"Eclipse": o melhor álbum do Journey em décadas
Por Diogo Bizotto
Fonte: Consultoria do Rock
Postado em 12 de junho de 2011
Não gosto de avaliar um álbum logo após seu lançamento. Acredito que sejam necessárias diversas audições para absorver melhor a sonoridade, compreender a intenção dos artistas e, se possível, prestar atenção nas letras. Quando se trata de uma banda com a qual tenho uma ligação bastante íntima, como é o caso do JOURNEY, é ainda mais imprescindível que as músicas tenham tempo de amadurecer, a fim de que a euforia causada pela novidade não contamine as impressões. É por isso que, somente após algumas semanas de audição, estou expressando minha opinião acerca do mais recente lançamento do grupo, o ótimo "Eclipse".
Sim, ótimo. Se o leitor conhece o JOURNEY e quiser parar por aqui, já terá minha impressão a respeito do disco. Mas recomendo que, caso não conheça o quinteto ou não aprecie sua música, e mesmo se for um fã, continue a leitura.
Em 2007, após um breve período em que a banda contou com Jeff Scott Soto nos vocais, substituindo Steve Augeri, que havia gravado "Arrival" (2001) e "Generations" (2005), a banda passou a contar com o vocalista filipino Arnel Pineda, que havia se notabilizado em seu país de origem por executar, junto à banda THE ZOO, extenso material cover de clássicos da música pop e do rock, incluindo diversas canções do JOURNEY, fato que atraiu a atenção do guitarrista Neal Schon, que assistiu suas performances através do site YouTube.
A reputação como um cantor de covers, somada ao fato de que muitos enxergaram Arnel como uma mera cópia do clássico vocalista do JOURNEY, o inigualável Steve Perry, bastaram para que muitos fãs ficassem com o pé atrás em relação ao novato. Contudo, o primeiro álbum contando com sua voz, "Revelation" (2008), mostrou-se o mais bem sucedido desde a despedida de Perry 12 anos antes, com "Trial By Fire" (1996), auxiliado por uma boa estratégia de vendas, alcançando a quinta posição na Billboard e destacando o single para "After All These Years". Outro provável fator para a boa recepção de "Revelation" é o fato do grupo ter jogado em um terreno extremamente seguro. Não houve nenhum novo limite sendo explorado, e a ousadia praticamente inexistiu. Certamente existem boas composições no disco, caso de "Change For the Better", "Never Walk Away" e "What I Needed", e Arnel conseguiu reverter a opinião de muitos fanáticos que o rejeitavam. Mas faltava algo para firmar de vez o novo JOURNEY não apenas como dono de um sucesso renovado, mas como relevante musicalmente.
Continue lendo no blog Consultoria do Rock (link abaixo).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os oito discos essenciais do thrash alemão, segundo a Ultimate Guitar
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Skid Row anuncia seu novo vocalista, Justin Sargent
O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
O que James Hetfield pensa de cantores que dublam nos próprios shows
Ed Motta diz que não é muito fã do Rush por conta da voz de Geddy Lee
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
Isa Nielsen anuncia nova banda de death metal e toca Sarcófago com Aquiles Priester
O jovem guitarrista inovador que fez Eric Clapton lembrar da primeira vez que viu Prince
O vocalista que deu cano em Slash, e o guitarrista descobriu que ele estava com medo
Esposa de Denis "Snake" Bélanger, vocalista do Voivod, morre de câncer

As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
Deen Castronovo passa mal durante show do Journey e é levado para o hospital
Arnel Pineda volta a "entregar o cargo" de vocalista no Journey
As bandas dos anos 1970 que abriram as portas do rock para Jack Black
As 13 músicas de rock que passaram mais de 100 semanas nas paradas britânicas
O cara fedendo a leite que criou banda lendária após Santana o demitir por ousadia


