Neil Turbin: "Dio, general da realeza do rock!"
Por Rafael "Nóia"
Fonte: Blabbermouth.net
Postado em 12 de junho de 2010
O ex-ANTHRAX e atualmente vocalista do DEATHRIDERS Neil Turbin prestou o seguinte depoimento sobre a morte da lenda do heavy metal, o cantor Ronnie James Dio (DIO, HEAVEN & HELL, BLACK SABBATH, RAINBOW):
Ainda adolescente, eu assisti os shows do BLACK SABBATH e do BLUE ÖYSTER CULT no Nassau Colosseum (concerto lançado sob o nome de 'Black and Blue') em 1980. Eu cai da cadeira com a força da voz de Ronnie James Dio e o som do BLACK SABBATH combinados com todo o visual de cruzes gigantes e chamas e shows pirotécnicos que iluminavam e ecoavam por toda a arena! Eu já tinha visto a incrível tour do 'Alive II' do KISS em 1978, mas nunca havia presenciado nada tão poderoso e pesado como Ronnie Dio cantando 'Heaven and Hell' em 1980. Eu até cheguei a ver a turnê do 'Blizzard of Ozz' e conheci Ozzy Osbourne e o incrível Randy Rhoads no camarim do DEF LEPPARD quando eles estavam se conhecendo, mas minha primeira e mais marcante memória de um show são da força e da fúria que emanavam de Ronnie e do BLACK SABBATH naquela noite.
Eu sempre parava para prestar atenção quando ouvia o RAINBOW com Ronnie James Dio tocando no rádio ou na casa de algum amigo. A poderosa voz de Dio se destacava sobre qualquer outro vocalista daquela época.
Como costumam dizer, as coisas boas vem em embalagens pequenas. No caso de Ronnie, ele era completo: possuia uma grande e consistente voz com um ótimo timbre, estilo, presença de palco, carisma e uma grande confiança em si mesmo.
Durante o tempo que trabalhei com o tecladista do DIO Claude Schnell entre 1996 e 1999 em seu material solo, eu tive a oportunidade de conhecer Ronnie James Dio pela primeira vez durante o aniversário de Vinny Appice num restaurante mexicano em Northridge, California. Era um sonho que virava realidade e uma grande honra para mim, pois Ronnie era extremamente solícito e tranquilo, e até saiu de onde estava e atravessou o bar pra me pagar uma cerveja quando Claude disse a ele que eu cantava em seu projeto solo. Mais tarde eu fui com o Claude ver o DIO tocar no Galaxy Theater com Tracy G. Eu disse para Claude que nada podia ser comparado ao show do DIO que eu tinha visto em Paris em 1984, na turnê do 'The Last in Line', com exceção do show 'Black and Blue' de 1980. Eu também disse isso ao Vinny quando fomos para a casa dele depois de sairmos da festa.
Em 2004 encontrei com Ronnie James Dio e Craig Goldy nos bastidores do show do SCORPIONS/WHITESNAKE no Universal Anpitheater e Ronnie lembrou-se de mim. Ao contrário dos shows do NAMM onde Ronnie estava sempre rodeado de fãs e distribuindo autógrafos e eu nunca tive a oportunidade de conversar com ele. Dessa vez era diferente. Eu disse a Ronnie que já havia assistido muitas de suas grandes apresentações, incluindo um show no Greek Theatre em que o ANTHRAX estava tocando no momento que eu atravessava o estacionamento. Eu não acreditei quando vi que o lugar estava meio vazio para o ANTHRAX e ficou com menos de três quartos de sua lotação para o show do DIO, mas não importava, Dio ainda dominava o palco e o público. Eu disse a Ronnie que era fascinado pela sua presença de palco e personalidade, não apenas por sua voz. Então perguntei a ele: 'No que exatamente você pensa quando está no palco?' Ronnie olhou fundo nos meus olhos e disse com grande convicção, 'Esse é o MEU palco!!!'
Eu nunca esquecerei aquele olhar que ele me lançou quando me disse isso e do verdadeiro talento e confiança que ele possuía.
Ronnie não era egocêntrico; ele era uma pessoa comum, sem exageros.
Eu sempre me lembrarei de Ronnie não só por sua voz rouca e suas letras épicas e seu estilo de se portar no palco, mas também por seu grande espírito e sua personalidade de homem honesto.
Ronnie não tinha medo de dizer as coisas na cara, mas o fazia como um verdadeiro cavalheiro e sem perder a classe.
Eu fui abençoado pela oportunidade de conhecer Ronnie James Dio pessoalmente e ele era uma pessoa maravilhosa, que esteve disposto a ser franco comigo e compartilhar de seu conhecimento e experiência. Eu tenho um profundo respeito para ele pelo modo que me tratou.
Ronnie James Dio foi um verdadeiro general de quatro estrelas da realeza do rock. Ronnie James Dio foi para o heavy metal o que Elvis foi para o Rock and Roll!!!! Ronnie James Dio é o rei do heavy metal!!!!
Ofereço minhas sinceras condolências e suporte para Wendy Dio, Rock Feinstein e para toda a família e amigos de Ronnie por sua grande perda.
Ronnie, obrigado por ter aguentado até o fim! Você é um verdadeiro herói do heavy metal e continuará nos inspirando durante várias gerações!!!!
Morte de Ronnie James Dio
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
O hit dos Titãs com bordão de humorista que o fez voltar do ostracismo para a televisão
A clássica canção dos Beatles onde Ringo Starr quase ficou de fora, mas chegou na hora certa
A ótima música do Iron Maiden inspirada na triste história do avô de Paul Di'Anno

Em 16/05/2010: Ronnie James Dio morre, vítima de câncer
Geezer Butler: morte de Dio poderia ter sido evitada
Ronnie James Dio: a história do ícone do Heavy Metal
Jack Black: "Dio era meu vocalista de Heavy Metal favorito"
Motorhead: Lemmy comenta a morte de Ronnie James Dio
King Diamond sobre Dio: "com pesar no coração"
Iron Maiden sobre Dio: "perdemos um talento insubstituível"
Ronnie James Dio: quando os heróis são imortais
Dio: astros da música lamentam perda do vocalista
Dio: carta aberta de Lars Ulrich, baterista do Metallica
"Sinto ouvir que o Ronnie está com câncer!", diz Ozzy Osbourne
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
Quem inventou os chifrinhos do metal? Segundo Wendy Dio, ninguém
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
O vocalista de heavy metal que Jack Black comparou a Pavarotti
Tony Iommi não conseguiu se despedir de Ronnie James Dio antes da morte do cantor
Kerry King: "Dio era um dos caras mais legais no ramo".



