Pogo Festival: fim de semana de peso em João Pessoa
Por Flavio Bahiana
Fonte: Rock Press
Postado em 05 de maio de 2010
O POGO FESTIVAL irá levar para João Pessoa alguns dos principais nomes do hardcore e do metal brasileiros. O evento ocorrerá nos dias 7 e 8 de maio, na Intoca, localizado no Centro Histórico de João Pessoa. No primeiro dia os shows começarão às 20h e no segundo, às 16h. O festival terá 14 bandas, tendo como headliners: os paulistas do DISCARGA, na sexta, dia 7; e os cariocas da banda UZÔMI, que encerrarão o evento no sábado. Os ingressos para cada dia do festival custarão 10 reais, comprando os dois ingressos juntos, o valor será de 15 reais.
Com o POGO FESTIVAL, a intenção dos organizadores é levar para João Pessoa uma pequena amostra do que está sendo produzido no Brasil em termos de som pesado.
A primeira banda a subir no palco do POGO FESTIVAL, na sexta-feira, será a estreante DISACUSIA, de João Pessoa, fazendo um crossover de hardcore e metal. Em seguida, também de João Pessoa, a banda ELMO, que irá lançar o primeiro disco ainda este ano. Com um som voltado para o skate-rock. São referência do hardcore paraibano. A próxima no palco será a banda de thrash metal LEI DO CÃO, do Rio Grande do Norte, que já realizou uma turnê pelo sudeste. De grande importância para o hardcore feito na Paraíba e provavelmente o maior ícone desse segmento no estado, o grupo ROTTEN FLIES será a quarta apresentação da noite. Com três discos lançados tocando em casa, levarão um punk rock old school para os conterrâneos.
Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Encerrando a primeira noite, os grupos RÓTULO (SE) e DISCARGA (SP). A banda sergipana retorna a João Pessoa depois de elogiada passagem pela 3ª edição do Festival Aumenta que é Rock, em 2008. O show que irão apresentar no POGO FESTIVAL fará parte da turnê nordestina do grupo, que também já tem agendado uma turnê pelo Sudeste ainda neste primeiro semestre. O DISCARGA é um dos maiores nomes do hardcore do país. Com 12 anos de estrada, a banda já lançou cinco discos e realizou diversos shows pelo Brasil e fez uma turnê européia em 2005. O baixista da banda, Paulo Junior, também toca no RATOS DE PORÃO.
No segundo dia, o incentivo ao pogo continua com doses cavalares de Rock, com a presença de diversas bandas locais e com um show matador dos cariocas do UZÔMI, uma das especialistas em Crossover no Brasil.
A primeira banda do sábado será outra estreane, a BOW TO NOTHING, de João Pessoa, que estreará com muita agressividade e um som destruidor. Além deles, mais cinco bandas locais da Paraíba quebram tudo neste dia: a revelação do metal paraibano POST MORTEM, direto de Campina Grande; o Death Metal do HAMALAH; o Grindcore nervoso da sempre competente FUCINHO DE PORCO; o Thrash metal do TERRIBLE FORCE; e a elogiada SOTURNUS, que esse ano comemora, com muitos bons motivos, seus 10 anos de existência. Além de todas essas atrações, o sábado também terá os pernambucanos do INNER DEMONS RISE, que serão o penúltimo show da noite. O grupo participou da edição deste ano do tradicional festival de Recife, Abril Pro Rock.
Para Diogo Galvão, organizador do evento: "o POGO FESTIVAL é uma oportunidade de suprir a carência existente no estado de festivais, além de ser vitrine para as atrações locais. O evento é uma oportunidade para quem aprecia esse estilo de música, poder sacar o que está acontecendo nesta cena musical tanto em nível local, Paraíba e Nordeste, quanto em todo o país". Diogo também ressalta que "o Hardcore e o Metal são estilos que têm pouco espaço nos palcos pessoenses, mas são respeitados mundialmente pela personalidade própria, adaptando à sua realidade conceitos pré-definidos e eventualmente expandindo as fronteiras dos estilos, tornando-os mais rápidos, brutais e discordantes.
Para quem não conhece, o pogo nada mais é que a designação da dança 'amigável' feita por várias pessoas que celebram o Rock and Roll chutando o estresse e interagindo com semelhantes em um show. Ocorre normalmente na frente do palco.
SERVIÇO
POGO FESTIVAL
Dias: 07 e 08 de maio
Local: Intoca (Centro Histórico de João Pessoa/PB)
Ingresso: R$ 10,00 cada dia e R$ 15,00 os dois dias - a venda nas lojas Chilli Beans
Realização: Otimismo Produções
Apoio: O Farol Coletivo, Editora Grafset, Chilli Beans, Natora Coletivo, Blog Hominis Canidae
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
U2 confirma três shows em São Paulo para março de 2027; veja datas e preços
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
5 cantoras que poderiam substituir Floor Jansen no Nightwish sem problemas
Fãs do Nightwish reagem à saída da vocalista Floor Jansen
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Glenn Hughes passa por cirurgia cardíaca de 10 horas de duração
Nightwish anuncia saída de Floor Jansen, e 2027 já tem planos dos dois lados
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
Sem olhar pelo retrovisor, Masterplan inicia nova fase com o denso e honesto "Metalmorphosis"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Como e por que Linkin Park contratou Emily Armstrong como cantora, segundo Shinoda
O profundo significado do "Trem" nas letras de Raul Seixas, segundo o próprio


Black Sabbath: o dia em que Tony Iommi quase matou Bill Ward
O grande hit dos Titãs que fez o grupo tomar uma grande vaia (e ser consolado por Cazuza)
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Pagando mico: 10 maneiras de ser expulso ou humilhado em um show (vídeo)
Motivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima
Bizarro & Absurdo: 12 Tristes Realidades da Música
