Fabio Massari: "Rock raro e colecionável"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 02 de fevereiro de 2011
Fabio Massari, jornalista e ex-VJ da MTV Brasil, escreveu nova matéria em sua coluna no Yahoo! Confira abaixo alguns trechos.
"Nas notas de apresentação do seu recém-lançado livro Rock Raro, o colecionador de discos paulistano Wagner Xavier explica, de maneira algo enfática, que se trata da realização de um sonho – um trabalho de fã sem grandes pretensões jornalísticas, pelo menos não formalmente. Da paixão pelo colecionismo dos bolachões e pelas leituras de títulos que tratam de certos setores dos "bons sons", veio o impulso para a publicação dessa espécie bem particular de catálogo discográfico viajante – subtítulo O maravilhoso e desconhecido mundo do rock, lançamento da editora carioca Livre Expressão, 387 pgs.
Concentrando as atenções no que o autor chama de "período de ouro" do rock, aproximadamente do meio dos 60 ao meio dos 70 (folk, psych, prog e hard rock), o livro destaca a produção discográfica (internacional) mais obscura desse período – procura ir além dos já muito conhecidos e celebrados Led Zeppelin, Stones e Hendrix, por exemplo. A partir de uma seleção inicial de 500 títulos, o colecionador baseado em Joinville (mais o parceiro co-autor João Carlos "Jã" Roberto) chegou à marca de 352 bandas/discos para abordar e discutir nesse que é, aparentemente, apenas o primeiro volume de um projeto maior.
Do progressivo italiano, safra 73 da banda Acqua Fragile, ao hardão classudo do Zephyr, safra 70 do lendário Tommy Bolin, uma visita divertida e bem interessante à coleção de discos do autor, num formato que segue caprichosamente seus desejos como leitor: o que ele sempre quis ler foi algo assim, um livro sobre discos obscuros/raros, com capas e encartes e fichas técnicas e, o principal, comentários sobre esses registros – impressionistas, subjetivos, pouco importa; vale a conversa animada, a troca de ideias entusiasmada sobre esse universo tão saboroso e que parece oferecer tantas opções temáticas inerentes, possíveis."
Para ler a matéria na íntegra clique no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Jennifer Finch, baixista da L7, morre aos 59 anos devido a um câncer cerebral
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
Mick Box, guitarrista do Uriah Heep, conta como Brexit dificultou tudo para bandas britânicas
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Tito Falaschi lança o segundo álbum solo, "Time to Move On"
O dia em que Ozzy Osbourne entrou em um protesto contra ele mesmo e ninguém percebeu
Ian Anderson (Jethro Tull) lembra de quando Joey Ramone lhe pediu autógrafo
Com Corey Glover (Living Colour) nos vocais, One Tribe Nation lança cover do Black Sabbath
A banda de abertura que foi tão boa que esvaziou show do Aerosmith, segundo Joe Perry
O motivo pelo qual Paul Stanley não toca mais guitarra desde o fim do Kiss
Quando Roberto Carlos foi alfinetado por Raul Seixas, mas o Rei gostou do que ouviu

Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
Por que Lobão não gostou de Cazuza ter escrito letra para sua irmã: "Não quero esse título"
A lista de clássicos do Rock que foram regravados em versões pesadas pelo Iron Maiden
Fãs de Rock e Metal: 15 verdades que eles sempre temeram
Lindo Demais: conheça o London, o primeiro smartphone da Marshall
Fotos de Infância: Joey Jordison e Corey Taylor, do Slipknot



