Iron Maiden: em 1985, a primeira apresentação no país

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Jairo Cezar, Fonte: Page of Mind
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 12/01/10. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


O IRON MAIDEN estava numa subida constante em sua carreira, com shows para grandes públicos na Europa, EUA e Japão. Mas faltava um show na América do Sul. E ele aconteceu em 1985, mais exatamente no dia 11 de janeiro,no Rio de Janeiro.
794 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores5000 acessosCornos do Rock: a dor e o peso do chifre em três belas canções

O show era parte do festival Rock In Rio, um festival criado justamente para promover o Brasil como grande palco de grandes bandas do rock mundial, na época o Brasil ainda estava tentando se libertar da repressão do governo militar e trazer grandes artistas para nosso país era missão quase impossível.

A banda estava divulgando seu álbum "Powerslave", executando na turnê as músicas que se tornariam clássicas mais tarde, como a faixa-titulo, "2 Minutes To Midnight" e "Acesh High", e também outros clássicos como "The Number Of The Beast", "Run To The Hills" e "The Trooper", além dos vários efeitos pirotécnicos, um palco especialmente criado com temas egípcios e com um gigante Eddie aparecendo atrás da bateria.

O primeiro show no Brasil ficou marcado como a maior apresentação da banda em toda sua história, com cerca de 300 mil pessoas, no palco construído especificamente para o festival, em Jacarepagua.

A banda fez o set-list básico da turnê, pois não era a atração principal (isso ficou a cargo do Queen), mas conseguiu arrancar gritos do público como se fosse o headliner, sendo considerada a atração mais empolgante do festival.

Na época, os shows foram transmitidos pela Rede Globo, horas com partes ao vivo, horas com melhores momentos. E um desses momentos foi na música "Revelations", quando Bruce Dickinson feriu-se ao ser atingido por sua própria guitarra, provocando um corte no supercílio que sangrou até o fim do show. A emissora achou que aquilo era um efeito para chamar atenção dos fãs e começou a focalizar o vocalista (alguns membros da igreja brasileira chegaram a falar dias depois que aquele era um gesto satânico e essa história todos nós já conhecemos).

Foi um excelente show, que realmente marcou a história da banda e princpalmente do Brasil, que a partir de então começou a receber não só o Iron Maiden, como outros grandes nomes da música.

Parte do show foi lançado em 2008, na parte 2 da história da banda e muitos fãs gostariam (e esperam por um milagre) que o show fosse lançado na íntegra como ítem oficial (existem bootlegs gravados da Globo).

Veja o set-list do show:

01. Churchill's Speech
02. Aces High
03. 2 Minutes To Midnight
04. The Trooper
05. Revelations
06. Flight Of Icarus
07. Rime Of The Ancient Mariner
08. Powerslave
09. The Number Of The Beast
10. Hallowed Be Thy Name
11. Iron Maiden
12. Run To The Hills
13. Running Free
14. Sanctuary

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 12 de janeiro de 2013

Iron MaidenIron Maiden
Steve Harris assiste show do Metallica no Canadá

794 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores1253 acessosBruce Dickinson: voando em um bombardeiro da II Guerra Mundial0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Iron MaidenIron Maiden
Fotos dos bastidores do Big Eddie

Paul Di AnnoPaul Di Anno
"Bruce Dickinson é prata e eu sou ouro!"

Bruce DickinsonBruce Dickinson
"Empresas precisam de fãs, não de clientes"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

Cornos do RockCornos do Rock
A dor e o peso do chifre em três belas canções

RodolfoRodolfo
100% arrependido das letras dos Raimundos

Mamonas AssassinasMamonas Assassinas
Músicos já sabiam que iam morrer?

5000 acessosJim Carrey: batendo cabeça ao som de Cannibal Corpse5000 acessosAxl Rose: como ele pegava todas as garotas que Slash conquistava5000 acessosLoudwire: as dez melhores bandas da era Grunge5000 acessosGuitarristas: você consegue identificar todos nesta imagem?5000 acessosMamonas Assassinas: viúva do Piloto comenta vídeo de Feliciano5000 acessosMystery Guitar Man: tocando 1000 guitarras ao mesmo tempo?

Sobre Jairo Cezar

Técnico em Informática, músico por hobby, nascido em 87, é colecionador assíduo do Iron Maiden, banda que escuta desde os 11 anos. Também curte outras vertentes do Rock, como Power Metal (Angra, Shaman, Tribuzy...) e Progressive (Rush, Dream Theater...). É redator-chefe do site Page of Mind, dedicado apenas à Donzela.

Mais matérias de Jairo Cezar no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online