Cromathia: banda prepara-se para lançar primeiro CD
Por Guilherme G. Carvalho
Fonte: Arquivo Metal CWB
Postado em 22 de agosto de 2010
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Se existe alguma receita para se manter uma banda independente na ativa e fazendo um trabalho de qualidade, ela deve incluir, sem dúvida nenhuma, persistência, o "gostar" da coisa e o entrosamento entre os integrantes. É isso que parece transparecer na banda Cromathia. Prestes de completar 7 anos de estrada, a banda curitibana divulga seu mais recente trabalho, o single "Obscure Desire". A novidade é o primeiro registro da banda com o excelente vocalista Max Vorax, mostrando uma capacidade incrível de variação no gutural. Esta é a primeira de outras 7 músicas já prontas que farão parte do álbum de estreia da banda, com lançamento previsto para o final deste ano.
Segundo o baterista da banda Thiago Mussi, as letras e melodias do novo CD já estão prontas, mas estão passando por acabamentos, nos ensaios realizados no estúdio Audio Nose, em Curitiba. "O que falta agora é grana para captação", explica ele, algo que deve sair do bolso dos próprios músicos. Provavelmente em setembro ou outubro eles seguem para São Paulo, onde realizam a gravação definitiva do trabalho – o qual eles mesmos estão produzindo – em estúdio ainda não confirmado. "Depois disso pretendemos divulgar nosso trabalho com o objetivo de assinar com algum selo disposto a fazer a divulgação e prensagem", revela Mussi.
O Cromathia, formado também por Osmar "Borel" (guitarra) e João Vitor (baixo), executa um som com boas doses de originalidade. Letras com temas conhecidos na cena metal extrema, como aspectos obscuros da humanidade, casam com um som pesado e bem executado com destaques para as variações do gutural. Mesmo sem preferir rotular a banda, eles deixam transparecer sua linha death e thrash metal ao revelarem as principais influências. Exodus, Kreator, Destruction e Death estão entre as preferidas.
A formação atual estabilizou-se no início de 2009, com a entrada de Max. A saída de Guga Rovel, responsável pela voz ouvida nas músicas do EP "Souls of Purgatory" (2009), deu-se devido às incompatibilidades de horários do vocalista, segundo Mussi. "Nós conheciamos o Max por que ensaiávamos em seguida da outra banda dele, o Deathride. Então já conhecíamos o trabalho dele. Não precisou mais de um ensaio para sabermos que era o cara certo para a banda", conta Mussi. A contribuição de Max poderá ser percebida neste novo CD que vem sendo preparado não só na voz, mas também nas letras e melodias, afirmam.
Além do EP, o Cromathia também já lançou a demo "Age of Shades" (2004). Porém, neste primeiro trabalho, o que se percebe é uma som de forte influência melódica, incluindo vocais limpos. A linha atual da banda, bem diferente disso, é resultado do próprio refinamento dos gostos dos músicos. A qualidade do novo som lhes rendeu uma apresentação no show do Epica, este ano. Apesar de não ser um público de gostos parecidos, a banda ficou satisfeita com a receptividade e com o retorno. Principalmente por ser uma banda que toca basicamente som próprio, restringindo suas apresentações para um ou dois covers. Também este ano eles foram escolhidos para a seletiva do Wacken Metal Battle Brasil, em Curitiba, e, mais recentemente, a revista Rodie Crew publicou uma resenha do EP da banda, tecendo elogios ao trabalho.
Antes das jornadas para gravação do CD, a banda deve realizar algumas apresentações com o objetivo de mostrar mais do trabalho e a nova formação aos curitibanos. Depois do lançamento, a meta é literalmente ir mais longe, com apresentações em casas noturnas, festivais e em turnê por algumas cidades brasileiras.
Mais sobre a banda:
http://www.myspace.com/cromathia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Soulfly lança "Chama", seu novo - e aguardado - disco de estúdio
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
A melhor música do pior disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
A melhor música dos Titãs, na opinião de Mateus Ribeiro
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
O único membro dos Titãs que votou contra a demissão do baterista André Jung
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock
Raimundos: A história por trás de "Puteiro em João Pessoa"
A comparação entre Renato Russo e Humberto Gessinger na visão de Carlos Maltz
Os 100 melhores álbuns do Século XXI, em lista do Loudwire

Tom Araya, vocalista do Slayer, não é ateu, acredita em Deus e fez a Primeira Comunhão
Pink Floyd: The Wall é uma obra de arte conceitual
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio
Voz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)
Simone Simons: a nudez na capa de Divine Conspiracy
Not Troo: João Gordo posta foto com James Hetfield na Disney



