Joe Walsh: processando homônimo político que usa sua canção
Por Ricardo Schuh
Fonte: Billboard
Postado em 04 de fevereiro de 2010
Mais um músico está reivindicando que um candidato político está desafinado com a "Lei Nacional de Propriedade Intelectual" americana. E este ainda por cima tem um "quê" de engraçado.
Joe Walsh, dos EAGLES, JAMES GANG, não está feliz que o candidato republicano ao congresso por Illinois tenha escolhido para sua campanha a música "Walk Away" e adicionado novas letras. O nome do candidato? Também é Joe Walsh!
Agora Peter Paterno, o advogado do músico, enviou uma carta que inicia ensinando ao político Joe Walsh que "pode ser bom" para ele aprender uma ou outra coisa sobre a Lei Americana de Direitos Autorais: "Ela diz muitas coisas, mas uma das coisas que diz é que você não pode usar a música de outra pessoa para promover a sua campanha política, a menos que tenha recebido permissão do proprietário do direito autoral da canção. Até onde sabemos, você não teve essa permissão. Talvez você tenha ficado tão ocupado com a sua campanha que tenha esquecido. Mas isso não está certo".
"Segundo: pela mesma lei, você não pode pegar a música de alguém e alterar a sua letra. E isso não significa apenas que você não está autorizado a escrever letras bobas, mas se quiser, deve escrever a sua própria música. Entretanto, eu sei porque você usou a música do Joe – ela é indubitavelmente muito melhor do que qualquer música que você ou sua equipe pudessem escrever. Mas aí é que está o ponto. Considerando que Joe escreve músicas melhores do que você, a Lei dos Direitos Autorais recompensa Joe, deixando-o decidir quem pode usar as canções que ele escreve".
Daí a carta enverada na discussão da questão de marcas e registros. Pelo fato dos dois terem o mesmo nome, Paterno menciona que o público pode se confundir em relação à fonte do material e pensar que possa haver algum tipo de apoio.
A carta continua: "Já que o seu nome é Joe Walsh, eu penso que você deveria ter cuidados adicionais usando a música do Joe, porque o público pode pensar que Joe (ex-Eagles) o está apoiando ou, Deus me livre, que ele seja você."
O gerente de campanha de Walsh defende a música, ao dizer ao jornal Lake County News-Sun: "Obviamente, não estamos usando o original de Joe Walsh, nem letras nem nada."
Joe Walsh contra Joe Walsh é mais um capítulo do atrito entre músicos e políticos que vêm ocorrendo nos últimos anos. John McCain se desculpou, no ano passado, junto a Jackson Browne como parte do acordo sobre o uso de "Running on Empty" do candidato presidencial em sua campanha. O ex-companheiro de Joe Walsh no EAGLES, Don Henley, também está enfrentando uma batalha jurídica contra o candidato ao Congresso Charles DeVore pelo uso de suas músicas em campanha.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps