Fabio Massari: "Rock raro e colecionável"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 02 de fevereiro de 2011
Fabio Massari, jornalista e ex-VJ da MTV Brasil, escreveu nova matéria em sua coluna no Yahoo! Confira abaixo alguns trechos.
"Nas notas de apresentação do seu recém-lançado livro Rock Raro, o colecionador de discos paulistano Wagner Xavier explica, de maneira algo enfática, que se trata da realização de um sonho – um trabalho de fã sem grandes pretensões jornalísticas, pelo menos não formalmente. Da paixão pelo colecionismo dos bolachões e pelas leituras de títulos que tratam de certos setores dos "bons sons", veio o impulso para a publicação dessa espécie bem particular de catálogo discográfico viajante – subtítulo O maravilhoso e desconhecido mundo do rock, lançamento da editora carioca Livre Expressão, 387 pgs.
Concentrando as atenções no que o autor chama de "período de ouro" do rock, aproximadamente do meio dos 60 ao meio dos 70 (folk, psych, prog e hard rock), o livro destaca a produção discográfica (internacional) mais obscura desse período – procura ir além dos já muito conhecidos e celebrados Led Zeppelin, Stones e Hendrix, por exemplo. A partir de uma seleção inicial de 500 títulos, o colecionador baseado em Joinville (mais o parceiro co-autor João Carlos "Jã" Roberto) chegou à marca de 352 bandas/discos para abordar e discutir nesse que é, aparentemente, apenas o primeiro volume de um projeto maior.
Do progressivo italiano, safra 73 da banda Acqua Fragile, ao hardão classudo do Zephyr, safra 70 do lendário Tommy Bolin, uma visita divertida e bem interessante à coleção de discos do autor, num formato que segue caprichosamente seus desejos como leitor: o que ele sempre quis ler foi algo assim, um livro sobre discos obscuros/raros, com capas e encartes e fichas técnicas e, o principal, comentários sobre esses registros – impressionistas, subjetivos, pouco importa; vale a conversa animada, a troca de ideias entusiasmada sobre esse universo tão saboroso e que parece oferecer tantas opções temáticas inerentes, possíveis."
Para ler a matéria na íntegra clique no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A banda que ajudou a inventar o punk mesmo longe de Londres e Nova York
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
O clássico dos Beatles que John Lennon considerava o maior poema que já escreveu
O solo de guitarra em música do Pink Floyd que David Gilmour nunca gostou
O motivo pelo qual Slash não quer saber de filme sobre o Guns N' Roses
A canção de filme fracassado que virou uma das maiores baladas dos anos 80
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?
Notas altas: as dez mais impressionantes do Heavy Metal
O dia que Raul Seixas venceu Pelé e Xuxa e isso o inspirou a criar seu último grande sucesso
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa
Fãs pediam que membros do Metallica transassem com suas namoradas?



