Sobre o Fim: metal e hardcore no interior do Ceará
Por Sebastião Coelho
Fonte: Site oficial da Sobre o Fim
Postado em 05 de agosto de 2010
Atuando desde o final de 2004, a Sobre o Fim nasceu na cidade de Sobral, interior do Ceará, de um projeto que visava integrar o hardcore ao metal, a melodia à agressividade, ao melhor estilo das bandas do New Wave of American Metal, como Killswitch Engage e As I Lay Dying, mas buscando alguma autenticidade e originalidade, com letras de cunho, principalmente, político-existenciais. O calor da cidade proporcionou a agressividade necessária para que a banda fervesse os moshes locais, dando origem a um som ora rápido, ora compassado; ora melódico, ora pesado.
A formação da banda já passou por diversas modificações, mas acabou por se estabilizar com Zé Wellington nos vocais, Helder Lemos e Kalil Franco nas guitarras, Emanuel Pinheiro na bateria e Wellingson "Leco" no baixo, instrumentistas com visões e experiências musicais diferentes, o que contribuiu para a diversidade nas composições autorais.
A Sobre o Fim vem participando com destaque de vários festivais no estado, entre eles o Pôr-do-Som, em 2007, onde dividiu palco com a lendária banda carioca Jason e os australianos do The Nation Blue, e o 2º Festival BNB Rock Cordel, em 2008, junto com as maiores bandas independentes do estado. Outra vitória da Sobre o Fim, foi ter sido selecionada para a seletiva nordestina do ZONA PUNK & VANS APOSTAM 2008, em Natal, Rio Grande do Norte, festival no qual a banda foi a única representante do Ceará, concorrendo a uma vaga na edição nacional da mundialmente famosa VANS TOUR. No ano de 2009 a banda sagraria-se como primeiro lugar no CONCURSO BEM VINDO AO CLUBE EMPIRE RECORDS, disputando com 20 bandas independentes do estado do Ceará.
Com um vídeo-clipe lançado em 2008, "Sobre prisões e guerras", música do primeiro EP da banda, "Prólogo" (Nocaute Discos, 2007), em 2009 a Sobre o Fim lança seu último trabalho, "Interludio", EP disponibilizado gratuitamente no site oficial da banda, contendo quatro faixas, sendo três músicas inéditas e uma regravação do primeiro trabalho. O EP conceitual incluía como bônus uma história em quadrinhos interligada com as músicas, abordando a teoria do caos. Essa HQ, com roteiro do vocalista Zé Wellington, foi indicada no ano de 2010 ao Troféu HQMIX, maior prêmio dos quadrinhos nacionais, na categoria "Publicação independente especial".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
A diferença indiscutível entre ruptura dos Titãs e do Sepultura, segundo João Gordo
O beatle que para Brian May era "o cara mais cool do planeta"
Rob Halford: "Heterossexuais não conseguem cantar no Judas"


Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance
Para entender: o que é AOR?
Vocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio
Metallica: Robert Trujillo e seus primos, membros de gangues
Dave Mustaine: a história por trás de "The Four Horsemen"



