Joe Walsh: processando homônimo político que usa sua canção
Por Ricardo Schuh
Fonte: Billboard
Postado em 04 de fevereiro de 2010
Mais um músico está reivindicando que um candidato político está desafinado com a "Lei Nacional de Propriedade Intelectual" americana. E este ainda por cima tem um "quê" de engraçado.
Joe Walsh, dos EAGLES, JAMES GANG, não está feliz que o candidato republicano ao congresso por Illinois tenha escolhido para sua campanha a música "Walk Away" e adicionado novas letras. O nome do candidato? Também é Joe Walsh!
Agora Peter Paterno, o advogado do músico, enviou uma carta que inicia ensinando ao político Joe Walsh que "pode ser bom" para ele aprender uma ou outra coisa sobre a Lei Americana de Direitos Autorais: "Ela diz muitas coisas, mas uma das coisas que diz é que você não pode usar a música de outra pessoa para promover a sua campanha política, a menos que tenha recebido permissão do proprietário do direito autoral da canção. Até onde sabemos, você não teve essa permissão. Talvez você tenha ficado tão ocupado com a sua campanha que tenha esquecido. Mas isso não está certo".
"Segundo: pela mesma lei, você não pode pegar a música de alguém e alterar a sua letra. E isso não significa apenas que você não está autorizado a escrever letras bobas, mas se quiser, deve escrever a sua própria música. Entretanto, eu sei porque você usou a música do Joe – ela é indubitavelmente muito melhor do que qualquer música que você ou sua equipe pudessem escrever. Mas aí é que está o ponto. Considerando que Joe escreve músicas melhores do que você, a Lei dos Direitos Autorais recompensa Joe, deixando-o decidir quem pode usar as canções que ele escreve".
Daí a carta enverada na discussão da questão de marcas e registros. Pelo fato dos dois terem o mesmo nome, Paterno menciona que o público pode se confundir em relação à fonte do material e pensar que possa haver algum tipo de apoio.
A carta continua: "Já que o seu nome é Joe Walsh, eu penso que você deveria ter cuidados adicionais usando a música do Joe, porque o público pode pensar que Joe (ex-Eagles) o está apoiando ou, Deus me livre, que ele seja você."
O gerente de campanha de Walsh defende a música, ao dizer ao jornal Lake County News-Sun: "Obviamente, não estamos usando o original de Joe Walsh, nem letras nem nada."
Joe Walsh contra Joe Walsh é mais um capítulo do atrito entre músicos e políticos que vêm ocorrendo nos últimos anos. John McCain se desculpou, no ano passado, junto a Jackson Browne como parte do acordo sobre o uso de "Running on Empty" do candidato presidencial em sua campanha. O ex-companheiro de Joe Walsh no EAGLES, Don Henley, também está enfrentando uma batalha jurídica contra o candidato ao Congresso Charles DeVore pelo uso de suas músicas em campanha.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Rodolfo teria recusado fortuna para se reunir com os Raimundos
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
Alissa White-Gluz conta por que decidiu montar sua própria banda; "A vida é curta"
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
8 bandas de thrash metal técnico severamente subestimadas, segundo a Loudwire
Cinco formações que duraram pouco tempo, mas gravaram bons discos
A passagem de Ian Gillan pela banda Black Sabbath
O guitarrista que para Herbert Vianna redesenhou a música, mas é desprezado por nossos leitores


O compositor mais famoso do século 19, segundo Don Henley do Eagles
Eagles anuncia edição deluxe do álbum "One of These Nights"
Eagles encerrará atividades em 2026, revela Don Henley
Ultimate Guitar: os 100 melhores solos de guitarra



