Pogo Festival: fim de semana de peso em João Pessoa
Por Flavio Bahiana
Fonte: Rock Press
Postado em 05 de maio de 2010
O POGO FESTIVAL irá levar para João Pessoa alguns dos principais nomes do hardcore e do metal brasileiros. O evento ocorrerá nos dias 7 e 8 de maio, na Intoca, localizado no Centro Histórico de João Pessoa. No primeiro dia os shows começarão às 20h e no segundo, às 16h. O festival terá 14 bandas, tendo como headliners: os paulistas do DISCARGA, na sexta, dia 7; e os cariocas da banda UZÔMI, que encerrarão o evento no sábado. Os ingressos para cada dia do festival custarão 10 reais, comprando os dois ingressos juntos, o valor será de 15 reais.
Com o POGO FESTIVAL, a intenção dos organizadores é levar para João Pessoa uma pequena amostra do que está sendo produzido no Brasil em termos de som pesado.
A primeira banda a subir no palco do POGO FESTIVAL, na sexta-feira, será a estreante DISACUSIA, de João Pessoa, fazendo um crossover de hardcore e metal. Em seguida, também de João Pessoa, a banda ELMO, que irá lançar o primeiro disco ainda este ano. Com um som voltado para o skate-rock. São referência do hardcore paraibano. A próxima no palco será a banda de thrash metal LEI DO CÃO, do Rio Grande do Norte, que já realizou uma turnê pelo sudeste. De grande importância para o hardcore feito na Paraíba e provavelmente o maior ícone desse segmento no estado, o grupo ROTTEN FLIES será a quarta apresentação da noite. Com três discos lançados tocando em casa, levarão um punk rock old school para os conterrâneos.
Encerrando a primeira noite, os grupos RÓTULO (SE) e DISCARGA (SP). A banda sergipana retorna a João Pessoa depois de elogiada passagem pela 3ª edição do Festival Aumenta que é Rock, em 2008. O show que irão apresentar no POGO FESTIVAL fará parte da turnê nordestina do grupo, que também já tem agendado uma turnê pelo Sudeste ainda neste primeiro semestre. O DISCARGA é um dos maiores nomes do hardcore do país. Com 12 anos de estrada, a banda já lançou cinco discos e realizou diversos shows pelo Brasil e fez uma turnê européia em 2005. O baixista da banda, Paulo Junior, também toca no RATOS DE PORÃO.
No segundo dia, o incentivo ao pogo continua com doses cavalares de Rock, com a presença de diversas bandas locais e com um show matador dos cariocas do UZÔMI, uma das especialistas em Crossover no Brasil.
A primeira banda do sábado será outra estreane, a BOW TO NOTHING, de João Pessoa, que estreará com muita agressividade e um som destruidor. Além deles, mais cinco bandas locais da Paraíba quebram tudo neste dia: a revelação do metal paraibano POST MORTEM, direto de Campina Grande; o Death Metal do HAMALAH; o Grindcore nervoso da sempre competente FUCINHO DE PORCO; o Thrash metal do TERRIBLE FORCE; e a elogiada SOTURNUS, que esse ano comemora, com muitos bons motivos, seus 10 anos de existência. Além de todas essas atrações, o sábado também terá os pernambucanos do INNER DEMONS RISE, que serão o penúltimo show da noite. O grupo participou da edição deste ano do tradicional festival de Recife, Abril Pro Rock.
Para Diogo Galvão, organizador do evento: "o POGO FESTIVAL é uma oportunidade de suprir a carência existente no estado de festivais, além de ser vitrine para as atrações locais. O evento é uma oportunidade para quem aprecia esse estilo de música, poder sacar o que está acontecendo nesta cena musical tanto em nível local, Paraíba e Nordeste, quanto em todo o país". Diogo também ressalta que "o Hardcore e o Metal são estilos que têm pouco espaço nos palcos pessoenses, mas são respeitados mundialmente pela personalidade própria, adaptando à sua realidade conceitos pré-definidos e eventualmente expandindo as fronteiras dos estilos, tornando-os mais rápidos, brutais e discordantes.
Para quem não conhece, o pogo nada mais é que a designação da dança 'amigável' feita por várias pessoas que celebram o Rock and Roll chutando o estresse e interagindo com semelhantes em um show. Ocorre normalmente na frente do palco.
SERVIÇO
POGO FESTIVAL
Dias: 07 e 08 de maio
Local: Intoca (Centro Histórico de João Pessoa/PB)
Ingresso: R$ 10,00 cada dia e R$ 15,00 os dois dias - a venda nas lojas Chilli Beans
Realização: Otimismo Produções
Apoio: O Farol Coletivo, Editora Grafset, Chilli Beans, Natora Coletivo, Blog Hominis Canidae
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Como Charlie Benante conseguiu sua vaga no Anthrax, segundo Scott Ian
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
A banda que mistura Black Sabbath com afrobeat que não sai do ouvido de André Barcinski
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Kurt Cobain conta sobre a banda que fez com que ele sonhasse ser um rockstar
Max Cavalera: A opinião de Lemmy, Kiko Loureiro, Vinnie Paul e outros
Ronnie James Dio: por que ele odiava a música "Rainbow In The Dark"?


O artista de rock nacional com maior cachê do mercado hoje, segundo ex-diretor da BMG
Doors - Perguntas e respostas e curiosidades
Axl Rose conta por que Angus Young, guitarrista do AC/DC, vive correndo no palco
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, e sua preferência pelo Brasil
Metallica: músicos regravam o St. Anger "da forma correta" - ouça
A cena grotesca que Tarja Turunen viu na sauna na época do Nightwish que a fez chorar



