Neil Turbin: "Dio, general da realeza do rock!"
Por Rafael "Nóia"
Fonte: Blabbermouth.net
Postado em 12 de junho de 2010
O ex-ANTHRAX e atualmente vocalista do DEATHRIDERS Neil Turbin prestou o seguinte depoimento sobre a morte da lenda do heavy metal, o cantor Ronnie James Dio (DIO, HEAVEN & HELL, BLACK SABBATH, RAINBOW):
Ainda adolescente, eu assisti os shows do BLACK SABBATH e do BLUE ÖYSTER CULT no Nassau Colosseum (concerto lançado sob o nome de 'Black and Blue') em 1980. Eu cai da cadeira com a força da voz de Ronnie James Dio e o som do BLACK SABBATH combinados com todo o visual de cruzes gigantes e chamas e shows pirotécnicos que iluminavam e ecoavam por toda a arena! Eu já tinha visto a incrível tour do 'Alive II' do KISS em 1978, mas nunca havia presenciado nada tão poderoso e pesado como Ronnie Dio cantando 'Heaven and Hell' em 1980. Eu até cheguei a ver a turnê do 'Blizzard of Ozz' e conheci Ozzy Osbourne e o incrível Randy Rhoads no camarim do DEF LEPPARD quando eles estavam se conhecendo, mas minha primeira e mais marcante memória de um show são da força e da fúria que emanavam de Ronnie e do BLACK SABBATH naquela noite.
Eu sempre parava para prestar atenção quando ouvia o RAINBOW com Ronnie James Dio tocando no rádio ou na casa de algum amigo. A poderosa voz de Dio se destacava sobre qualquer outro vocalista daquela época.
Como costumam dizer, as coisas boas vem em embalagens pequenas. No caso de Ronnie, ele era completo: possuia uma grande e consistente voz com um ótimo timbre, estilo, presença de palco, carisma e uma grande confiança em si mesmo.
Durante o tempo que trabalhei com o tecladista do DIO Claude Schnell entre 1996 e 1999 em seu material solo, eu tive a oportunidade de conhecer Ronnie James Dio pela primeira vez durante o aniversário de Vinny Appice num restaurante mexicano em Northridge, California. Era um sonho que virava realidade e uma grande honra para mim, pois Ronnie era extremamente solícito e tranquilo, e até saiu de onde estava e atravessou o bar pra me pagar uma cerveja quando Claude disse a ele que eu cantava em seu projeto solo. Mais tarde eu fui com o Claude ver o DIO tocar no Galaxy Theater com Tracy G. Eu disse para Claude que nada podia ser comparado ao show do DIO que eu tinha visto em Paris em 1984, na turnê do 'The Last in Line', com exceção do show 'Black and Blue' de 1980. Eu também disse isso ao Vinny quando fomos para a casa dele depois de sairmos da festa.
Em 2004 encontrei com Ronnie James Dio e Craig Goldy nos bastidores do show do SCORPIONS/WHITESNAKE no Universal Anpitheater e Ronnie lembrou-se de mim. Ao contrário dos shows do NAMM onde Ronnie estava sempre rodeado de fãs e distribuindo autógrafos e eu nunca tive a oportunidade de conversar com ele. Dessa vez era diferente. Eu disse a Ronnie que já havia assistido muitas de suas grandes apresentações, incluindo um show no Greek Theatre em que o ANTHRAX estava tocando no momento que eu atravessava o estacionamento. Eu não acreditei quando vi que o lugar estava meio vazio para o ANTHRAX e ficou com menos de três quartos de sua lotação para o show do DIO, mas não importava, Dio ainda dominava o palco e o público. Eu disse a Ronnie que era fascinado pela sua presença de palco e personalidade, não apenas por sua voz. Então perguntei a ele: 'No que exatamente você pensa quando está no palco?' Ronnie olhou fundo nos meus olhos e disse com grande convicção, 'Esse é o MEU palco!!!'
Eu nunca esquecerei aquele olhar que ele me lançou quando me disse isso e do verdadeiro talento e confiança que ele possuía.
Ronnie não era egocêntrico; ele era uma pessoa comum, sem exageros.
Eu sempre me lembrarei de Ronnie não só por sua voz rouca e suas letras épicas e seu estilo de se portar no palco, mas também por seu grande espírito e sua personalidade de homem honesto.
Ronnie não tinha medo de dizer as coisas na cara, mas o fazia como um verdadeiro cavalheiro e sem perder a classe.
Eu fui abençoado pela oportunidade de conhecer Ronnie James Dio pessoalmente e ele era uma pessoa maravilhosa, que esteve disposto a ser franco comigo e compartilhar de seu conhecimento e experiência. Eu tenho um profundo respeito para ele pelo modo que me tratou.
Ronnie James Dio foi um verdadeiro general de quatro estrelas da realeza do rock. Ronnie James Dio foi para o heavy metal o que Elvis foi para o Rock and Roll!!!! Ronnie James Dio é o rei do heavy metal!!!!
Ofereço minhas sinceras condolências e suporte para Wendy Dio, Rock Feinstein e para toda a família e amigos de Ronnie por sua grande perda.
Ronnie, obrigado por ter aguentado até o fim! Você é um verdadeiro herói do heavy metal e continuará nos inspirando durante várias gerações!!!!
Morte de Ronnie James Dio
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps