claramente fora de forma.
Outro artista que também gerou críticas neste sentido foi CHUCK BERRY. O guitarrista, que atualmente está com 83 anos, continua fazendo shows ao vivo e decepciona grande parte dos fãs que vão assisti-lo. No concerto no Brasil em 2008 não foi diferente. Além de ter errado grande parte das músicas, o show não chegou a ter uma hora de duração.
O Blog Cena traz um texto com detalhes sobre estas histórias. Leia aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps