Fabio Massari: "Rock raro e colecionável"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 02 de fevereiro de 2011
Fabio Massari, jornalista e ex-VJ da MTV Brasil, escreveu nova matéria em sua coluna no Yahoo! Confira abaixo alguns trechos.
"Nas notas de apresentação do seu recém-lançado livro Rock Raro, o colecionador de discos paulistano Wagner Xavier explica, de maneira algo enfática, que se trata da realização de um sonho – um trabalho de fã sem grandes pretensões jornalísticas, pelo menos não formalmente. Da paixão pelo colecionismo dos bolachões e pelas leituras de títulos que tratam de certos setores dos "bons sons", veio o impulso para a publicação dessa espécie bem particular de catálogo discográfico viajante – subtítulo O maravilhoso e desconhecido mundo do rock, lançamento da editora carioca Livre Expressão, 387 pgs.
Concentrando as atenções no que o autor chama de "período de ouro" do rock, aproximadamente do meio dos 60 ao meio dos 70 (folk, psych, prog e hard rock), o livro destaca a produção discográfica (internacional) mais obscura desse período – procura ir além dos já muito conhecidos e celebrados Led Zeppelin, Stones e Hendrix, por exemplo. A partir de uma seleção inicial de 500 títulos, o colecionador baseado em Joinville (mais o parceiro co-autor João Carlos "Jã" Roberto) chegou à marca de 352 bandas/discos para abordar e discutir nesse que é, aparentemente, apenas o primeiro volume de um projeto maior.
Do progressivo italiano, safra 73 da banda Acqua Fragile, ao hardão classudo do Zephyr, safra 70 do lendário Tommy Bolin, uma visita divertida e bem interessante à coleção de discos do autor, num formato que segue caprichosamente seus desejos como leitor: o que ele sempre quis ler foi algo assim, um livro sobre discos obscuros/raros, com capas e encartes e fichas técnicas e, o principal, comentários sobre esses registros – impressionistas, subjetivos, pouco importa; vale a conversa animada, a troca de ideias entusiasmada sobre esse universo tão saboroso e que parece oferecer tantas opções temáticas inerentes, possíveis."
Para ler a matéria na íntegra clique no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Dirk Verbeuren relembra como foi seu primeiro contato com o Megadeth
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
"M*rda de cachorro": a opinião de Liam Gallagher (Oasis) sobre o heavy metal
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Turnês não rendem dinheiro, diz Gary Holt: "A gente toca para você vir visitar a nossa loja"
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A diferença entre as lendas Mick Jagger e Paul McCartney, segundo Sammy Hagar
Quando os Beatles fizeram um Blues que acabou se tornando um Grunge
João Gordo revela o motivo de saúde que o forçou a deixar de ser vegano

Músicas Ruins: blog elege as piores de grandes bandas do Rock/Metal
Lemmy Kilmister: "Estou pronto para morrer. Minha vida foi boa"
A música triste que aborda tema pesado e se tornou uma das maiores baladas do heavy metal
Como divulgar bandas de Rock e Heavy Metal gratuitamente no Whiplash.Net?
Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica
A banda que tentou escrever a música mais estúpida e acabou criando hit dos anos 2000



